Diário da Região

    • -
    • máx min
03/07/2018 - 22h36min

NA ÉPOCA DO PENTA

Celular tijolo, TV de tubo. Relembre o mundo em 2002

A 5ª estrela veio há 16 anos, quando os celulares só faziam ligações. Veja o que mais mudou

Reprodução/Instagram Neymar iniciava sua caminhada na base
Neymar iniciava sua caminhada na base

Brasil e Bélgica se enfrentam nesta sexta-feira, 6, e reeditam confronto da Copa de 2002, quando o brasileiros venceram os belgas por 2 a 0 nas oitavas de final e partiram rumo à conquista do penta na Coreia e no Japão. Dezesseis anos desde então foram suficientes para causar transformações no cotidiano das pessoas e marcar uma geração que acompanhou o início do século 21.

Se no passado 16 anos não representavam grandes mudanças no cotidiano das pessoas, nos tempos atuais significam profundas transformações. "O advento das Revoluções Ideológicas - sexual em 1960 e 3ª revolução industrial (informática) - contribuem para essas mudanças com mais frequência em vários setores da sociedade. No campo tecnológico, com grande fluxo de informação e informatização das ciências, há um aprofundamento de várias invenções do próprio século 21 e a descoberta de novas informações", explica o sociólogo Matheus Rodrigues.

Dentro de campo os craques da atual geração ainda eram crianças ou adolescentes e deviam acompanhar as partidas da Copa na Ásia pela televisão de "tubo", ao contrário das telas finas atuais. Principais atletas de seus seleções, Neymar tinha dez anos e pertencia à base da Portuguesa Santista. Ele chegou ao Santos em 2003. O meia belga Kevin De Bruyne, com 11 anos, estava na base do Gent, da cidade de Gante, na Bélgica. 

Se em 2002 os então jovens Diego e Robinho ganhavam o Brasileirão pelo Santos e despontavam como futuro para a Seleção, os pequenos Neymar e De Bruyne ainda nem imaginavam estar em uma Copa do Mundo.

O ano de 2002 foi o da primeira conquista de melhor atriz no Oscar por uma mulher negra. Halle Berry venceu por sua atuação em Monster's Ball. Denzel Washington também ganhou como melhor ator. Foi a primeira vez que as duas premiações foram para pessoas negras.

Tecnologia

Se na época do penta os celulares ainda estavam em seu formato "tijolo" e com teclas e função apenas de ligar - no máximo com o jogo da "cobrinha" - de lá para cá eles evoluíram tanto que tornaram-se verdadeiros computadores portáteis. As telas passaram a ser touch, eles acessam a internet, gravam vídeos e até reconhecem digitais.

O comportamento dos atletas que disputam o evento também foi influenciado pela tecnologia. A Copa da Rússia é a Copa das redes sociais, em que os jogadores postam e compartilham informações antes e depois dos jogos - vide caso Neymar após choro contra a Costa Rica e desabafo no Twitter - mostrando ao mundo o lado mais pessoal do evento.

"Com o surgimento da informática e com a internet sendo de uso público, as informações são mais rápidas. Não só informações, mas também ideologias difundidas. Temos um deslocamento da informação, que antes era monopolizada pela mídia convencional - rádio, TV, revistas e jornais - para a internet", afirmou o sociólogo Rodrigues.

Clique aqui e compare o mundo atual com o de 2002

(Colaborou Victor Stok)

Duelo polêmico nas oitavas

Reprodução Rivaldo comemora após marcar contra a Bélgica, em 2002
Rivaldo comemora após marcar contra a Bélgica, em 2002

Mesmo tendo vencido por 2 a 0, com gols de Rivaldo e Ronaldo, a única partida entre Brasil e Bélgica em Copa do Mundo, na Coreia e no Japão em 2002, apresentou dificuldades para a Seleção de Luis Felipe Scolari, que caminhava rumo ao penta. Com três vitórias em três jogos na primeira fase - sofreu apenas na estreia quando bateu a Turquia por 2 a 1 -, a passagem para as quartas de final veio apenas na etapa final da partida contra os belgas.

Quando o embate ainda estava em 0 a 0, Marc Wilmots marcou de cabeça aproveitando falha na marcação de Roque Júnior, mas viu o árbitro jamaicano Peter Prendergast anotar falta do atacante no zagueiro. Até hoje os belgas reclamam da marcação.

Conhecida como "geração de ouro" belga, grande parte dos atletas do time atual tinha entre 10 e 13 anos na época da partida. Os mais experientes da Bélgica são Kompany e Vermaelen (32 anos), Mertens e Vertonghen (31).

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso