Diário da Região

    • -
    • máx min
22/07/2018 - 00h00min

Saúde emocional

Confira cinco passos para o autoconhecimento

O homem cresce a partir da observação de si mesmo

Pixabay/Divulgação Autoconhecimento
Autoconhecimento

O conselho do Oráculo de Delfos aos antigos gregos "conhece-te a ti mesmo" é considerado o marco inicial da longa trajetória da humanidade rumo ao autoconhecimento. Porém, a dificuldade está em cada um em conhecer a si mesmo pois, para isso, é necessária uma viagem interior, navegar em si mesmo e procurar dentro de si quem realmente é.

Mas qual o meio de atingir esse objetivo? Não existe resposta pronta e definida por ninguém; cada um deve construir o seu caminho: "Mas vale dizer que o homem cresce a partir da observação de si mesmo. É de fundamental importância que o processo de conhecimento do homem também seja um processo de construção", diz o educador Cosme Massi, filósofo, palestrante e escritor, estudioso da ciência e da filosofia espíritas.

"O autoconhecimento é uma trilha indispensável de ser percorrida e, com as mudanças que estamos vivendo no mundo, ele se torna uma ferramenta importantíssima para o sucesso", diz o coach e palestrante motivacional Lucas Fonseca. É importante aprender a reconhecer nossos padrões de comportamento, nossas crenças, para então agirmos sobre atitudes e pensamentos que não sejam benéficos.

Saber reconhecer emoções relacionando-as com os pensamentos que as geram e entendendo como tudo isso influencia o comportamento, permite que cada um entenda melhor as próprias limitações e conheça suas fortalezas, o que aumenta a confiança, o otimismo e a autoestima. "Autoconhecimento é algo que não tem fórmula e é um caminho sem fim. Somos seres mutáveis, em constante transformação e, por isso, precisamos ouvir sempre nossa voz interior", explica a psicóloga Tarsia Gonzales.

Exercícios diários

Questione-se: O melhor caminho para se conhecer melhor é levantar questionamentos em algumas áreas da vida. Ao fazer perguntas, nosso cérebro, que antes agia de forma inconsciente, sai do modo "piloto automático" e passa a contestar algumas ações. Suas indagações e reflexões sobre as perguntas trarão maior clareza sobre o que você acredita de fato e porquê faz as escolhas que faz. Entre alguns questionamentos básicos estão: "Quais os meus valores inegociáveis?" "Do que eu tenho medo?" "Qual a minha maior crença limitante?" "Qual a minha maior crença fortalecedora?" "Quais os meus sonhos?" "Qual o meu propósito?". Ao refletir sobre essas questões, tente identificar o que elas dizem a seu respeito e também como te diferenciam das outras pessoas.

Reflita sobre sua história: Busque na memória os momentos mais marcantes de sua infância, de sua adolescência e sua vida adulta. Anote. Faça esse exercício tentando reviver os sentimentos que teve em cada ocasião. Reflita tanto sobre os bons momentos, quanto os momentos ruins e de traumas. Eles falam muito sobre o quem você é. Ao fazer essa viagem pela sua história, é possível reconhecer qual é o seu modelo de sucesso pessoal, ressignificar os paradigmas e acontecimentos "negativos" para, a partir daí, apoderar-se novamente de suas escolhas e dar um novo sentido à sua própria vida.

Reconheça e experimente seus sentimentos: Não existe sentimento ruim. Todas as emoções cumprem um papel importante em nossa personalidade e, por isso mesmo, é fundamental experimentar todos eles. Dar espaço para que eles se manifestem de maneira equilibrada é uma forma de se observar, se conhecer e aprender sobre suas reações. À medida que você consegue se reconectar com seus sentimentos, é muito mais fácil identificar o ponto de equilíbrio de cada emoção e experimentar todas elas. Quando se retoma o controle dos seus sentimentos, é possível estar mais preparado para lidar com as adversidades do mundo corporativo e da vida pessoal como um todo.

Agradeça: O exercício da gratidão pode te ensinar muito sobre quem você é. Separe um momento do seu dia, pode ser antes de dormir, e agradeça ao menos cinco coisas indispensáveis da sua vida. Podem ser coisas grandes, ou pequenos sabores de felicidade que você experimentou ao longo do dia. A gratidão é uma ferramenta poderosa de autoconhecimento, uma vez que só agradecemos aquilo que é valioso para nós. Depois de um mês fazendo essas anotações, avalie os itens que mais apareceram, reflita sobre eles e aproveite para descobrir o que realmente tem valor na sua vida.

Medite: A prática de meditação- conhecida também como mindfuness- é uma maneira de se observar em profundidade. A capacidade de estar 100% presente é um talento adquirido ao longo de muita prática. Manter a cabeça longe das distrações ansiosas e focar de maneira consciente no agora, pode nos levar para níveis de consciência mais profundos e, dessa forma, nos conhecermos melhor. Se você é um iniciante, comece com sessões curtas, entre cinco e dez minutos. Encontre um lugar quieto para se sentar e respire pelo nariz e pela boca. Conte suas respirações em silêncio e tente manter a mente focada no seu próprio corpo.

Fonte: Lucas Fonseca, palestrante motivacional e coach

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso