- sexta-feira, 13 de julho
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O sobe e desce de aviões no aeroporto Eribelto Manoel Reino, em Rio Preto, aumentou 13% de janeiro a maio deste ano em relação ao mesmo período de 2017. Os pousos e decolagens passaram de 8.907 para 10.092. Crescimento que levou o Departamento Aeroviário do Estado (Daesp), que administra a unidade, a restringir horários das aulas de instrução de novos pilotos.
O aumento no fluxo de aeronaves no aeroporto foi registrado depois que as obras de reforma e ampliação foram entregues, em novembro de 2017. Agora, são mais aeronaves comerciais e particulares que chegam e saem de Rio Preto. O movimento de passageiros também teve aumento no período. Foram 282.833 passageiros em 2017 contra 314.595 em 2018, um aumento de 31.762 passageiros, o que representa aumento de 11%.
Em média, os cinco primeiros meses deste ano registraram 67 pousos ou decolagens por dia. O que levou à intervenção do Daesp. De acordo com a medida, estão proibidos voos de instrução durante a semana nos horários das 8h às 12h; 15h às 18h e 19h às 21h. Nos finais de semana, as aulas de instrução não serão permitidas nos sábados das 8h às 12h e nos domingos das 18h às 21h. Antes, as aulas eram liberadas em qualquer horário.
A nova determinação passou a valer na última quinta-feira, 12, após a publicação de um comunicado de Aviso aos Aeronavegantes (NOTAM, em inglês) pelo Departamento de Controle de Tráfego Aéreo (Decea), responsável pelo controle estratégico do espaço aéreo brasileiro e subordinado ao Ministério da Defesa e ao Comando da Aeronáutica.
Segundo o Daesp, a medida vale até o dia nove de outubro e pode ser prorrogada de acordo com a necessidade. O órgão informa que a ação foi adotada para garantir a segurança das operações aéreas e dos usuários.
Atualmente, para obtenção do brevê de um piloto comercial é preciso ter em média 150 horas entre voos diurnos e noturnos. Para pilotar aeronaves particulares a exigência é de 40 horas de voo. A restrição vai impactar principalmente alunos que dependem dos horários para completarem o curso de formação.
"Na formação do profissional é essencial que ele opere em regiões e horários de fluxo, ele precisa aprender a lidar em qualquer situação, não ficando restrito somente em horários de menor fluxo", explica presidente do aeroclube de Rio Preto, Leandro Amaral Costa Abelaira.
A medida não afeta apenas Rio Preto. "Os aeroclubes de toda a região que treinam os voos de navegação em rota pra cá também serão afetados, pois não poderão pousar aqui nesses horários", explica o piloto Rodrigo da Cunha.
As obras de ampliação e modernização do terminal de passageiros do aeroporto de Rio Preto custaram R$ 21,9 milhões para o governo do Estado. O local foi ampliado de dois mil para seis mil metros quadrados (m²). As salas de desembarque foram ampliadas de 150 m² para 450 m². O saguão central recebeu nove balcões, com 21 posições de check-in. Os sistemas de esteiras de transporte de bagagem também foram ampliados e modernizados, e o estacionamento ganhou mais 200 vagas, passando de 100 para 300 vagas.
Torre de Controle
Em aeroportos de cidades maiores que possuem torres de controle, os controladores de tráfego controlam e ordenam o fluxo de aeronaves, o que aumenta a segurança. Em Rio Preto, as orientações para aeronaves que pousam e decolam são transmitidas apenas com o auxílio de um sistema de rádio.
A torre quem determina em qual cabeceira (lado da pista) a aeronave vai pousar e a vantagem é o contato visual com as aeronaves. Pelo atual sistema de orientação disponível, quem decide em qual cabeceira ocorrerá o pouso do avião é o piloto.
O Daesp informou que está em andamento um estudo sobre a implantação de uma torre de controle, em Rio Preto.
Movimentação no aeroporto (de janeiro a maio)
Passageiros:
Pousos e decolagens:
horários que não podem ter mais instruções de voo:
Segunda a sexta-feira
Sábado
Domingo
Antes as aulas eram liberadas em qualquer dia e horário
(fonte: Daesp)
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