Diário da Região

    • -
    • máx min
07/07/2018 - 00h30min

INVERNO FAVORÁVEL

Veja quais procedimentos cirúrgicos são mais favoráveis no inverno

Estação mais fria do ano é ideal para a realização de tratamentos estéticos e cirurgias plásticas

Stock Images/Divulgação Cuidados com a pele durante o inverno
Cuidados com a pele durante o inverno

A estação mais fria do ano desponta-se como o período ideal para a realização dos mais variados tratamentos de beleza. Como as pessoas ficam por menos tempo expostas ao sol e as temperaturas são mais baixas, a recuperação é mais rápida, confortável e segura.

Segundo o dermatologista João Carlos Pereira, diretor da Clínica Derm, de Rio Preto, a procura por tratamentos estéticos aumenta em 30% no período do inverno, tanto por mulheres como por homens. "Os homens cada vez mais recorrem aos mesmos procedimentos das mulheres para melhorar a aparência", sinaliza.

O dermatologista garante que o inverno, sim, é ideal para realizar procedimentos que promovem o resgate da pele envelhecida, manchada pelo sol ou pelo melasma, além da possibilidade de eliminar rugas, vincos, cicatrizes de acne, alterações de textura, sulcos na face e estrias, celulite e gordura localizada no corpo e até mesmo restauração capilar.

No entanto, Pereira destaca que, antes de realizar qualquer tipo de tratamento estético, é preciso fazer uma avaliação detalhada da pele. A Clínica Derm conta com um aparelho de imagem digital que promove um verdadeiro raio-x do tecido cutâneo. "Com esse aparelho, é possível detectar imperfeições e formatar um programa personalizado, de acordo com a necessidade e o desejo de cada pessoa", explica.

A tecnóloga em estética e cosmetologia Nathalia Goes, diretora da clínica Dr. Laser, também de Rio Preto, ainda destaca que os cuidados com a hidratação da pele precisam ser redobrados no inverno, pois a diminuição da ingestão de líquidos, os banhos quentes, além da própria queda da temperatura e da umidade relativa do ar, podem causar ressecamento.

"Mesmo as pessoas que têm a pele oleosa, com maior produção de sebo, devem ficar atentas. Alguns procedimentos estéticos promovem a hidratação da pele, além de outros benefícios, mantendo-a saudável e iluminada o ano inteiro. E essa época é muito favorável aos tratamentos faciais, por ser preciso evitar a exposição ao sol para obter os resultados desejados", comenta ela, que cita como exemplos a revitalização facial, o peeling e a máscara de ouro. 

Combinação de tratamentos

Entre as novidades desta temporada de beleza, o dermatologista conta que a combinação de tratamentos é cada vez mais utilizada na face. "Os tratamentos faciais mais procurados são os lasers de baixa potência e ácidos que vão 'trocar a pele' envelhecida suavemente por uma nova, como o Hollywood Pell, assim como os preenchimentos faciais que recompõem o subcutâneo, melhorando os volumes e o relevo da face, além da toxina botulínica, que reduz a atividade da musculatura facial, pescoço e colo, eliminando rugas de expressão", enumera o diretor da Clínica Derm, que completa: "Essa ação tridimensional entre músculos, subcutâneo e superfície da pele determina um tratamento global da face, envelhecida ou não."

Para o dermatologista, o destaque da temporada está no tratamento subcutâneo com os bioestimuladores de colágeno (cálcio hidroxiapatita, ácido polilático e prolicaprolactone), para quem deseja firmar a pele sem o efeito preenchedor. "Sua indicação ultrapassa a fronteira da face e pescoço e vai até a face interna dos braços, coxa e abdômen", destaca.

Segundo Pereira, os resultados deste procedimento não são imediatos - é possível percebê-los a partir de 60 dias, principalmente quando o tratamento é associado a tecnologias a laser e robótica, radiofrequência e ultrassom. "A perda ou deslocamento da gordura facial acentua os sulcos e surgem depressões na face, deixando uma imagem triste e cansada no rosto. Por isso, recuperar o subcutâneo é fundamental para reorganizar ou alterar os volumes da face", destaca.

Para quem busca resultados mais imediatos, o dermatologista indica os preenchedores à base de ácido hialurônico, com sua densidade variável de acordo com a localização e o plano de correção. "O resultado traz de volta os volumes e o relevo suave da juventude."

Cirurgias plásticas em alta

Divulgação Julho é o mês das cirurgias plásticas por conta das baixas temperaturas que o inverno proporciona
Julho é o mês das cirurgias plásticas por conta das baixas temperaturas que o inverno proporciona

O período do inverno também é ideal para as cirurgias plásticas. Uma das vantagens é a estética, já que ninguém quer exibir cicatrizes e marcas durante o verão.

Com as baixas temperaturas, o inchaço ocasionado pelo procedimento cirúrgico pode ser menor se comparado com dias mais quentes. "Isso é mais evidente para cirurgias como lipoaspiração, abdominoplastia, cirurgia da face, em que o inchaço é mais acentuado. Outro ponto a considerar, segundo os médicos especialistas, é que muitas cirurgias plásticas necessitam da recuperação do uso de cintas elásticas por mais de um mês, o que é melhor tolerado em dias frios." destaca o cirurgião plástico Arnaldo Korn, diretor do Centro Nacional de Cirurgia Plástica, de São Paulo.

Outro ponto destacado por ele é que o inverno ocorre justamente durante o período das férias escolares, o que permite uma melhor programação da cirurgia com recuperação adequada, principalmente para quem ainda não tem filhos e folga nesta época do ano. "O tempo de recuperação é determinante na eficácia da cirurgia. Assim, é melhor se programar para que tenha tempo suficiente para a recuperação, sem ter que voltar ao trabalho antes do período ideal", afirma o diretor.

O cirurgião plástico Giancarlo Dall'Olio, de Santo André, também chama a atenção para o quesito tranquilidade. "O inverno é bem sugestivo para manter o repouso, afinal ficar embaixo das cobertas torna-se um prazer. A tranquilidade do paciente em cumprir o repouso é muito maior nesse período", pontua. 

Ele ainda destaca que, com a realização da cirurgia plástica durante o outono/inverno, o corpo fica pronto para a exposição ao sol, podendo curtir a praia e piscina sem riscos durante o verão, além de poder mostrar os resultados satisfatórios de uma cirurgia já bem recuperada. V&A

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso