Diário da Região

    • -
    • máx min
05/07/2018 - 00h30min

SIRVA-SE

Bolos com aquela pegada artística que conquistam o olhar e o paladar

O encanto dos bolos artísticos é tamanho que há quem fique com pena de comê-los

Johnny Torres 4/7/2018 A culinarista Mariana Garbi concebe bolos que são verdadeiras obras de arte. A massa americana está na base de suas criações.
A culinarista Mariana Garbi concebe bolos que são verdadeiras obras de arte. A massa americana está na base de suas criações.

A grande estrela da mesa de doces de uma festa, o bolo ganha status de arte graças a criatividade de inúmeros chefs e culinaristas. O encanto que os bolos com uma pegada mais artística despertam nas pessoas é tamanho que há quem fique com pena de comê-los. Ou seja, se a comida tem o poder de despertar os sentidos, a visão é a primeira a ser ativada diante dessas doces obras de arte.

Um dos ingredientes dessa alquimia que enche os olhos e até engana o olhar é a pasta americana, que serve de base para a criação das mais diferentes figuras - pequenas esculturas doces prontas para serem devoradas. Mas há também espaço para o chocolate e outras deliciosas combinações.

Nas mãos de Ricardo Martins, de Rio Preto, que comanda a Mr. Braun ao lado de Matheus Beli, o chocolate dá vida a pedaços de madeira bastante realistas. Tudo para deixar o bolo o mais personalizado possível. Com o chocolate, ele também cria um grande coração lapidado, que relembra uma peça esculpida em bronze. "É um grande bombom recheado de creme de avelã e waffle", explica ele, que deixou o trabalho de produtor em uma agência de publicidade há cerca de três anos, para investir em sua paixão por doces e bolos.

Trabalhando com confeitaria artística há 18 anos, Mariana Garbi também ministra cursos em Rio Preto e em outras partes do País. Tudo começou com as frutas parafinadas, aqueles pequenos doces feitos com massa de leite em pó. Não demorou muito para pintar uma encomenda de bolo, fazendo ela mergulhar de cabeça em cursos e oficinas.

"O meu foco é o artístico. As pessoas que me procuram para encomendar um bolo querem exclusividade, querem uma festa diferente. É um público que não aceita imitações", destaca Mariana, que já criou as mais diferentes figuras e situações com a pasta americana, além de confeccionar bolos cenográficos.

Atuando em Rio Preto há três anos, João Pedro Nogueira Ferreira, o chef Nogfer, encanta o olhar com seus bolos espatulados. "Utilizo o próprio recheio do bolo para fazer a cobertura, como o brigadeiro e o doce de leite", conta ele. A assimetria da cobertura que escorre sobre o bolo, aliada aos detalhes pontuados por frutas, flores e outros enfeites, criam uma imagem afetiva, agregando novas sensações à experiência gastronômica.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso