Diário da Região

    • -
    • máx min
22/07/2018 - 00h00min

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Veja quais frutas são típicas do inverno

Mesmo sendo a cara do verão, algumas frutas como caqui, caju, carambola, morango, uva e tangerina são típicas do inverno

Guilherme Baffi frutas
frutas

É comum que no inverno ocorra descuido com a alimentação, já que a tendência é consumir alimentos com maior frequência para aquecer o corpo e nem sempre as opções são saudáveis. O consumo de alimentos calóricos aumenta e com isso a estação pode deixar quem se descuida com alguns quilinhos a mais. A boa notícia é que no Brasil existem diversas frutas típicas do inverno que podem ajudar a enganar a fome de forma mais saudável. "Laranja, uva, tangerina, morango, carambola, quiuí, caqui, caju e coco, são algumas das opções, mas nem todas essas frutas ficam em safra o período todo do inverno, então é interessante atentar-se à safra do mês", informa a nutricionista Clara Gameiro, da GetNinjas.

Além das citadas por Clara, a nutricionista Myleide Barbosa indica outras opções como tangerina ponkan, mexerica, jabuticaba, maracujá azedo e doce. "No período final do inverno, ainda temos o mamão formosa", recomenda a profissional.

Direto da fruta

Abacate: a fruta tornou-se popular na alimentação saudável, já que ajuda a prevenir o envelhecimento, é anti-inflamatória e, além disso, reduz os níveis de glicose no sangue, diminuindo o estresse, e é fonte de lipídio, que auxilia no bom funcionamento do intestino. "Também contribui de forma positiva ao sistema digestivo, pois a gordura na forma de ácido oleico ajuda na redução de inflamações, do colesterol ruim e consequentemente diminui o risco de doenças cardíacas, como o AVC", explica a nutricionista esportiva Bárbara Ramirez.

Caqui: é uma fruta muito nutritiva e seu sabor adocicado é uma boa alternativa saudável para aqueles que sentem muita vontade de comer algo mais doce nesta estação. É rico em betacaroteno, substância que beneficia pele e visão, além de ser fonte de vitaminas A, C, E e muitos minerais. "Esse conjunto de nutrientes contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico. Uma maneira diferente de consumir a fruta é na forma de geleias. Dê preferência àquelas que são adoçadas com a própria frutas em vez de açúcar", sugere a nutricionista funcional e esportiva Thaís Pillotto Duarte.

Morango: é uma fruta pouco calórica, tem apenas 30 calorias em 100 gramas. Rica em vitaminas C, K, folato, potássio, manganês e magnésio, é fonte de fibras solúveis e insolúveis. "O morango também contém fitonutrientes como os flavonoides, poderosos antioxidantes que protegem o corpo dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento e doenças degenerativas", esclarece a nutricionista Myleide Barbosa.

Jabuticaba: é riquíssima em substâncias antioxidantes que auxiliam na prevenção de processos inflamatórios no organismo, rica em vitaminas do complexo B e em minerais, além de conter óleos de boa qualidade. Um dos antioxidantes importantes da jabuticaba é o ácido elágico. Esse ácido tem função na diferenciação das células, isto é, protege a renovação das nossas células, garantindo saúde e manutenção de suas atividades. "Alguns estudos ainda mostram a capacidade desse ácido em diminuir as placas de gorduras nos vasos e artérias", explica a nutricionista Sandra Reis. 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso