Diário da Região

    • -
    • máx min
05/07/2018 - 22h55min

Suspeito de fraudes

Ministro do Trabalho pede demissão após ser afastado

Jose Cruz /Agência Brasil Investigado pela PF, Helton Yomura era apadrinhado de Roberto Jefferson
Investigado pela PF, Helton Yomura era apadrinhado de Roberto Jefferson

A terceira fase da Operação Registro Espúrio, deflagrada nesta quinta-feira, 5, e que investiga suspeita de fraudes e corrupção no processo de registros sindicais, atingiu o alto escalão do governo federal e levou à saída do ministro do Trabalho, Helton Yomura. O titular da pasta pediu demissão após o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar o seu afastamento do cargo. A Polícia Federal envolveu na investigação o ministro Carlos Marun (Secretaria de Governo), um dos principais assessores do presidente Michel Temer.

A PF prendeu o chefe de gabinete de Yomura, Julio de Souza Bernardo e pediu busca e apreensão em endereços de Marun - esta solicitação, no entanto, foi negada por Fachin, relator do caso no Supremo. No total, os agentes federais cumpriram dez mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária em Brasília e no Rio. Além de Bernardo, foram presos o superintendente da pasta no Rio, Adriano José Lima, e Jonas Antunes de Lima, assessor do deputado federal Nelson Marquezelli (PTB-SP) - o petebista também foi alvo de busca e apreensão em seu gabinete na Câmara.

A operação investiga uma suposta organização criminosa, formada por políticos, lobistas, dirigentes de sindicatos e funcionários públicos, que praticou fraudes e corrupção para a liberação e o veto de registros sindicais dentro da Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho.

Yomura é apadrinhado político do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) e de sua filha, a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), ambos investigados na Registro Espúrio. Cristiane chegou a ser nomeada ministra da pasta, mas decisões da Justiça suspenderam a posse. Em fevereiro, um decreto anulou a nomeação.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso