Diário da Região

    • -
    • máx min
03/07/2018 - 23h22min

AUXÍLIO-ATLETA

Edinho banca secretária que será indiciada

Cléa Bernardelli e quatro ex-secretários de Esportes estão na mira da Polícia Civil

Johnny Torres 27/4/2018 Edinho Araújo (MDB), que teria total confiança na secretária de Esportes, Cléa Bernardelli, mesmo com as conclusões da Polícia Civil envolvendo a auxiliar
Edinho Araújo (MDB), que teria total confiança na secretária de Esportes, Cléa Bernardelli, mesmo com as conclusões da Polícia Civil envolvendo a auxiliar

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), irá manter no cargo a secretária de Esportes, Cléa Bernardelli, mesmo com a decisão da Polícia Civil de indiciá-la em relatório do inquérito que conclui pela existência de uma "organização criminosa" na pasta que desviou recursos do Programa Auxílio-atleta. Conforme o Diário revelou com exclusividade nesta terça-feira, 2, a polícia aponta desvios de R$ 1,5 milhão do programa entre 2009 e 2016, período em que Valdomiro Lopes (PSB) era prefeito.

Além de Cléa, outros quatro ex-secretários que passaram pela pasta no período serão indiciados pela polícia. Eles serão convocados para depoimentos e indiciamento nos próximos dias. Organização criminosa, peculato, obstrução da Justiça e falsidade ideológica estão entre os crimes que serão apontados pela polícia em relação aos acusados.

O relatório da Polícia Civil menciona o que seria um esquema na secretaria para pagamentos irregulares dentro do programa. Quarenta beneficiados teriam recebido pagamento de forma irregular.

Além de Cléa, que foi secretária na gestão de Valdomiro e que voltou ao posto no governo de Edinho, em janeiro de 2017, serão convocados para indiciamento os ex-secretários José Carlos Marinho (PSB) e Francisco Júnior (DEM), ambos vereadores atualmente e que também estavam no Legislativo quando assumiram a pasta, Fernando Reis, que é ligado a Júnior, e Paulo Palmeira.

Apesar da situação de desgaste para o governo, o chefe de Gabinete do prefeito, Zeca Moreira, diz que nada muda. "Ela (Cléa) permanece. O prefeito confia totalmente nela", disse ele nesta terça, 3. Ao ser questionado sobre as acusações que pesam contra Cléa, Zeca acrescentou que o "o prefeito não é juiz". "Por enquanto não teve nenhum fato concreto", disse ainda. O prefeito evitou comentar o caso.

A secretária afirmou nesta terça ao Diário que irá requisitar acesso ao inquérito na Delegacia Seccional. A apuração foi aberta em 2013. Depois de novos depoimentos e indiciamento formal de quem passou pela pasta, relatório final será encaminhado à Justiça. Caberá ao Ministério Público propor ação, se entendimento for de que houve prática de crime.

Cléa disse que ficou sabendo do relatório pelo Diário. "Eu não vi o inquérito, então é difícil falar qualquer coisa. Quero ver o inquérito para saber sobre essa questão de indiciamento. Fiquei sabendo pelo jornal", afirmou.

O vereador Francisco Júnior, que ficou na pasta entre 2013 e 2016, não retornou a recado deixado em seu gabinete. O advogado dele, Éder Fasanelli, disse que irá verificar o inquérito para se manifestar. "Neste momento não temos o que falar. É preciso ver o inquérito e entender esses apontamentos de organização criminosa", disse. Fasanelli também defende Reis, que assumiu a pasta no lugar de Júnior.

O também vereador José Carlos Marinho (PSB) não atendeu celular para comentar o inquérito. Bruno Marinho, que é filho e advogado do vereador, também disse que pretende ver o inquérito antes de falar. Paulo Palmeira não foi localizado.

(Colaborou Rogério Castro)

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso