Diário da Região

    • -
    • máx min
09/07/2018 - 21h13min

Duelo com cara de final

França desafia a Bélgica por vaga na decisão da Copa

Trio de estrelas da França desafia a Bélgica, às 15 horas, por vaga na decisão da Copa da Rússia

Ricardo Moreira /Fotoarena/Folhapress Pogba compõe o trio francês que pode surpreender na briga pela bola de ouro
Pogba compõe o trio francês que pode surpreender na briga pela bola de ouro

Se a França for campeã, Mbappé é um candidato a vencer o prêmio de melhor do mundo, escolhido em eleição organizada pela Fifa. Sua seleção não tem um candidato. Nem dois. Tem três nomes. Mbappé, Griezmann e Pogba formam a espinha dorsal francesa que nesta terça, 10, às 15 horas, em São Petersburgo, vai tentar levar a equipe à final do Mundial depois de 12 anos. Terá de superar a Bélgica para isso.

Os três foram ou vêm sendo preparados para os dois troféus: da Copa e de melhor do planeta. A última vez que um francês levou o prêmio foi em 2003, com Zinedine Zidane, que já havia vencido em 1998. Porque em algum momento alguém terá de arrancar de Cristiano Ronaldo e Messi o cetro. O argentino e português controlam o prêmio da Fifa desde 2008. Cada um venceu cinco.

O desempenho na Rússia será a última palavra no prêmio. A instrução da Fifa para os capitães de seleções, técnicos e jornalistas (colégio eleitoral) é que levem em consideração atuações até, no máximo, 15 de julho deste ano. A data da final do Mundial. "Ser o melhor em qualquer coisa é a consequência natural do trabalho. Entre ganhar o prêmio de melhor do mundo e ser campeão pela França, claro que escolho a segunda opção. Não há nem o que discutir", afirma Pogba.

Pelo lado belga, Eden Hazard, 27, tem o futebol no sangue. Filho de ex-jogadores, o atacante é um dos principais nomes da seleção belga. Seu pai, Thierry, atuou como volante em times da segunda divisão do país. Já sua mãe era atacante na primeira divisão feminina. Ela se aposentou três meses após engravidar.

O talento esportivo também foi transmitido para seus irmãos mais novos. Thorgan, 25, que está no elenco belga na Rússia, defende o Borussia Mönchengladbach (ALE); Kylian, 22, faz parte do time sub-23 do Chelsea; e Ethan, 14, está na base do Tubize.

Na infância jogou no mesmo clube do irmão mais novo. Foi lá que ele chamou a atenção do Lille, onde fez a maior parte de sua formação. Em entrevista recente, admitiu que torcia mais pelos rivais que pela seleção do seu país.

Seu objetivo agora é bater a seleção na qual se inspirou quando criança. Se conseguir fazer isso e levar a Bélgica a uma inédita final, o jogador pode até sonhar com o título de melhor do mundo.

Ficha técnica

FRANÇA

Lloris; Pavard, Umtiti, Varane, Lucas Hernandez; Kante, Pogba, Matuidi; Mbappe, Giroud, Griezmann. Técnico: Didier Deschamps.

BÉLGICA

Courtois; Alderweireld, Vertonghen, Kompany; Carrasco, Witsel, Fellaini, De Bruyne, Chadli; Hazard, Lukaku. Técnico: Roberto Martínez.

Árbitro: Andres Cunha (URU). Local: arena de São Petersburgo, nesta terça-feira, às 15 horas, com transmissão da Globo, SporTV e Fox Sports.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso