Diário da Região

05/08/2018 - 00h30min

SAÚDE EMOCIONAL

Atitudes simples permitem que você melhore a autoestima

A autoestima é definida como a capacidade de amor-próprio e é resultado do autoconceito

Pixabay/Divulgação Autoestima
Autoestima

As definições não costumam variar muito. A autoestima é a valorização, geralmente positiva, que temos de nós mesmos. Para a psicologia, uma das ciências que mais a estuda, trata-se da opinião emocional favorável que as pessoas têm delas próprias. É ela que torna a nossa couraça emocional ou mais ou menos resistente.

A autoestima é definida como a capacidade de amor-próprio e é resultado do autoconceito, ou seja, o que cada um pensa a seu respeito e da sua autoimagem, como cada um se vê; e, se essas duas instâncias vão bem, isso colabora para a autoestima positiva, um grande amor-próprio. Essa capacidade é responsável não só pela manutenção da qualidade de vida, mas também favorece os relacionamentos amorosos à medida que se estamos bem conosco, já somos parte do amor que tanto procuramos. "Essa pessoa só vai estabelecer um relacionamento pra dividir aquilo que ela encontra dentro dela mesma", diz o psicólogo Thiago de Almeida.

Vários fatores quer sejam internos ou externos influenciam nessa questão e podem nos impactar positiva ou negativamente. Portanto, nada melhor do que saber lidar bem com eles. "É importante ressaltar que a autoestima se resgata com amor, respeito, valorização, autonomia, disciplina e elogios sinceros. Mas, acima de tudo, aprendendo a se dar valor, pois ela só ressurge a partir do momento em que o ser humano confia na própria capacidade de pensar, aprender e compreender", diz Nelson Gonçalves, especialista em psicopedagogia, recreação e lazer.

A autoestima faz você acreditar que tem a força, mas pode minar o seu sucesso se não for cultivada. A revista Bem-Estar mostra algumas atitudes que, no dia a dia, vão ajudar você nesse resgate. 

Seis passos para o resgate

Seja confiante - Pessoas confiantes não são arrogantes. Elas simplesmente não têm medo de fazer as coisas. São pessoas com atitude e, mesmo que tudo saia errado, aprendem com os erros e tentam fazer novamente. Além disso, elas não vivem de elogios, fazem porque precisam fazer.

Seja seguro - Se você não se importa com o que os outros vão pensar sobre você, parabéns. Isso é um dos indícios de pessoas extremamente seguras. Muitos se abatem com a opinião dos outros, mas a pessoa segura recebe a crítica, tira proveito das coisas boas e descarta as que ela acha que não têm tanto significado para sua melhoria.

Seja corajoso - Tenha coragem de deixar o velho e enfrentar o novo. Ter coragem não é não ter medo; muitas vezes, é fazer algo mesmo estando com medo ou inseguro, sem ser impedido por isso.

Seja criativo - Ser criativo não é apenas encontrar respostas novas para velhos problemas. Pessoas criativas não têm medo de sonhar acordadas, elas se deixam levar por sua imaginação. São observadoras, e tudo a sua volta lhes dá inspiração.

Seja independente - Não dependa de ninguém para ser feliz. Ser independente não quer dizer ser individualista, mas ter a consciência de que você é um ser único. Quando você sabe que é único, ninguém tem o poder de te fazer infeliz ou feliz, pois isso só depende de você. O julgamento ou a crítica maldosa de alguém não pode te deixar mal, pois você entende que essa é a opinião dela e não a sua.

Seja flexível - Ser flexível não significa baixar a cabeça, concordar com tudo ou deixar de ter suas opiniões, mas sim colocar-se no lugar do outro e, quando achar que errou, assumir a responsabilidade, aprendendo com o ocorrido.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso