Diário da Região

    • -
    • máx min
10/07/2018 - 23h06min

OPORTUNIDADE

Ciee disponibiliza 500 vagas de estágio

Estudante deve atualizar dados do cadastro na entidade para não perder vaga

Divulgação Jovem Guilherme Ferreira faz Direito e está no segundo estágio: certeza de que era carreira certa
Jovem Guilherme Ferreira faz Direito e está no segundo estágio: certeza de que era carreira certa

Entrar no mercado de trabalho é um desafio para quem está no início de carreira. Para isso, as empresas de estágios disponibilizam vagas no Ensino Médio, Técnico e Superior. O Centro de Integração Empresa Escola (Ciee) de Rio Preto oferece 500 vagas no segundo semestre para estudantes que não possuem experiência.

Segundo a supervisora do Ciee, Daniela Sandrini, o período do ano é considerado favorável para quem busca a primeira oportunidade profissional. "As vagas são abertas automaticamente por conta da formação dos candidatos. Alguns chegam à efetivação, outros acabam dispensados, como em órgãos públicos, onde não há essa possibilidade, ou pela indisponibilidade das empresas em contratar."

Segundo Daniela, no estágio, assim como em qualquer outra atividade profissional, é fundamental que haja algum tipo de conhecimento. "Uma experiência anterior treina e molda o candidato. Um bom trabalho de postura e comunicação, além do conhecimento em informática, são diferenciais na hora da contratação."

A maior concentração de vagas de estágio permanece no Ensino Superior. Atualmente, o Ciee disponibiliza 200 vagas na área de Administração, 50 em Pedagogia, 70 para Publicidade, 30 em Informática, 100 vagas de Ensino Médio e 50 em outras áreas. Na Estagilize, há 80 vagas distribuídas nas áreas de Administração, Comunicação Social, Pedagogia e Tecnologia da Informação.

O estágio permite ao aluno colocar em prática aquilo que aprende na teoria. Em alguns casos, a remuneração também se torna a única renda da família. "A função do estágio é adequar o candidato ao mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo", diz Daniela.

Para conseguir uma oportunidade é importante o estudante manter seu cadastro atualizado - basta ir a uma unidade do Ciee, fazer o processo pelo site www.ciee.org.com.br ou ligar no (17) 3003-2433. Também vale procurar agências que atuem especificamente nessa área. O telefone da Estagilize é (17) 3302-4000 e o site, www.estagilize.com.br.

Benefícios

Os benefícios do estágio não são apenas para o estudante. O empresário que opta por ter esse tipo de aprendiz também ganha com sua presença. De acordo com Elaine Pineda Ramires Ianelli, diretora da agência Estagilize, um deles é treinar o estudante segundo a cultura da empresa. "Os alunos podem trazer novas ideias e, além disso, há ainda vantagens fiscais e trabalhistas."

Algumas atitudes podem ajudar a conseguir uma vaga, outras podem tirar o candidato do processo. Segundo Elaine, as principais características procuradas são a versatilidade e o conhecimento sobre os assuntos da atualidade. "Especializar-se na área desejada também contribui", diz.

(colaborou Larissa Lima)

Fique de olho

Estas são as atitudes que mais dispensam candidatos nos processos seletivos:

  • Atrasos exagerados
  • Uso de celular
  • Postura comportamental
  • Vestuário inapropriado
  • Nervosismo na comunicação
  • Perfis inadequados nas redes sociais

Saiba mais

  • A jornada de trabalho é de seis horas diárias e 30 semanais para estudantes do Ensino Superior, Educação Profissional de Nível Médio e Ensino Regular
  • A jornada é de quatro horas diárias e 20 semanais para estudantes de Educação Especial e dos anos finais do Ensino Fundamental, na modalidade profissional de Educação de Jovens e Adultos
  • A duração do estágio na mesma empresa não pode exceder dois anos
  • O estagiário poderá receber bolsa ou outra forma de contraprestação, a qual venha a ser acordada, sendo compulsória a sua concessão. Ou seja, se o estágio não for obrigatório, é imprescindível que o aluno receba por suas funções
  • Se o estágio tiver duração igual ou superior a um ano, o estagiário tem direito a um período de recesso de 30 dias, preferencialmente durante suas férias escolares

Fontes

Nova Lei do Estágio e Elaine Ianelli, diretora da Estagilize

Prática determinante na carreira

O jovem Guilherme Augusto Santana Ferreira, 20 anos, está no segundo estágio e no terceiro ano da faculdade de Direito. "No processo seletivo para o primeiro estágio tinha umas 15 pessoas concorrendo. Não estava muito confiante, pois o pessoal estava de roupa social e eu estava de calça jeans. Consegui ser contratado e fiquei um ano e nove meses na empresa, ganhando um salário mínimo."

Atualmente, o estágio em um escritório de advocacia tem carga horária de seis horas e salário de R$ 1,2 mil. Guilherme investe o dinheiro em um consórcio de moto, utiliza para o lazer e paga suas demais despesas pessoais. "O estágio foi um fator determinante na minha vida, pois me ajudou a ter a certeza do que eu queria profissionalmente. Quando comecei, tive a certeza de que gostaria de seguir na área do Direito, então peguei amor pela profissão", cita.

Segundo Guilherme, foi o estágio quem o fez se manter na área. "O primeiro ano da faculdade foi muito teórico, pensei até em parar. Mas, ao entrar no escritório de advocacia, vi um mundo totalmente diferente das aulas. A cobrança é a mesma, mesmo sendo estagiário. As horas estagiando também me ajudaram a ter facilidade em algumas matérias. Pretendo fazer uma pós ou uma especialização após o término da faculdade, e, quem sabe, ser efetivado na empresa onde sou estagiário." (LL)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso