Diário da Região

    • -
    • máx min
03/07/2018 - 00h30min

Painel de Ideias

Entre as frias, filas e as picuinhas!

Na dúvida, transfira a culpa aos nossos descobridores portugueses. Para contestar, empurre aos espanhóis. Para concordar, reiterar ou repassar, digite zero, ou espere até ser atendido

Divulgação Alaor Ignácio | alaorig@uol.com.br
Alaor Ignácio | alaorig@uol.com.br

Qualquer néscio sabe que a Lua gira em torno da Terra, ainda assim, vai passar essas férias no litoral.

A afirmação, aparentemente, não tem pé nem cabeça, mas conta com ambos. É que linkando alhos com bugalhos, chegamos ao óbvio: brasileiros, somos masoquistas.

Mesmo com as bolsas frouxas embaixo dos olhos, que pendem quase na metade da cara de tão cansados pelo trabalho, lazer ou ócio criativo, metemo-nos a fazer ainda "mais alguma coisinha bacana", com intuito de descansarmos um pouquinho. E aqui começa nosso calvário.

Pela possibilidade de um bom lazer noturno, milhares de humanos enfrentam uma fila de 15 quarteirões para assistir ao show, digamos, de um Justin Bieber, ou para participar de uma rave.

Parkinsonianamente bêbados, tomamos a saideira. Tortos, dobrados, covados, de um jeito ou de outro assimétricos, vamos ao parque fazer cooper (ops, isso é tão obsoleto), vamos correr para ficar saudáveis. Por quê? Acreditamos que nosso corpo "pede mais", e que seremos felizes se tirarmos 100 gramas de nossa massa corpórea.

Com faniquitos ululantes fazemos campanha política para esse ou aquele candidato, e odiados, sem amor e evitados, deparamo-nos com nossos candidatos, já eleitos, falando em ondas-de-probalidades, gráficos e esquematizações, que irremediavelmente nos deixarão mais pobres, com a saúde prejudicada e infinitamente insatisfeitos.

Desorbitados, quase sempre procuramos nosso eixo nas redes sociais - "pensa-o-quê, pertencemos a um dos países que mais utilizam a internet", ainda pensamos, com nosso orgulho de caras-pálidas.

Filas! Ah, as filas. A-do-ra-mos, mesmo mentindo que não. Desde a infância, para termos acesso à sala de aula da educação infantil, até velhinhos, quando cumprindo rigorosamente a decisão de algum sádico que achou bacana colocar idosinhos esperando para serem atendidos, vamos seguindo-as. E cabe, aqui, absolutamente todos os arsenais que ansiamos, com vistas a "chegarmos lá", na nossa vez: senhas de banco, fichinhas numeradas, painéis eletrônicos, enfim, aquela chave de ouro que abrirá as portas de nossa felicidade para vacinarmos os cachorros ou comprarmos na promoção do só-hoje.

Ficamos ali, em contagem regressiva pontual. Esquecendo-nos que também o nosso tempo de vida está seguindo a mesma contagem engenhosa do destino.

Entre essas inúmeras opções catárticas, gostamos particularmente da "dramaterapia".

Sofrer, numa fila ou num desses programas "bacanas" das férias, para poder contar o drama aos amigos.

Acho até que a velha síndrome rodrigueana de vira-latas envolve-nos agora, para colocar todas essas mazelas nos cangotes de brasileiros. Nossos ancestrais europeus não são tão diferentes assim, talvez os índios nativos o fossem, mas foram dizimados.

Na dúvida, transfira a culpa aos nossos descobridores portugueses (como meu avô paterno). Para contestar, empurre aos espanhóis (tal meus antepassados maternos).

Para concordar, reiterar ou repassar, digite zero, ou espere até ser atendido.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso