Diário da Região

    • -
    • máx min
15/07/2018 - 00h00min

COMPORTAMENTO

Consultora financeira fala sobre como ter controle sobre as finanças

Aplicativos dão uma ajuda na luta para equilibrar as finanças

Pixabay/Divulgação poupar
poupar

Já passamos da metade do ano e a pergunta que não quer calar é: como anda sua vida financeira? Se a resposta foi uma careta ou algo do tipo "poupar não é comigo" e "não tenho controle das minhas finanças", melhor mudar o discurso, apertar o cinto e assumir as rédeas da sua vida financeira. "O fato de metade do ano já ter passado não é desculpa para não colocar em dia suas finanças. Em finanças nunca é tarde para começar a administrar melhor seu dinheiro", diz a consultora financeira Juliana Batista do Instituto de Consultoria Empresarial e Treinamentos (ICET), em Rio Preto.

Segundo Juliana se o desafio parecer muito grande a dica é: anote todas suas pendências e metas, subdivida em pequenas ações mensais para o segundo semestre e comece organizando aos poucos. "O mais difícil, muitas vezes, é iniciar", alerta ela que continua: "Não poupar é erro primário e mais importante que não contrair dívidas, pois estas podem ser contraídas desde que haja o recurso/ poupança para adimplir", frisa.

Minhas Finanças

Minhas Finanças/Divulgação Minhas Finanças
Minhas Finanças

Os gastos e ganhos são cadastrados de acordo com a categoria e registrados em um calendário. Então, o usuário pode ver as despesas mensais em um gráfico dividido por tipo, além de uma comparação entre entradas e saídas. Há a opção de ser notificado com antecedência sobre gastos próximos do vencimento. O usuário também pode cadastrar compras que foram parceladas, e o aplicativo divide o valor.

Organizze

Organizze/Divulgação Organizze
Organizze

Possibilita que você acesse múltiplas contas online, com saldo consolidado de todas elas, além de mostrar um demonstrativo dos lançamentos de todo mês. Você também pode separar suas categorias em subcategorias para ficar melhor a organização de seu orçamento

Ademais, este app de gestão financeira não precisa de internet para funcionar, e todos os seus dados são criptografados durante a sincronização.

Porquinho virtual

Para facilitar a vida e auxiliar no controle financeiro, já existe no mercado vários aplicativos para controle financeiro pessoal, que ajudam a monitorar seus gastos em tempo real e de quebra a melhorar sua situação financeira. “A base para uma boa gestão (seja empresarial ou pessoal) é a anotação das entradas/recebimentos, saídas/gastos e, ao final, obter o resultado que pode ser positivo ou negativo”, enfatiza Juliana, que informa: “A boa notícia é que para contribuir com a gestão existem aplicativos disponíveis para smartphone que fazem, quando alimentados com as informações corretas, todo esse trabalho, gerando resultados visuais para análise”, diz.

Mobills

É possível colocar nele um orçamento mensal e receber um alerta quando 80% desse valor já tiver sido gasto. O aplicativo divide os gastos em um gráfico de acordo com o tipo de despesa, além de alertar sobre contas pendentes e mostrar o saldo final do mês. Também permite visualizar o status atual do orçamento planejado.

Guia Bolso

Guia Bolso/Divulgação Guia Bolso
Guia Bolso

Você é livre pra adicionar e excluir quantas contas quiser, inclusive contas de acompanhamento manual para controlar os gastos feitos em dinheiro, por exemplo. Também tem opção de informar suas metas e acompanhar, de forma automática, se elas estão sendo cumpridas. O aplicativo, através de gráficos pontua os gastos que comprometeram seu planejamento, umas forma de ajudar se é necessário alterar suas metas.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso