Diário da Região

    • -
    • máx min
06/07/2018 - 00h30min

TERRA DA CERVEJA

Conheça um pouco mais sobre a Bélgica

Conhecida pela bebida e pelos chocolates, a Bélgica busca agora o reconhecimento pelo futebol. E a torcida está empolgada com o time

Arquivo Pessoal Copo
Copo "La Corne", específico para tipo de cerveja

Cercada por França, Alemanha, Luxemburgo e Holanda, a Bélgica é conhecida mundialmente pela variedade e qualidade de suas cervejas e chocolates. Mas quer ser reconhecida também pelo futebol. Para isso, o país de território de 30 mil quilômetros quadrados e população de 11 milhões tem de passar pelo Brasil nesta sexta-feira, 6, e seguir rumo a uma grande conquista no esporte. Empolgação da torcida não falta, principalmente pela geração de "ouro", que conta com jogadores como De Bruyne, Lukaku, Hazard, Courtois entre outros.

"Os belgas são doidos por futebol, então em cada jogo da seleção o país se organiza. A maioria se reúne em bares para acompanhar ou em praças para ver em um telão", disse o rio-pretense Breno Markesan, 32, que trabalha como cabeleireiro em um salão de beleza em Bruxelas, onde mora há quatro anos. "A cada gol marcado a euforia é a mesma que dos brasileiros, seguida de barulhos e gritaria. E a cada fim de partida segue-se uma passeata de carro com muitas buzinas", acrescentou.

O rio-pretense garante que torcerá para o Brasil e que o país europeu espera ansioso a partida das quartas de final. "No salão de beleza em que trabalho, todo tempo rola uma brincadeira sobre o tão esperado jogo. Mas certamente na sexta-feira o país vai parar pra ver, os bares vão estar lotados e as principais praças da cidade com multidões."

A paixão belga por futebol talvez possa ser explicada pela fundação da Fifa, em 1904. Juntamente com Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Suécia e Suíça, a Bélgica também fez parte dos países criadores do órgão internacional que gerencia o futebol.

Conhecidos como Diabos Vermelhos, a quase eliminação da Copa da Rússia para o Japão acendeu o sinal de alerta nos torcedores. "A partida das oitavas levantou questionamentos. Os belgas esperavam uma vitória tranquila, algo que definitivamente não aconteceu", comentou Breno.

Cultura

Pelo olhar do rio-pretense, os belgas têm um modo simples de viver em que tudo é prático e acessível. Além dos chocolates, da cerveja e agora do futebol, os belgas são famosos pelos waffles e pelas batatas fritas. "Elas têm origem na Bélgica, embora seu exato lugar seja incerto. O país também é conhecido pelas diversas marcas de chocolate e bombons como Côte d'Or, Neuhaus, Leonidas e Godiva", explicou.

A Bélgica também produz mais de 1100 variedades de cerveja. "A cerveja trapista Westvleteren Brewery tem sido repetidamente classificada como a melhor do mundo. A maior cervejaria do planeta em volume de produção é a Anheuser-Busch InBeve, também belga", disse Breno. Cada tipo de cerveja no país possui um copo específico para consumo.

Diferenças

A principal diferença do país europeu para o sul-americano é o clima e os traços de personalidade. "A maior parte do tempo é frio e com isso as pessoas tendem a ser mais reservadas e secas, pois nessas épocas não há muita luz solar, deixando as ruas com um aspecto triste", afirmou o rapaz. "Nós, brasileiros, somos rapidamente reconhecidos pela autoestima e pelo carisma", acrescentou.

(Colaborou Victor Stok)

A Bélgica

O país

Tem 30 mil quilômetros quadrados e uma população média 11 milhões de habitantes. Localizado entre França, Holanda, Luxemburgo e Alemanha, a capital Bruxelas é também capital do Parlamento Europeu, sede das reuniões da União Europeia. São três idiomas oficias: francês, neerlandês e alemão

Cidades

Além de Bruxelas, as cidades de Antuérpia e Bruges (foto) estão entre as mais visitadas do país. Cidade portuária localizada ao norte do país, nas margens do rio Escalda, Antuérpia é conhecida por ser local de lapidação de diamantes. Bruges possui inúmeros canais que a atravessam e há diversos passeios oferecidos aos turistas

Gastronomia

A batata frita pode ter origem belga, segundo alguns historiadores, e tradicionalmente acompanha as refeições no país. Outra comida típica é o "moule", uma espécie de marisco. É comum nos restaurantes e bares a combinação entre os mexilhões e as batatas, conhecida como "moules et frites". Waffles e os famosos chocolates belgas também são tradicionais e dão água na boca dos turistas

Cervejas

A bebida típica da Bélgica é a cerveja, já que o país apresenta a maior variação de sabores do mundo. No Delirium Café, bar localizado em Bruxelas, podem ser encontrados mais de 3000 rótulos cervejeiros. Cada tipo de cerveja tem um copo específico. De acordo a consultoria Euromonitor, os belgas bebem em média 81 litros de cerveja por ano. Nesse quesito, eles ganham dos brasileiros, que bebem em média 62 litros

Música

Cada região belga possui sua própria cultura de acordo com as três línguas oficias do país. As músicas mais ouvidas são as de variedade francesa, como as da cantora Louane (foto), o rapper Maitre Gims e o cantor Slimane.

Quadrinhos

O famoso personagem das histórias em quadrinhos Tintim foi criado pelo belga Georges Prosper Remi, conhecido como Hergé, em 1929. O personagem, jovem repórter e viajante belga, era auxiliado por Milu, seu fiel cão e escudeiro. A série virou animação no cinema em 2011

Pintura

Considerado um dos principais pintores surrealistas, René Magritte (foto) é belga e nasceu em Lessines, em 21 de novembro de 1898. Procurava contrastar a realidade dos objetos e sua atmosfera irreal com o ambiente.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso