Diário da Região

    • -
    • máx min
10/07/2018 - 00h30min

Resgate em andamento

Mergulhadores retiraram oito dos 12 meninos presos na caverna

Mergulhadores retiraram oito dos 12 meninos de um time de futebol que ficaram presos em uma caverna na Tailândia junto com o treinador; trabalho continua nesta terça

Sakchai Lalit/Associated Press/Estadão Conteúdo Ambulância com um dos
meninos resgatados chega
ao hospital de Chiang Rai
Ambulância com um dos meninos resgatados chega ao hospital de Chiang Rai

Subiu para oito o total de crianças resgatadas de uma caverna inundada na Tailândia, segundo as autoridades militares do país. Os meninos, membros de um time de futebol juvenil, estavam presos no local há duas semanas. Restam ainda mais quatro crianças dentro da caverna, além do técnico da equipe. Os cinco estão em boas condições de saúde,

A operação foi encerrada na manhã desta segunda-feira - noite na Tailândia. Após serem retirados da caverna, os meninos foram levados de ambulância até o hospital de Chiang Rai. Eles ficarão isolados de seus familiares enquanto realizam exames para detectar se contraíram alguma doença.

As autoridades estão se apressando para resgatar as crianças - que têm de 11 a 16 anos - e seu treinador devido às chuvas de monções que atingem a região nesta época do ano. Técnicos têm bombeado água para fora da caverna e disseram que a forte chuva que caiu de madrugada não elevou o nível de água do complexo de cavernas.

Os meninos e seu técnico foram explorar o local no dia 23 de junho, após o treino de futebol, e foram surpreendidos por uma chuva que inundou o local. As equipes de buscas levaram 10 dias para localizar o grupo, que se abrigou numa parte seca do complexo.

O caso tomou proporções internacionais e o governo dos Estados Unidos enviou técnicos para ajudar no resgate. Na missão desta segunda, participaram 13 mergulhadores estrangeiros e cinco membros da Marinha tailandesa. Na noite de quinta-feira, um ex-mergulhador tailandês morreu enquanto trabalhava como voluntário nos esforços de resgate colocando cilindros de oxigênio ao longo da rota utilizada para chegar às crianças.

As Forças Armadas tailandesas estimam que em mais três dias de trabalho todo o grupo estará fora da caverna. Apesar de ter tudo corrido bem nesta segunda-feira, a próxima fase depende das condições climáticas para ser iniciada. Há previsão de fortes chuvas naquela região para os próximos dias.

Dificuldades de resgate

O resgate é complexo por que as galerias subterrâneas são escuras e o grupo precisa atravessar um trecho inundado e depois percorrer outro com um relevo bastante acidentado. Alguns dos meninos não sabem nadar. Todos precisaram aprender técnicas de mergulho às pressas.

Da entrada da caverna até o ponto onde o grupo está são quatro quilômetros, que são percorridos em cerca de seis horas. Há trechos na caverna que medem apenas 60 centímetros de altura. Nesses pontos, os mergulhadores precisam retirar o cilindro de oxigênio das costas e colocar à frente para passar. De dois a três mergulhadores acompanham cada menino. Foram colocadas cordas pelo caminho para facilitar o trajeto.

Após serem retirados, os meninos vão de helicóptero para o hospital, em percurso de 700 metros, que leva 20 minutos.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso