Diário da Região

    • -
    • máx min
20/07/2018 - 21h39min

AMAZONA E CAVALEIROS

Paixão pelos cavalos, crianças começam cedo no hipismo

Conheça Valentina, Leonardo e João: crianças que saltam alto com seus cavalos no hipismo

Johnny Torres 18/7/2018 Da esquerda para a direita: o professor Fred; João Victor, no cavalo Sputnik; Valentina Alves, no cavalo Pixote; Leonardo Madalhano, na égua Rainha e o professor Daniel
Da esquerda para a direita: o professor Fred; João Victor, no cavalo Sputnik; Valentina Alves, no cavalo Pixote; Leonardo Madalhano, na égua Rainha e o professor Daniel

Um carinho especial antes da competição aos seus companheiros de esporte e muita concentração durante o treinamento. Essas são algumas das estratégias que Leonardo, Valentina e João Victor usam durante as disputas do hipismo. Os dois cavaleiros e a amazona - como são conhecidos os atletas do esporte - já ganharam inúmeras medalhas e troféus, mas para eles o mais importante mesmo é a paixão pelos cavalos.

A égua Rainha e os cavalos Pixote e Sputnik são os protagonistas de uma história de carinho entre as crianças e os animais. Mas quando questionadas sobre os motivos de escolher o hipismo como esporte todas apresentam a mesma resposta. "Eu gosto muito de cavalo e de pular com ele", disse Valentina Alves.

Para Leonardo Madalhano, o mais prazeroso do esporte é a sensação de saltar. "Eu tinha 5 anos quando montei em um cavalo pela primeira vez, lembro que subi uma montanha em Campos do Jordão. E foi lá que me apaixonei".

Além de ser uma ótima oportunidade de controle e disciplina, o esporte também ajuda no controle da ansiedade. João Victor Calixto Pedrosa, que faz hipismo há dois anos, conseguiu ter maior controle emocional depois que começou a praticar. "Depois que ele começou o hipismo, abandonou fonoaudiólogo e psicólogo", afirmou a mãe, Elisangela Calixto de Brito.

Somando inúmeras medalhas, os três pequenos campeões também são colecionadores de troféus, disputando competições estaduais e até nacionais. "Acredito que o mais importante, independentemente de competirem, ganharem ou não, é apreenderem a ter o controle do animal e a gostarem principalmente de cavalo. Isso tudo em contato com a natureza", disse o professor de hipismo da Hípica Villa Real Daniel de Mello Gobbo.

Ele explica que além dos benefícios do esporte em equilíbrio, controle do animal e disciplina, o hipismo ajuda no amadurecimento da criança. "No começo elas vão mudando de cavalo, até que encontrem um animal compatível, é um 'conjunto' essa relação entre a criança e o cavalo. Quanto mais cavalos montam, mais rápido evoluem".

A mãe de Leonardo, Elaine, conta que antes o filho era mais urbano e brincava em casa, mas depois que começou o hipismo se apaixonou pela vida no campo. "Ele gosta de ajudar os tratadores, percebo uma sinergia muito grande e rápida entre o Léo e os animais".

"Acho que todas as mães devem verificar a paixão que os filhos têm, isso é importante no desenvolvimento das crianças, no caso da minha filha é o cavalo", completou a mãe Wilza Maria Alves.

(Colaborou Rone Carvalho)

Vamos dar risada

E a maçã?

A mãe pergunta para seu filho:

- Cadê a maçã que estava aqui na mesa?

Seu filho responde:

- Dei para um menino faminto.

A mãe pergunta:

- Quem era esse menino?

E o garoto diz:

- Eu, mamãe.

Veterinário

Crianças, como se diz cachorro em inglês?

- Dog.

Então, como se diz veterinário em inglês?

E Joãozinho responde:

- Muito fácil, professora:

Dog-tor.

Agendinha

Teatro infantil

O teatro vai ser atração neste fim de semana no Riopreto Shopping. Neste ano, a programação vai contar com dez espetáculos de grupos de Rio Preto e Catanduva. Todos serão apresentados gratuitamente. Neste sábado, às 17 horas, tem a peça O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, e, no domingo, Show de Bonecos.

Feira do livro

Até 31 de julho será realizada a Feira do Livro no shopping Iguatemi Rio Preto. O evento visa incentivar o hábito da leitura e criar desde cedo a paixão pelos livros. São mais de três mil títulos de livros infantis, com preços a partir de R$ 5. As crianças podem entrar e manusear os livros à vontade.

Cinema

Quer uma boa pedida para toda a família neste fim de semana e ainda de férias? O cinema é uma ótima opção. Continua em cartaz o filme Os Incríveis II.

Minha dica é...

O Rei Oscar

Minha dica é o Rei Oscar e o Pernilongo. Eu gostei dele porque tinha um senhor de um grande e majestoso castelo, que era muito mau. Apesar de ser belo, todo mundo o considerava carrancudo, seus lábios nunca se abriam num sorriso, e suas mãos só se erguiam para emitir ordens.

Mateus Wilson Benevide da Silva, 9 anos

 

Leitura bacana

Divulgação Marcelo, marmelo e martelo
Marcelo, marmelo e martelo

Conheça Marcelo

Texto: Ruth Rocha

Editora: Salamandra

Nesta história divertida, você vai conhecer situações reais do cotidiano de um jeito que procura ser simples e de modo colorido. Os personagens dos três contos que compõem este livro são crianças que vivem no espaço urbano. Elas resolvem seus impasses com muita esperteza e vivacidade; Marcelo cria palavras novas, Teresinha e Gabriela descobrem a identidade na diferença, e Carlos Alberto compreende a importância da amizade.

 

Mostre o seu desenho

Crianças de até 12 anos podem participar da seção enviando uma foto em que mostrem um desenho para o WhatsApp do Diário (17) 99129-7019

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso