Diário da Região

04/08/2018 - 00h30min

Decoração

Reformar ou não? Veja solução mais prática para melhorar o ambiente

Paredes e cantos ociosos de um ambiente residencial podem ganhar mais vida por meio de uma infinidade de recursos decorativos

Rogério Cajui/Divulgação Luminária e mesinhas ajudam a valorizar o canto da sala de estar projetada pela Meyer e Cortez
Luminária e mesinhas ajudam a valorizar o canto da sala de estar projetada pela Meyer e Cortez

Aquela parede sem graça ou aquele canto subaproveitado sempre deixa o proprietário do imóvel residencial diante de um dilema: reformar ou não reformar? Para evitar aquela dor de cabeça que uma reforma proporciona, quebrando literalmente com a rotina dos moradores, a decoração desponta-se como uma alternativa mais prática, rápida e eficaz.

"Todo mundo ama um ambiente bem decorado e cheio de vida. Porém, quando pensamos em rever aquela parede sem graça ou aquele canto ocioso da casa, logo vem à mente a temida reforma. Sinônimo de quebra-quebra, muita sujeira, um monte de prestadores de serviço fazendo parte de sua rotina diária e um montante considerável a ser previsto em seu orçamento. No entanto, fazer essa revitalização pode ser mais simples do que costumamos imaginar. Podemos pensar em pequenas intervenções que, muitas vezes, podem ser executadas pela própria pessoa, dispensando, inclusive, a contratação de montadores e instaladores", comenta a arquiteta Luciana Raunaimer, sócia da Ameise Design, de São Paulo.

Segundo a designer de interiores Natália Meyer, do escritório paulistano Meyer Cortez Arquitetura e Design, a decoração tem o poder de mudar qualquer ambiente, trazendo vida e personalidade a espaços antes sem graça e subaproveitados. "O uso de elementos como papéis de parede, espelhos, tapetes, plantas e almofadas decorativas podem transformar esses espaços. Pequenos móveis, como uma mesinha lateral bacana ou um banquinho multiuso colorido também são bem-vindos na decoração", enumera.

Para a arquiteta Mayara Clá, do estúdio MN Arquitetura e Interiores, de São Paulo, a decoração é a melhor alternativa para evitar as dores de cabeça de uma reforma. "Quando não recorremos à reforma, sempre usamos e abusamos de objetos decorativos, plantas, quadros e papel de parede. Tudo depende do que o cliente gosta. Por exemplo: se ele curte arte, fazemos um canto com quadros e esculturas; se ele curte um vinho, fazemos uma área de vinho (wine bar) ou um canto de leitura com lareira ecológica", diz.

O arquiteto Lisandro Piloni, que atua em São Paulo e Rio Preto, também cita algumas alternativas de decoração: "Quadros são sempre uma boa pedida. Podemos mesclar com elementos como grades antigas, aplicações de resina, relógios e qualquer outro tipo de objeto que pode ser pendurado. Vale até planta. Podemos ainda fazer uma prateleira e colocar vários vasos, quadros apoiados na prateleira em vez de pendurar. Pratos antigos e decorativos também fazem uma excelente produção de parede e dão vida."

Piloni ainda cita as prateleiras, as pinturas simples e os adesivos listrados, que são fáceis de serem aplicados. "Outra opção é o papel de parede, que não faz sujeira nenhuma e pode mudar por completo o clima do ambiente. Espelho também é uma boa pedida para mudar a cara do ambiente", acrescenta o arquiteto.

Para os cantos ociosos, a arquiteta paulistana Érica Salguero indica a criação espaços de estar e de descanso. "Os móveis de canto são ótimos aliados para esses espaços. Abusar do uso de futons é bacana, pois eles podem ser feitos sob medida e tornam o ambiente confortável, podendo ser utilizado como um canto de leitura."

Ainda segundo Érica, utilizar iluminação embutida na parede, como balizadores e arandelas, é uma opção que traz sofisticação ao espaço. "Além disso, jardins verticais também são uma excelente opção para decorar paredes, pois se integram facilmente com a decoração e trazem frescor e vida ao ambiente", acrescenta. 

Pequenos espaços

A decoração também é um recurso importante para casas e apartamentos pequenos, uma tendência no segmento imobiliário na atualidade. Uma decoração bem planejada garante o aproveitamento total dos espaços, proporcionando vida e beleza ao cotidiano dos moradores.

"A decoração bem pensada é essencial para qualquer ambiente, principalmente aqueles com pouco espaço. Nesses casos, a dica é verticalizar, aproveitando paredes com elementos que sejam funcionais. Nichos, prateleiras e ganchos, por exemplo, aplicados em paredes subutilizadas, podem ser bem úteis, mantendo as coisas à mão no dia a dia, sem ocupar muito espaço e valorizando aquela parede esquecida", pontua Luciana.

Segundo Natália, pequenos espaços pedem planejamento. "Precisa ter atenção com as dimensões dos móveis para não ficar nada desproporcional. Uma marcenaria planejada costuma ajudar muito nesses casos, tornando os espaços funcionais e, claro, mais bonitos", recomenda a designer de interiores.

Piloni indica também os espelhos, que ajudam a dar uma sensação de amplitude para o ambiente pequeno. "Seja um único grande espelho, que ocupe toda a parede, ou vários tipos de espelhos mesclados. É lindo e deixa o visual diferente."

Sobre pequenos espaços, Mayara sentencia: "Não importa o tamanho do ambiente, ele sempre pode se tornar um espaço bastante acolhedor. Os objetos decorativos são a grande sacada para dar uma nova roupagem na casa." V&A

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso