Diário da Região

    • -
    • máx min
08/07/2018 - 00h30min

CURSOS GRATUITOS

Centros de Línguas oferecem 564 vagas

Há oportunidades em escolas de Rio Preto e mais cinco cidades da região

A região de Rio Preto está com 564 vagas abertas para os Centros de Estudo de Línguas (CEL) das escolas estaduais. São aulas de espanhol, francês, mandarim e italiano. O curso é gratuito, bem como o material, que trabalha leitura, gramática e conversação. Os alunos também passam a conhecer aspectos culturais dos países, como teatro, história, culinária e música.

Em Rio Preto, a unidade que possui CEL é a Escola Estadual Monsenhor Gonçalves. São 70 vagas abertas para os cursos de espanhol, francês e italiano. Para se inscrever é necessário estar matriculado na rede estadual de ensino. As aulas são sempre ofertadas no contraturno escolar ou aos sábados e o aluno pode cursar mais de um idioma, desde que os horários sejam compatíveis.

Para se inscrever é preciso estar cursando a partir do 7o ano do Ensino Fundamental até o 3o ano do Ensino Médio em escola estadual ou estar matriculado no Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Os cursos têm duração de três anos. No início do próximo ano, novas vagas devem ser abertas, inclusive para inglês.

Caso o aluno conclua a última etapa da educação básica antes de terminar a formação na língua que escolheu, pode continuar frequentando as aulas normalmente.

Ao final do curso, o estudante recebe um certificado. Durante a formação, tem a oportunidade de se destacar e viajar para países como Argentina, Inglaterra e França.

Para se inscrever, os candidatos devem comparecer ao CEL mais próximo e apresentar cópia do documento de identidade (RG) e declaração de matrícula em escola da rede estadual com número do Registro de Aluno (RA).

Se o aluno for menor de idade, é necessária a presença dos pais.

Centro de Estudo de Línguas

Confira as oportunidades

  • Rio Preto - Escola Estadual Monsenhor Gonçalves - 70 vagas para espanhol, francês e italiano. Endereço: Rua Presciliano Pinto, número 949, Boa Vista. Telefone: (17) 3235-2435.
  • Catanduva - Escola Estadual Barão do Rio Branco - 200 vagas par mandarim, espanhol e italiano.
  • José Bonifácio - Escola Estadual Severino Reino - 140 vagas para espanhol.
  • Mirassol - Escola Estadual Genaro Domarco - 109 vagas para espanhol.
  • Novo Horizonte - Escola Estadual Mario Florence - 20 vagas para espanhol.
  • Votuporanga - Escola Estadual Doutor José Manoel Lobo - 25 vagas para francês.

Nas diretorias de ensino de Fernandópolis e Jales não estão abertas vagas neste semestres, mas os cursos iniciados terão continuidade.

Quem pode se inscrever

Para se inscrever é preciso estar cursando a partir do 7o ano do Ensino Fundamental até o 3o ano do Ensino Médio em escola estadual ou estar matriculado no Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Como se inscrever

Basta comparecer à unidade do curso com cópia do documento de identidade e declaração de matrícula em escola da rede estadual com número do Registro do Aluno. Se o estudante for menor de idade, precisa ser acompanhado por um dos pais ou responsáveis.

As vantagens do curso

O curso é inteiro gratuito (inclusive o material) e as aulas acontecem no contraturno escolar. Além do idioma, o aluno conhece mais sobre a cultura e, caso se destaque, pode ter a oportunidade de ir estudar de graça fora do país.

Fonte: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso