Diário da Região

    • -
    • máx min
29/07/2018 - 00h00min

Terapia holística

Conexão dos quatro elementos pode tornar pessoas mais conscientes

Veja o significado de cada elemento como reflexo dos vários planos de existência do ser humano

Johnny Torres Ar
Ar

Quando falamos da natureza, inevitavelmente identificamos os quatro elementos como parte integrante da sua estrutura, não só do próprio planeta, mas também como reflexo dos vários planos de existência do ser humano. É mais ou menos assim que funciona: o elemento terra representa a estrutura do corpo físico e respectivas sensações; o elemento água está relacionado à bioquímica, às emoções e aos sentimentos; o fogo dirige-se à energia e à intuição, ao plano espiritual; o ar reporta-se à mente: pensamentos, entendimento e conhecimento.

"Durante milênios, fomos evoluindo à medida que soubemos interpretar os dons da natureza. A sua influência na vida humana contribuiu definitivamente para descobrirmos também a nossa vertente espiritual", diz o terapeuta holístico Rafael Leandro.

Diferentes culturas e tradições integram uma concepção semelhante dos elementos. Eles podem ser encontrados, por exemplo, nas escrituras sagradas da Índia e também na raiz filosófica da medicina ayurveda. Na China, entendiam a vida através da complementaridade das energias yin e yang, dividindo os elementos nesses dois grupos: o fogo e o ar são considerados ativos, estão relacionados com a energia yang; enquanto água e terra passivos, relacionados com a energia yin.

Da mesma forma são relacionados com a concepção grega das duas expressões de energia: Apolônia (fogo e ar, que ativam e conscientemente formam a vida) e Dionísia (água e terra, que representam as forças que manifestam-se de modo mais inconsciente e intuitivo).

A força de cada elemento

Ar - É o símbolo natural das ideias, do poder mental, da comunicação, das mudanças e, acima de tudo, da liberdade. Em geral mais seco, expansivo e até mesmo masculino, o ar é destaque ao buscar sempre pela sabedoria e a consciência.

Como se conectar:

  • Procure passar mais tempo ao ar livre. Sinta o vento bater no seu rosto ou o ar puro da manhã.
  • Caso possa, pratique esportes aéreos como paraquedismo e aeromodelismo.
  • Jogos e exercícios que envolvam lógica ajudam a estimular a mente, como cubo mágico ou sudoku.
  • Faça cursos que estimulem a comunicação, como redação e oratória.

Fogo - Está ligado ao poder impulsivo da paixão, da força de vontade, da conquista e da sexualidade. É sempre representado como uma força destruidora e energética, mas que traz limpeza e renovação por onde passa, demonstrando a fagulha divina que está presente em todo ser vivo.

Como se conectar:

  • Tome banho de sol sempre que possível.
  • Faça caminhadas por áreas verdes e passe mais tempo ao ar livre.
  • Sempre que puder, cozinhe. O fogo que cozinha os alimentos também alimenta sua alma.

Água - É o mais feminino da natureza. Possui ligação com o poder da intuição, do subconsciente, da cura, do amor e das formas fluentes. Representa a mutação e a fluência constante dos aspectos da vida, mostrando que nada é eterno ou imutável. É também símbolo de germinação e absorção, associada à capacidade de adaptabilidade do ser humano.

Como se conectar:

  • Visite locais onde haja rios, cachoeira ou mar.
  • Aprenda a tocar um instrumento musical ou ouça músicas relaxantes para aguçar sua sensibilidade.
  • Medite com cristais que possuam a energia da água.

Terra - É o maior símbolo natural da estabilidade, firmeza, organização, fertilidade, criação e harmonia. É a nossa maior ligação com o plano físico e a dimensão consciente, sendo o reino mais abundante e sinônimo de riqueza e prosperidade. É sobre esse reino dos quatro elementos que todos os demais se apoiam, atuando como um forte alicerce.

Como se conectar:

  • Procure andar descalço sempre que possível, de preferência na terra ou na grama.
  • Faça um curso de jardinagem ou tenha vasos em casa.
  • Medite ou faça terapia com pedras.
  • Faça trabalhos com argila.

Os elementos e as estações do ano

Água - Rege o inverno

Ar - Rege a primavera

Fogo - Rege o verão

Terra - Rege o outono

Desconectados da essência

Hoje, cada vez mais, com a correria do dia a dia e nossa vida frenética, nos desconectamos muitas vezes de nossa essência e, por sua vez, dessa ligação com os quatro elementos. Como eles têm a capacidade de influenciar nossa vida a começar pelas estações do ano, é possível perceber em cada detalhe uma conexão e uma forma de influência. Isso acontece nos campos físico e emocional.

"Quando nos conectamos de forma harmoniosa com os elementos, passamos a ser conscientes de nossas funções e começamos a perceber a presença deles em tudo que nos cerca e na natureza que nos rege", explica a terapeuta holística Bruna Antunes. Quando estamos conectados com os quatro elementos da natureza, tudo flui. Se há um desequilíbrio, sofremos as consequências também. "O ideal é que todos estejamos em equilíbrio porque a vida é de fato harmoniosa", diz ainda a terapeuta. Quando estamos em harmonia com os quatro elementos, tendemos a nos reconectar, a nos religar com essa essência divina que existe dentro de nós, independentemente da fé que cada um professa. "Se buscarmos esse equilíbrio com os elementos, a nossa vida começa a ficar mais equilibrada", afirma.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso