Com perspectivas positivas para o mercado latino-americano, o segmento do turismo de luxo segue apostando nessa clientela. Experiências exclusivas, sustentabilidade e o uso da tecnologia a serviço da customização são tendências entre novidades e destaques apresentados na ILTM Latin America, evento que mobilizou o representantes do setor de todo o mundo em maio em São Paulo.
Four Seasons
Após muitos anos de negociações, a rede Four Seasons abre em São Paulo, em outubro, sua primeira unidade no Brasil. As reservas poderão ser feitas a partir de 10 de julho, para diárias começando em R$ 1.300. O hotel, com 258 acomodações, fica na Avenida das Nações Unidas 14.401, em Santo Amaro. Quem quiser apenas conhecer o hotel, investimento da Iron House, empresa do Grupo Cornélio Brennand, de Pernambuco, poderá fazer uma visita ao bar ou ao restaurante, abertos a não-hóspedes, sugere o gerente-geral Michael Schmid. O restaurante, com conceito italiano e toque brasileiro, está a cargo do chef Paolo Lavezzini, que deixou o Fasano al Mare, no Rio.
Com 29 andares, o FS Nações Unidos tem 14 pisos dedicados ao hotel nos andares inferiores e 14 andares de residências nos superiores. O rooftop será de uso exclusivo dos proprietários residentes. O projeto, feito pela HKS Architects e pelo grupo brasileiro Aflalo/Gasperini Arquitetos, tem interiores dos apartamentos assinados por Arthur Casas.
Em todos os hotéis da rede, a partir deste ano, os hóspedes passam a ter acesso ao Four Seasons App, ferramenta de chat para troca de mensagens com a equipe do hotel.
"Baixando o aplicativo, o hóspede pode pedir uma reserva no restaurante, ou room service. É um serviço bem personalizado. Cada hotel tem sua equipe. Tem sempre alguém para responder, em diferentes idiomas, em qualquer parte do mundo", conta Michael.
Para fãs
Na rede Mandarin Oriental, a fidelidade do hóspede é recompensada com o recém-lançado "programa de reconhecimento" Fans of MO. Informando suas preferências pessoais, os clientes mais fiéis da rede poderão ter, além de wi-fi gratuito, acesso a ofertas e mimos exclusivos. Os benefícios incluem early check-in, late check-out, crédito no spa ou em refeições, café da manhã, upgrade etc.
Las Vegas do Caribe
Com a abertura do hotel Rosewood, o complexo Baha Mar, nas Bahamas, completou sua etapa final de desenvolvimento. Situado em Cable Beach, soma 2.300 acomodações distribuídas em três hotéis: Grand Hyatt (1.800 quartos) e SLS (299 apartamentos), abertos no ano passado, e, agora, o Rosewood, com 241 acomodações (com diárias a US$ 479, para datas a partir de julho).
Por ostentar o maior cassino do Caribe, com 10 mil m², o Baha Mar se projeta como a Las Vegas da região. O complexo de US$ 4,2 bilhões abriga o primeiro spa caribenho da marca Espa, acessível aos hóspedes dos três hotéis, enquanto o Rosewood terá um spa exclusivo: o Sense. No Baha Mar há 30 lojas de grifes de luxo, 40 restaurantes e campo de golfe de 18 buracos, com a chancela de Jack Nicklaus.
Para os millennials
Lima e Santiago ganharam mês passado hotéis do grupo americano Hyatt. Os dois foram criados sob a bandeira Centric, voltada para os millennials, com bares e restaurantes frequentados também por locais. Nos quartos, produtos e "amenities" afinados com padrões de sustentabilidade, como produtos de banheiro da marca Beekind.
No Peru, o Hyatt Centric San Isidro Lima (diárias a US$ 252) fica na Avenida Basadre, próximo a escritórios corporativos, embaixadas, restaurantes e ao sítio arqueológico Huaca Huallamarca e ao bosque El Olivar. Em Santiago, o hotel fincado em Las Condes, bairro residencial com áreas verdes e boa infraestrutura comercial, como o shopping Parque Arauco. Em seu rooftop, janelões dão vista para os Andes e prédios da chamada "Sanhattan". Diárias a US$ 310.
Resort na Toscana
Foi inaugurado no ano passado o resort Il Castelfalfi Blue Selection, um cinco estrelas, a 12km de Montaione, entre Pisa e Florença, na Toscana. A vila medieval de origem etrusca foi restaurada, e nela funciona um pequeno centro comercial com lojas, serviços e galerias de arte. Ao lado, foi erguido um resort com 120 acomodações, um vinhedo próprio e o maior campo de golfe da Toscana. As diárias ficam em torno de 342 euros.
A Blue é a nova marca de resorts voltados para experiências personalizadas da operadora alemã TUI. A TUI é a maior corporação de turismo do mundo. E a bandeira Blue Selection identifica o segmento luxo desta marca. O Il Castelfalfi é o primeiro resort desta linha.