Diário da Região

    • -
    • máx min
26/07/2018 - 00h30min

Parceria

Queimadas avançam e Defesa reforça ações

Em dois anos e meio foram identificados 2.338 focos de incêndios

Mara Sousa 25/7/2018 Fogo devasta área localizada no antigo IPA, na tarde de ontem
Fogo devasta área localizada no antigo IPA, na tarde de ontem

Nos últimos dois anos e meio, foram registrados 2.338 incêndios em Rio Preto, 73% deles em vegetação natural. O levantamento do Corpo de Bombeiros acende o alerta sobre o impacto que esse tipo de ocorrência, como a registrada na tarde desta quarta-feira, 25, na área do antigo IPA, provoca na qualidade do ar.

A concentração de poluição produzida principalmente pelas queimadas já chegou neste mês a níveis 7,4 vezes acima do recomendável pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Na medição diária, o material particulado oriundo da fuligem registrou picos de concentração 17,8 vezes acima da média aceitável.

Ao todo, entre 2016 e a última segunda-feira, dia 23, foram registrados 1.726 incêndios em vegetação natural. Para tentar reverter essa realidade, uma parceria entre a Associação de Bombeiros Comunitários do Interior Paulista e a Defesa Civil da cidade está sendo firmada para combater incêndios florestais.

Só neste ano, já ocorreram 383 incêndios em pontos em que os bombeiros civis poderiam atuar. Há 70 dias não chove na região de Rio Preto e os incêndios em vegetação ocorrem com frequência. "Principalmente nesta época de estiagem, é muito bem-vinda essa parceria, porque os bombeiros civis são treinados e capacitados para ir ao fronte, diferentemente dos agentes voluntários que temos na Defesa Civil, que são de apoio", afirmou diretor da Defesa Civil Coronel Carlos Lamin.

O incêndio na antiga área do IPA começou por volta das 13 horas, atingiu mata nativa e também uma área de preservação ambiental. O Corpo de Bombeiros precisou de seis viaturas e ajuda da Defesa Civil, Polícia Ambiental e caminhões pipa de usinas sucroenergéticas para conter as chamas. Até o fechamento desta edição, as equipes ainda estavam trabalhando no local.

A ideia de formar a parceria surgiu da Associação, que terá pelo menos 15 voluntários para atuar nesta frente. Os interessados irão participar de um treinamento nos dias 4 e 5 de agosto, quando serão abordados legislação, técnicas de prevenção e de combate a incêndios. "A nossa associação faz parte do Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU). A nossa responsabilidade é o objetivo 13, que aborda combate ao aquecimento global, justamente um dos principais fatores do aquecimento global são as queimadas", disse Rafael Valadão, diretor.

Campanha de alerta

A Defesa Civil conta com 36 agentes voluntários que atuam, por exemplo, em trabalhos administrativos e de Tecnologia da Informação (TI) e blitz educativas, como as realizadas nesta semana - segunda-feira, dia 23, e quarta-feira, dia 25, para conscientizar a população rio-pretense sobre os riscos causados pelas queimadas. Em conjunto com a Guarda Municipal, a ação é contra o descarte irregular da bituca do cigarro, apontada como uma das principais causadoras de incêndios em áreas verdes e pastagens.

A orientação é para que os motoristas e passageiros respeitem o Código de Trânsito e não joguem bitucas pela janela do veículo, como também não andem com o cigarro aceso para fora do carro. Quem desrespeitar e for pego pode ser penalizado com falta média, quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e R$ 130 em multa.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso