Diário da Região

    • -
    • máx min
12/07/2018 - 00h30min

ESCREVENDO A HISTÓRIA

Croatas decidem o título da Copa da Rússia contra a França

'Nascida' em 1993, a partir dos escombros da Iugoslávia, Croácia já está na final

Divulgação/Fifa Croatas festejam vitória de virada sobre a Inglaterra, com gol de Mandzukic no segundo tempo da prorrogação, e vão à final contra a França
Croatas festejam vitória de virada sobre a Inglaterra, com gol de Mandzukic no segundo tempo da prorrogação, e vão à final contra a França

Pela primeira vez na história, a Croácia está numa final de Copa do Mundo. Em uma partida emocionante, decidida na prorrogação, o time derrotou a Inglaterra numa virada por 2 a 1 e disputará o título contra a França no domingo, 15, em Moscou. É o terceiro estreante em finais em duas décadas.

Em 1998, a França foi campeã, em casa, e em 2010, foi a vez da Espanha levar o título na África do Sul.

A Croácia supera sua épica campanha de 1998, quando estreou em Mundiais e só foi barrada na semifinal pelos mesmos franceses que irá enfrentar agora. O resultado é uma combinação de aplicação tática, dedicação e sorte. Com efeito, o jogo desta quarta teve mais emoção do que técnica em campo. Enquanto a França busca o bicampeonato, a novata Croácia, time que nasceu dos escombros da antiga Iugoslávia em 1990, só foi reconhecido em 1993. É a equipe de história mais recente na Copa. Os times chegavam à disputa com históricos contrastantes. Equipe mais antiga do mundo na Copa, com 146 anos, a Inglaterra enfrentava o esquadrão mais novo. Mas o fôlego inglês do goleador da Copa, Harry Kane e do meia Dele Alli só se fizeram presentes no primeiro tempo. Logo aos quatro minutos, Alli foi derrubado à frente da grande área. Trippier, que estreou na seleção inglesa em 2007 e não havia marcado gols na Copa, chutou com perfeição por cima de uma barreira de croatas com quase 1,90m de altura, sem chance para Subasic.

No segundo tempo, os croatas passaram a pressionar os ingleses em sua área. Aos 23, o ritmo do jogo virou. A Croácia abriu o placar com um gol de Perisic, que venceu Walker e escorou um cruzamento. Novamente, a bola parada resolveu a parada na Rússia. O mesmo atacante voltou à área inglesa, três minutos depois, e acertou uma bola na trave - a sobra ficou com Rebic, que jogou nas mãos de Pickford.

Na prorrogação, a grande atuação de Perisic no segundo tempo fez a diferença. Ganhando uma dividida aos dois minutos, colocou Manduzkic na cara do gol: 2 a 1. Antes do fim do jogo, a Croácia ainda tirou o autor do segundo gol e Modric, o craque que responde a um processo acusado de acobertar um esquema de desvio de dinheiro de transferências de um ex-cartola, podendo pegar até cinco anos de cadeia. O resto foi correria e, pelo menos, uma oportunidade para a Croácia ampliar.

Ao fim, a festa croata e a necessidade de adaptação de um verso de "Three Lions". A letra já desatualizada de 1996 falava em "30 anos de dor" da torcida. Hoje, já são 52 anos.

 

Ficha técnica

CROÁCIA - 2

Subasic; Vrsaljko, Lovren, Vida, Strinic (Pivaric); Rakitic, Brozovic, Rebic (Kramaric), Perisic, Modric (Badelj); Mandzukic (Corluka). Técnico: Zlatko Dalic.

INGLATERRA - 1

Pickford; Walker (Vardy), Stones, Maguire; Trippier, Dele Alli, Henderson (Dier), Lingard, Young (Danny Rose); Sterling (Rashford), Harry Kane. Técnico: Gareth Southgate.

Juiz: Cuneyt Cakir (Turquia). Gols: Trippier, aos 5 do primeiro tempo; Perisic, aos 23 do segundo tempo; Mandzukic, aos 2 minutos do segundo tempo da prorrogação. Público: 78.011 presentes. Renda: Não informada. Local: estádio Luzhniki, em Moscou, nesta quarta-feira, 11.

Mbappé ironiza belgas

O francês Kylian Mbappé rebateu as críticas dos jogadores belgas após a vitória por 1 a 0 na última terça-feira, 10, pela semifinal da Copa do Mundo da Rússia.

"Eles podem pensar o que quiserem. Se eu os ofendi, me desculpe, mas estou na final. Isso é tudo", afirmou o jogador de 19 anos.

Os belgas criticaram a postura dos franceses durante a partida e falaram que o adversário armou uma retranca. O goleiro Courtois, inclusive, disse que foi uma vergonha a postura da França dentro de campo.

Nos acréscimos do segundo tempo, Mbappé recebeu amarelo por retardar o reinício do jogo. O atacante segurou a bola na linha de fundo e depois chutou para longe, o que rendeu o cartão.

"É complicado, mas você tem que dar tudo o que resta. Estamos defendendo e temos que manter a vantagem no placar. Esse não é o momento mais agradável, mas vale a pena", falou, sobre a falta de fair play.

Apesar disso, o camisa 10 da França não deixou de elogiar a seleção belga. "Eles são fortes em todos os setores, têm bons jogadores por todo lugar, foi realmente um jogo complicado", declarou. (Folhapress)

Southgate desdenha da briga pelo 3º lugar

O técnico da Inglaterra Gareth Southgate se mostrou bastante abatido com a derrota de 2 a 1 para a Croácia na semifinal da Copa do Mundo e lamentou o fato de sua equipe não ter aproveitado as oportunidades criadas quando vencia por 1 a 0, principalmente no primeiro tempo. "Sentimos a dor da derrota. O vestiário é um lugar muito difícil agora", afirmou. "Penso que jogamos muito bem no primeiro tempo, controlamos a posse de bola. Mas quando temos as chances precisamos aproveitar. No segundo tempo, ficamos bem menos com a bola. Talvez em um momento do jogo tenhamos começado a pensar na final e isso pode ter tido um peso", analisou.

Apesar da derrota, Soouthgate fez questão de exaltar o desempenho da equipe que voltou a dar orgulho para os torcedores. Tanto que saiu aplaudida de campo. "Me sinto muito orgulhoso dos atletas. E se você for ver a reação dos fãs é incrível e diferente de dois anos [quando o time caiu nas oitavas de final da Eurocopa para a Islândia]. Infelizmente não pudemos dar mais ao nosso país, um passo além. Mas este time quebrou muitas barreiras", afirmou.

A Inglaterra não chegava a uma semifinal de Copa desde 1990, na Itália.

No sábado, às 11 horas, enfrentará a Bélgica, em São Petersburgo, em busca do terceiro lugar. "É um jogo que ninguém quer jogar e temos apenas dois dias para nos preparar. Não vai ser uma tarefa fácil se recompor nas próximas 24 horas, é difícil ir adiante. Mas queremos ter uma performance que orgulhe nossa torcida, como fazemos toda vez que vamos a campo com esta camisa", disse.

Chororô de Kane

Candidato a artilheiro da Copa do Mundo, Harry Kane não jogará a final do torneio e saiu de campo admitindo que sua seleção não deu tudo o que poderia. "É difícil dizer [o que faltou], até eles marcarem o gol estávamos ali esperando", disse Kane. "Quando fizeram o gol, eles voltaram para a partida. Poderíamos ter feito mais. Eles jogaram bem e fizeram um bonito jogo", elogia o camisa 9 inglês.

A Inglaterra virou sensação da Copa a partir do mata-mata, quando herdou vaga no lado considerado menos difícil do chaveamento. Após tirar a Colômbia nos pênaltis e vencer a Suécia com dois gols de bola parada, saiu na frente da Croácia com belo gol de falta de Trippier, mas cedeu o empate no tempo normal e a virada na prorrogação. (Folhapress)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso