Diário da Região

    • -
    • máx min
14/07/2018 - 00h30min

SOBE E DESCE

Aumenta o movimento no aeroporto de Rio Preto

Aeroporto de Rio Preto teve crescimento de 13% nos pousos e decolagens nos cinco primeiros meses deste ano em relação a 2017. Número que levou o Daesp a restringir horários de aulas dos novos pilotos

Fotos: Johnny Torres 13/7/2018  Aeronave aterrissa no aeroporto de Rio Preto
Aeronave aterrissa no aeroporto de Rio Preto

O sobe e desce de aviões no aeroporto Eribelto Manoel Reino, em Rio Preto, aumentou 13% de janeiro a maio deste ano em relação ao mesmo período de 2017. Os pousos e decolagens passaram de 8.907 para 10.092. Crescimento que levou o Departamento Aeroviário do Estado (Daesp), que administra a unidade, a restringir horários das aulas de instrução de novos pilotos.

O aumento no fluxo de aeronaves no aeroporto foi registrado depois que as obras de reforma e ampliação foram entregues, em novembro de 2017. Agora, são mais aeronaves comerciais e particulares que chegam e saem de Rio Preto. O movimento de passageiros também teve aumento no período. Foram 282.833 passageiros em 2017 contra 314.595 em 2018, um aumento de 31.762 passageiros, o que representa aumento de 11%.

Em média, os cinco primeiros meses deste ano registraram 67 pousos ou decolagens por dia. O que levou à intervenção do Daesp. De acordo com a medida, estão proibidos voos de instrução durante a semana nos horários das 8h às 12h; 15h às 18h e 19h às 21h. Nos finais de semana, as aulas de instrução não serão permitidas nos sábados das 8h às 12h e nos domingos das 18h às 21h. Antes, as aulas eram liberadas em qualquer horário.

A nova determinação passou a valer na última quinta-feira, 12, após a publicação de um comunicado de Aviso aos Aeronavegantes (NOTAM, em inglês) pelo Departamento de Controle de Tráfego Aéreo (Decea), responsável pelo controle estratégico do espaço aéreo brasileiro e subordinado ao Ministério da Defesa e ao Comando da Aeronáutica.

Segundo o Daesp, a medida vale até o dia nove de outubro e pode ser prorrogada de acordo com a necessidade. O órgão informa que a ação foi adotada para garantir a segurança das operações aéreas e dos usuários.

Atualmente, para obtenção do brevê de um piloto comercial é preciso ter em média 150 horas entre voos diurnos e noturnos. Para pilotar aeronaves particulares a exigência é de 40 horas de voo. A restrição vai impactar principalmente alunos que dependem dos horários para completarem o curso de formação.

"Na formação do profissional é essencial que ele opere em regiões e horários de fluxo, ele precisa aprender a lidar em qualquer situação, não ficando restrito somente em horários de menor fluxo", explica presidente do aeroclube de Rio Preto, Leandro Amaral Costa Abelaira.

A medida não afeta apenas Rio Preto. "Os aeroclubes de toda a região que treinam os voos de navegação em rota pra cá também serão afetados, pois não poderão pousar aqui nesses horários", explica o piloto Rodrigo da Cunha.

As obras de ampliação e modernização do terminal de passageiros do aeroporto de Rio Preto custaram R$ 21,9 milhões para o governo do Estado. O local foi ampliado de dois mil para seis mil metros quadrados (m²). As salas de desembarque foram ampliadas de 150 m² para 450 m². O saguão central recebeu nove balcões, com 21 posições de check-in. Os sistemas de esteiras de transporte de bagagem também foram ampliados e modernizados, e o estacionamento ganhou mais 200 vagas, passando de 100 para 300 vagas.

Torre de Controle

Em aeroportos de cidades maiores que possuem torres de controle, os controladores de tráfego controlam e ordenam o fluxo de aeronaves, o que aumenta a segurança. Em Rio Preto, as orientações para aeronaves que pousam e decolam são transmitidas apenas com o auxílio de um sistema de rádio.

A torre quem determina em qual cabeceira (lado da pista) a aeronave vai pousar e a vantagem é o contato visual com as aeronaves. Pelo atual sistema de orientação disponível, quem decide em qual cabeceira ocorrerá o pouso do avião é o piloto.

O Daesp informou que está em andamento um estudo sobre a implantação de uma torre de controle, em Rio Preto.

 

aeroporto

Movimentação no aeroporto (de janeiro a maio)

Passageiros:

  • 2017 - 282.833
  • 2018 - 314.595
  • Aumento de 11%

Pousos e decolagens:

  • 2017 - 8.907
  • 2018 - 10.092
  • Aumento de 13%

horários que não podem ter mais instruções de voo:

Segunda a sexta-feira

  • 8h às 12h
  • 15h às 18h
  • 19h às 21h

Sábado

  • 8h às 12h

Domingo

  • 18h às 21h

Antes as aulas eram liberadas em qualquer dia e horário

(fonte: Daesp)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso