Diário da Região

    • -
    • máx min
07/07/2018 - 00h30min

Cartas do Leitor

Futebol e sociedade

A ansiedade por vitórias, mesmo simbólicas, dá o que pensar. Por que o ser humano se excita tanto com competições? Por que uma nação inteira se torna histérica com a vitória de sua seleção, sabendo que isso não agrega nada à qualidade da vida social.

A que serve a vanglória? A cultura competitiva é, realmente, benéfica? O ser humano se torna feliz aplacando outros ou colaborando-se? Por que os jogos cooperativos são tão pouco tomados em conta, até mesmo nas escolas, onde, supostamente se ensinam valores?

A resposta é óbvia. A sociedade capitalistas se move pela competição. Nela, o poder é objeto de luta. Muitos ambicionam o poder do Estado e se perpetuam nele, mesmo sem legitimidade e credibilidade popular. As empresas traçam estratégias para influenciarem igualmente o Estado, abocanharem recursos destinados ao bem público e tornarem-se hegemônicas no mercado.As nações também defendem seus interesses em detrimento das demais.

Dessa forma, não se constrói um projeto comum de sociedade. Rejeita-se a contribuição dos cidadãos, de suas associações e instituições sociais. Os grupos economicamente influentes se impõem. O Estado se submete à forma desses grupos jogarem. Cada um defende a si próprio, contra os demais. Associam-se, no entanto, na defesa de seus interesses corporativos. Até o mundo religioso é influenciado por essa lógica competitiva.

O ensinamento de Cristo a esse respeito é iluminador. Ele exortou seus discípulos a não reproduzirem relações de dominação existentes na sociedade. O Papa Leão XIII, em sua Encíclica Rerum Novarum (Coisas Novas), de 1891, deu início à crítica da Igreja, sempre atual, sobre o modelo societário competitivo, afirmando que "os princípios e o sentimento religiosos desapareceram das leis e das instituições públicas, e assim, pouco a pouco, os trabalhadores, isolados e sem defesa, têm-se visto, com o decorrer do tempo, entregues à mercê de senhores desumanos e à cobiça de uma concorrência desenfreada".

O que dizer, então, do esporte? Ele é saudável, se praticado de forma cooperativa e lúdica. Sendo, no entanto, extremamente competitivo e mercantil, dá fluidez ideológica à engrenagem do sistema capitalista e nutre a cultura da supremacia de uns sobre os outros, favorável aos mais fortes. O que ganhamos, então, com vitórias em competições?

Existiria outro tipo de alegria que valha muito mais a pena? Com certeza: a alegria de entrarmos nos campos reais da vida; jogarmos no time da classe trabalhadora; driblarmos o desemprego, o salário baixo e as condições precárias de vida; darmos um olé nos que governam para as elites;marcarmos gols a favor dos socialmente excluídos; e vencermos nosso próprio sentimento de povo derrotado.

Dom Reginaldo Andrietta, bispo da Diocese de Jales.

Pontos cardeais

"Justiça determina obras de acessibilidade em viaduto" - Diário da Região. Tudo está errado, inclusive o nome. Vetorazzo e bairros circunvizinhos fazem parte da zona oeste e não norte. Parece que as administrações não conhecem os pontos cardeais. Quatro pontos cardeais principais - Norte, Sul, Leste e Oeste. Quatro pontos colaterais - Nordeste, Sudeste, Noroeste e Sudoeste. Oito pontos subcolaterais - Norte-nordeste, Leste-nordeste, Leste-sudeste, Sul-sudeste, Sul-sudoeste, Oeste-sudoeste, Oeste-noroeste e Norte-noroeste. Chega desse papo furado "passou o rio tudo é zona norte". Esperamos que com as mudanças em curso isso seja corrigido.

Audinei Lopes Bonfanti, Rio Preto.

Água e esgoto

"Tarifa de água e esgoto vai subir em Rio Preto" - Diário da Região. Mas e só 5%, não dá nem pra reclamar. A energia vai subir só 15% neste mês, também não dá nem pra reclamar. O combustível também, só aumento 35% este ano. Reclamar pra quê? Em agosto tem a festa do peão em Barretos, já foram vendidos todos os ingressos do camarote, na média de R$ 2 mil para cada shows. Vai reclamar do quê?

Laerte Pradela, via Facebook do Diário, Rio Preto.

*

O que podemos fazer? No Brasil se faz de tudo e todos aceitam! Sobe água. Sobe luz! Faz viadutos superfaturados e fica por isso mesmo! Só Deus pode resolver isso!

Marcos Paulino, via Facebook do Diário, Rio Preto.

*

A cada dia aumentam gasolina, conta de luz, medicamentos, alimentos nos mercados, e vários outros impostos. Eu quero ver quando os brasileiros vão tomar vergonha na cara e lutar por um país digno. Enquanto isso, vai ser chamado de trouxa pelos governantes.

Roberto Oliveira, via Facebook do Diário, Rio Preto.

*

Tinha que mudar isso. Até concordo com a cobrança de esgoto, apesar do rio bosteiro que passa perto da minha casa, que não tem nada de tratamento. É esgoto a céu aberto. Agora pagar igual a água é um absurdo Enquanto isso a cidade parece um canteiro de obras.

Aparecida Márcia da Silva, via Facebook do Diário, Rio Preto.

Bem-Estar

Sobre o programa Bem-Estar, apresentado na TV Diário (Facebook), com o tema "Seja o autor da sua vida". Penso que para sermos uma pessoa melhor não devemos procurar ser o melhor, mas sim dar o melhor de nós mesmos, sem ter medo dos erros e fracassos. Na maioria das vezes, aprendemos mais com os fracassos do que com os sucessos.

Evandro Rodrigo, Rio Preto.

Batismo

O Papa Francisco tem destacado a importância do leigo na Igreja. E na Missa da Festa do Batismo do Senhor, realizada na Capela Sistina em 7 de janeiro deste ano, o Papa destacou aos pais das 34 crianças batizadas durante a celebração, 18 meninas e 16 meninos, que a transmissão da fé só pode ser feita somente em um dialeto, o dialeto do amor de casa, da família.

Ao trazerem os filhos para o Batismo, os pais dão o primeiro passo, porque poder transmitir a fé é uma graça do Espírito Santo, e é no Batismo que os filhos recebem a Trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo e que habitará no coração deles.

Mario Eugenio Saturno, Catanduva.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso