Diário da Região

    • -
    • máx min
08/07/2018 - 00h30min

Na direção contrária

Gilmar critica 'canonização' da Lava Jato

Divulgação O ministro do STF Gilmar Mendes, que revogou decisões de juízes que atuam na operação
O ministro do STF Gilmar Mendes, que revogou decisões de juízes que atuam na operação

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, defendeu, em Londres, decisões em que revogou prisões ordenadas por juízes de primeira instância da Lava Jato e afirmou que houve um momento de "canonização" da operação no País, em que qualquer questionamento a ela era considerado "antirrepublicano". Gilmar disse ainda que a lei de abuso de autoridade é uma das coisas nas quais o Brasil precisa "pensar" para os próximos anos.

"Em um momento houve a canonização da Lava Jato. Então, qualquer decisão contra a ação do juiz (Sérgio Moro) era considerada antirrepublicana, antipatriótica ou 'antiqualquercoisa', o que é uma bobagem", disse Gilmar.

O ministro foi à capital inglesa participar de um seminário na Universidade de Londres e no qual falou sobre os 30 anos da Constituição brasileira. "A Lava Jato começou a pensar que era uma entidade, quis legislar, mudar habeas corpus e outras coisas. Depois se viu que eles eram suscetíveis a problemas sérios e que a corrupção estava ali perto, como o caso (do ex-procurador Marcello) Miller", afirmou Gilmar, em referência ao ex-procurador da República que, na semana passada, se tornou réu por supostamente atuar como advogado do Grupo J&F quando ainda integrava o Ministério Público Federal.

O ministro criticou procedimentos adotados pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal não só na Lava Jato como também na Carne Fraca e Satiagraha - operações em que foi questionado por ter revogado decisões expedidas pela primeira instância. Sobre isso, Gilmar disse estar "muito tranquilo".

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso