Diário da Região

06/06/2018 - 00h30min

SAÚDE E BELEZA

Dicas para prevenir e deixar os fios saudáveis durante o inverno

Especialistas alertam como prevenir e recuperar a força e o brilho dos fios durante os dias mais frios, que acabam ressecando e criando um excesso de oleosidade no couro cabeludo

Pixabay/Divulgação Para manter o cabelo bonito o ano todo é preciso ter uma alimentação saudável, beber bastante água e evitar cigarro, assim como fazer hidratações
Para manter o cabelo bonito o ano todo é preciso ter uma alimentação saudável, beber bastante água e evitar cigarro, assim como fazer hidratações

As temperaturas baixas e o clima seco típico do inverno é uma séria armadilha para a saúde do cabelo. Por causa do uso mais intenso de aparelhos como secador, prancha e babyliss, os fios ficam mais ressecados e tornam-se ásperos e quebradiços. Para piorar ainda mais a situação, o fato de os banhos serem mais demorados e quentes contribuem para o aspecto sem vida. A água quente resseca os cabelos e aumenta o frizz e a queda.

A notícia boa é que dá para driblar efeitos indesejáveis, como perda de brilho e o ressecamento, e exibir fios mais macios e nutridos. Se o cabelo estiver comprometido, com maior oleosidade no couro cabeludo e descamações, por causa dos alisamentos com química, e as pontas secas, por causa das descolorações, a farmacêutica e terapeuta capilar Ursula Abelan afirma que é possível usar cosméticos corretos para minimizar a oleosidade e nutrir as pontas.

A queda dos fios é uma das principais queixas das mulheres nos salões de beleza e nos consultórios dermatológicos. Neste caso, fotobiomodulação é uma opção eficaz. Ela funciona pela ação direta de laser de baixa potência ou LED (light emitting diode) nas células da pele e age no metabolismo das células do bulbo capilar. "A ação luminosa promove a calmaria no couro cabeludo e o estímulo do crescimento de novos fios", explica Ursula.

A dermatologista Ana Paula Mesquita Antoniassi faz um alerta. "Muitas pessoas ainda consideram a perda de cabelo algo comum, mas não é. O excesso de queda dos fios pode significar manifestações genéticas, falta de nutrientes causados por dietas e disfunções hormonais, estresse ou uso exagerado de produtos químicos. O ideal é procurar um especialista e descobrir a causa para saber qual o método ou medicamento mais indicado para sanar o problema."

O caminho para ter um cabelo bonito e saudável, neste casao, não passa pelo uso de produtos milagrosos e uma rotina repleta de tratamentos sofisticados. "O tratamento irá variar de acordo com a necessidade do paciente. Em alguns casos, apenas a diminuição do uso de secador, chapinha e químicas já ajudam diminuir a queda. Mas em casos mais agressivos é preciso o consumo de medicamentos", afirma Ana Paula.

A alimentação adequada é considerada uma das chaves para a prevenção e saúde dos fios no dia a dia. "Uma alimentação saudável é um passo para manter sua saúde capilar. Uma dieta rica em vitaminas e sais minerais irá recompor as proteínas perdidas no dia a dia e ajudar a devolver o brilho para os fios, além combater oleosidade e a queda", afirma Ana Paula.

Doença

O couro cabeludo é uma extensão da pele e também pode ser afetado por várias doenças. Entre tantas, podemos citar uma mais popular. Trata-se da dermatite seborreica do couro cabeludo, que é conhecida popularmente como caspa. "É a doença mais comum do couro cabeludo nos meses de inverno. O tratamento é feito com shampoos específicos, loções capilares e em casos mais severos até com medicações via oral", afirma Adriana Caldas, dermatologista da Unidermato e professora da Famerp.

Para combater a dermatite seborreica, ela sugere evitar lavar os cabelos com água muito quente e dormir com os cabelos molhados. "Para manter os cabelos bonitos o ano todo devemos ter uma alimentação saudável, beber bastante água e evitar cigarro." Segundo Adriana, fazer hidratações ajudam a manter a fibra capilar com brilho. Ela revela ainda que dá para blindar e deixar os cabelos sadios o ano todo. "Existem medicações de via oral para melhorar a fibra capilar danificada."

Entenda melhor

Divulgação

Alguns cuidados necessários para deixar os cabelos saudáveis no inverno

  • Evite a água quente no banho. A água muito quente pode estimular a oleosidade e promover o ressecamento da fibra capilar
  • Faça hidratação dos fios. Realize hidratações regulares com cosméticos adequados as necessidades do seu cabelo
  • Se for utilizar o secador ou outra fonte de calor, lembre-se de utilizar também um protetor térmico. Utilize a temperatura média do aparelho para reduzir os danos térmicos provocados pelo calor nos fios

Fonte: Thaís Fontes Magalhães, tricologista

Estresse é um vilão da beleza

A especialista em terapia capilar, que é o ramo dentro da tricologia que estuda novas técnicas para prevenção e tratamento de doenças do couro cabeludo e dos fios, Ursula Abelan, explica que hoje três fatores afetam a qualidade e promovem estragos nos cabelos. O primeiro vilão são os procedimentos químicos agressivos como alisamentos, em que se usa cosméticos indevidos. "Ele embeleza, mas danifica."

O segundo ponto é a má alimentação. Para ter as madeixas bem tratadas é preciso consumir alimentos ricos em nutrientes. Já o terceiro fator que atrapalha a beleza dos cabelos é o estresse. "Recentemente fui a um congresso em São Paulo, em que especialistas revelaram que houve um aumento de 40% de queda dos fios por causa destes fatores." Ursula explica que é preciso unir estética e saúde quando o assunto é cabelo, que é um dos pilares da terapia capilar. "É importante dizer que o método não substitui a medicina."

O tratamento correto vai ser formatado por meio de uma avaliação técnica, em que serão analisadas as queixas como oleosidade, ardência no couro cabeludo, caspa seca e úmida, seborreia e dermatite. "Temos que avaliar todas as desordens e depois promover a saúde do cabelo. Existem técnicas que utilizam óleos essenciais puros, fotobiomodulação, alta frequência, argilas, massagem e cosmecêuticos (produtos intermediários entre cosméticos e medicamentos)", afirma a farmacêutica e terapeuta capilar.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso