Diário da Região

    • -
    • máx min
07/07/2018 - 00h30min

SAIDINHAS DO CPP

Presos não fogem, deixam de voltar, diz SAP

A Secretaria de Administração Penitenciária contestou a reportagem do Diário sobre os 532 detentos que escaparam do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) nos últimos dois anos, assim que ganharam o benefício da saidinha. Para o governo, os presos não fugiram, apenas "abandonaram o regime semiaberto", afirma em nota:

"Ressalvamos ainda que presos que se encontram em saída temporária não fugiram, e sim, não retornaram após o prazo."

Para a SAP, o CPP não é prisão, razão pela qual não dispõem de vigilância armada e nem é cercado por muralha. "A permanência do preso se caracteriza pelo senso de autodisciplina e autorresponsabilidade. Quando um preso não retorna, a pasta considera abandono de regime" informa a nota.

O promotor de Justiça aposentado Antonio Baldini entende que a SAP faz jogo de palavras ao tentar negar o expressivo número de foragidos do CPP.

"Se o preso não retorna para o CPP depois da saidinha é sim uma fuga, porque mesmo em regime semiaberto ele ainda não recebeu autorização judicial para ficar definitivamente em liberdade", argumenta o promotor.

Baldini criticou o que considera um expressivo número de saidinhas. A lei, segundo ele, permite até 35 dias de saída temporárias, mas a Justiça não é obrigada a conceder todos estes dias.

"Também não acho razoável sair mais de mil detentos na rua de uma vez. Será que todos passaram por rigorosa avaliação, principalmente psicológica, para saber se eles têm condições de sair?", questiona.

No final de junho, o juiz Zurich Oliva Costa Netto, da Vara de Execução Criminal, autorizou a saidinha a 1,6 mil presos, mas a SAP informou que foram 1.438 detentos que saíram. A diferença seria porque 120 presos preferiram ficar na unidade prisional.

Com a informação atualizada pelo governo estadual, o número de presos foragidos do CPP caiu de 67 para 66, porque um preso retornou fora do prazo.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso