Diário da Região

    • -
    • máx min
03/07/2018 - 15h18min

INTERFERÊNCIA NO SINAL

O sinal da internet do seu celular oscila? Atenção, a capinha pode ser o motivo

Profissional fala sobre as capinhas de celulares que podem interferir no sinal da internet; Confira

Pixabay Veja quais capinhas podem interferir no sinal da internet do seu celular
Veja quais capinhas podem interferir no sinal da internet do seu celular

Você está falando ao celular e de repente a ligação cai. Você olha e seu aparelho está com o sinal de internet oscilando, mas seu amigo ao lado, que utiliza a mesma operadora, está recebendo sinal normalmente. Antes de achar que seu celular é ruim ou colocar a culpa na empresa de telefonia fique atento à capinha de celular que você está usando.

Os modelos de “cases” vendidos em lojas e camelôs são os mais variados. Capinhas coloridas, de bichinhos, de personagens ou até mesmo transparente. Feitas de plástico, silicone, couro ou metal. Opções não faltam! Mas o que muita gente não sabe é que o material e o formato dela podem interferir diretamente nos serviços do seu aparelho.

De acordo com Flávio Eduardo Tapparo, engenheiro de computação e professor da Unorp de Rio Preto, as capas de silicone e de plástico dificilmente prejudicam a chegada do sinal, por isso são as mais indicadas. “O material delas é mais flexível e não atrapalha a passagem das ondas magnéticas, mas vale lembrar que se ela for muito enfeitada, com várias camadas pode prejudicar, mas, mesmo assim, é bem pouco”, explica.

Já a grande vilã dos aparelhos celulares são as capinhas metálicas, feitas de alumínio. O material age como um espelho e pode desviar a recepção ou emissão de sinal. “Isso acontece porque o material é mais denso e as ondas magnéticas não conseguem passar por ele. O ideal é que não se use esse tipo de protetor para celular”, explica Tapparo.

Vale lembrar que não é só o sinal da rede de telefonia que pode ser prejudicado pelo uso de capinhas com esses materiais, a conexão wi-fi e bluetooth também podem ser afetados.

Suportes

Acessórios cada vez mais comuns, os suportes de celular, normalmente colocados nos carros também podem interferir no sinal do aparelho. Em sua maioria, eles são feitos de uma parte magnética que é presa na parte de trás do aparelho ou entre a capinha e o celular. E é justamente essa parte que pode trazer alguma interferência.

Materiais que interferem no sinal do celular

Vidro: O vidro é o material que mais interfere no sinal de celular. Por ser denso ele bloqueia as ondas magnéticas impedindo que as cheguem em seu aparelho. Por isso se você estiver em um local com portas ou janelas de vidro, deixe-as abertas para melhorar a recepção de sinal.

Paredes de concreto: As paredes também prejudicam na hora de receber ou enviar sinal de celular. Por se tratar de material maciço algumas ondas podem ser bloqueadas. Quando estiver em locais fechados o indicado é deixar o celular em um local mais alto, como uma mesa ou prateleira. Deixar o aparelho próximo ao corpo também ajuda a melhorar o sinal, já que o próprio corpo age como antena e auxilia na captação das ondas magnéticas.

Grades: Também maciça, as grades podem atrapalhar na hora de receber as ondas magnéticas. Mas por serem vazadas, basta caminhar para que o sinal melhore.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso