Diário da Região

    • -
    • máx min
14/07/2018 - 00h30min

FUTUROS MOTORISTAS

Criançada conhece leis do trânsito em "minicidade"

Em cidade do trânsito em miniatura, crianças aprendem na prática sobre os cuidados na direção

Mara Sousa 24/5/2018 Vitória Bento,
Pedro Henrique
e João Pedro Cabral
aprenderam na prática
a legislação de trânsito
Vitória Bento, Pedro Henrique e João Pedro Cabral aprenderam na prática a legislação de trânsito

Ligar o carro e acelerar, mas será que você não se esqueceu de nada? Exatamente, faltou o uso do cinto de segurança. E foi essa uma das dicas repassadas durante a visita de estudantes da escola Olga Mallouk Lopes da Silva e Darcy Ribeiro, de Rio Preto, na minicidade do trânsito, montada no shopping Cidade Norte. O tema discutido em sala de aula ganhou o campo prático de aprendizado através de simulações do funcionamento de semáforos e até da faixa de pedestre.

A atividade contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal e da Guarda Civil Municipal de Rio Preto. Entre as dicas: o respeito à velocidade permitida na via, ao semáforo e, principalmente, ao pedestre. Todas as dicas foram colocadas em prática pelos alunos em um circuito interativo que imita o trânsito na vida real, substituindo os carros pelas bicicletas.

"A gente aprendeu a como se comportar no trânsito, isso é muito importante, para quando eu crescer poder tirar carteira de habilitação, saber o que é um 'pare' e como devo fazer quando dirigir pelas ruas de Rio Preto," disse, alegre, João Pedro Cabral Gonzaga, de 9 anos.

O menino ressalta a importância da educação do condutor no trânsito. "As pessoas não sabem respeitar umas às outras. Normalmente, xingam no trânsito e brigam por uma simples vaga de estacionamento e isso não pode acontecer."

Pedro Henrique da Silva, de 9 anos, sonha em ser policial para diminuir o número de acidentes no trânsito, e foi com a experiência que ele pôde apreender mais sobre os cuidados. "Agora sei que tenho que parar para o pedestre passar, ver as placas para não entrar em caminhos errados e respeitar o próximo no trânsito," falou o menino.

Com inúmeros acidentes diariamente em todo o País, o respeito no trânsito foi debatido pela criançada servindo de conscientização dentro de casa, como destaca Vitória Helena Alves Bento: "Meu pai sofreu acidente de trânsito, aqui posso ver um pouco mais sobre o porquê de ainda termos tantos acidentes no Brasil," comenta a menina, de 10 anos.

Como mensagem eles sabem que apreender no trânsito, é saber respeitar as leis, mas, principalmente, os outros condutores que todos os dias se aventuram por ruas, avenidas e rodovias de todo o País.

(Colaborou Rone Carvalho)

 

Vamos dar risada

Quem conta um conto...

A garotinha estava concentrada em frente ao teclado do computador do seu pai, usando um editor de textos. Como o pai ficou a observar, ela explicou que estava escrevendo um conto.

- Ah, bom. E sobre o que é este conto?

- Eu ainda não sei ler.

Sinceridade

- Devemos nos alimentar de forma correta - dizia a professora. Paulinha, dê um exemplo de alimento que engorda!

- Pão, professora.

- Exatamente, pão é um dos alimentos que mais engorda.

- Errado - gritou o aluno lá do fundo. Quem engorda é quem o come.

 

Agendinha

Chapeuzinho Vermelho

Em clima de despedida, o FIT traz uma história para toda família neste sábado, 14. No espetáculo Chapeuzinho Vermelho, uma menina deseja sair de casa. Alertada pela mãe, ela depara com tudo o que o caminho e o lobo representam em termos de medo. A peça é às 15h, no Teatro Paulo Moura.

Férias no circo

Neste domingo, às 16h, tem atração circense no Iguatemi Rio Preto. O espetáculo narra a trajetória de uma criança que buscava seu lugar dentro de uma família no circo. O evento é gratuito, sendo necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais.

Cinema

Se você gosta de cinema em família tem uma ótima opção. A estreia do filme Hotel Transilvânia 3 é atração nos cinemas. No filme, Drácula é surpreendido com um presente da querida filha: férias em um cruzeiro. Ele se encanta pela comandante, que, no entanto, esconde um segredo nada amigável.

 

Minha dica é...

Divulgação Minha Dica é ...
Minha Dica é ...

Isto é um poema

Minha indicação é o livro Isto é um poema, pois ensina o que é um poema. A história fala que o peixe do personagem está morrendo e como ele fica triste por isso. Eu indico porque tem uns personagens malucos, incluindo o vendedor de bicicletas que canta enquanto arruma as rodas.

Morgana Viana da Silva, 9 anos

 

Leitura bacana

Divulgação Pinguim de mochila
Pinguim de mochila

Pinguim de mochila

  • Texto: Eliana Sá
  • Editora:

Já imaginou um pinguim de mochila? Esse é o nome do livro de Eliane Sá, que conta sobre o passeio de uma menina em um zoológico. E foi lá que ela encontrou um novo amigo, um pinguim, o ajudando a sair de uma fria. Repleto de ilustrações coloridas e com uma história divertida, Pinguim de Mochila é recomendado para crianças a partir de três anos de idade.

 

mostre o seu desenho

Crianças de até 12 anos podem participar da seção enviando uma foto mostrando um desenho para o WhatsApp do Diário (17) 99129-7019

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso