Diário da Região

    • -
    • máx min
01/07/2018 - 00h00min

Alimentação saudável

Confira receitas deliciosas que têm como ingrediente principal a banana verde

Invista na biomassa de banana Verde; Por não ter cheiro e nem gosto, é muito versátil e pode ser utilizada em outros preparos

Pixabay/Divulgação Banana verde
Banana verde

Se você faz parte do grupo que acha que tudo o que é bom engorda ou faz mal, saiba que o senso comum caiu por terra com a nova forma de se consumir banana. Além de ser saborosa, a banana verde ainda pode ajudar na redução de peso e do colesterol, e controlar a quantidade de açúcar no sangue (glicemia).

Por não ter cheiro e nem gosto de banana, a biomassa é muito versátil e pode ser utilizada em vários outros preparos. A chef Iracema Bertoco costuma utilizar a técnica para a produção de nhoque (substituindo a batata), bolos, cupcakes, sopas e purês. "Desta forma os impactos das gorduras e açúcares são minimizados no organismo ao saborear receitas deliciosas", explica. "A biomassa da banana verde pode ser utilizada em sucos de frutas, no feijão ou como base na massa de pães e bolos", diz a nutricionista Bruna Murta, da rede Mundo Verde.

A biomassa preparada a partir da banana verde constrói prebióticos, componente famoso por ajudar o intestino trabalhar corretamente, pois contém um amido resistente, fonte de energia que funciona como alimento para as bactérias intestinais benéficas. Assim, ocorre uma manutenção perfeita da integridade da mucosa do intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas. Quando verde, a banana apresenta, ainda, baixa concentração de frutose, mas preserva seus sais minerais e vitaminas, o que ajuda as pessoas que querem manter a forma pois o amido resistente dificulta a absorção de gorduras e pode ser facilmente aplicada em receitas.

A biomassa também está relacionada à absorção de nutrientes como o cálcio, antioxidantes, reduz o colesterol, fortalece a imunidade, é rica em vitaminas A, B1, B2, melhora a performance gastronômica e não contém glúten, nem lactose ou caseína. "O maior responsável pelo sucesso dos efeitos da banana verde na saúde é o amido resistente (uma espécie de fibra). Ele está presente na polpa e na casca da banana verde, não é digerido, mas é absorvido no intestino delgado, podendo ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para produção das bactérias benéficas do intestino", explica o chef Renato Caleffi, autor do livro "Na Ponta da Língua" (ed.Pandorga). A banana verde tem 20% de amido resistente, enquanto a madura tem 0,2%.

Benefícios para a saúde

  • Acelera o trânsito intestinal
  • Reduz o tempo de exposição de toxinas na mucosa do intestino
  • Controla o diabetes. As fibras promovem uma lenta entrada dos açúcares no intestino, reduzindo as taxas de glicemia, principalmente após as refeições
  • Reduz o colesterol e triglicerídeos quando consumida regularmente
  • Prolonga a sensação de saciedade e diminui a absorção de gorduras pelo organismo, ajudando nas dietas de emagrecimento.

Faça a biomassa em casa

Ingredientes

  • Bananas bem verdes de qualquer variedade
  • Água

Modo de preparo

Lave bem as bananas com casca, uma a uma. Em uma panela de pressão, coloque água suficiente para cobrir e deixe ferver por oito minutos assim que pegar pressão. Desligue o fogo e deixe a panela tampada para que a pressão continue cozinhando as bananas. Espere o vapor sair naturalmente para depois abrir a panela. Mantenha as bananas ainda na água quente. Aos poucos, coloque as bananas com casca ainda quentes no liquidificador, para não esfarinhar. Processe até obter uma massa bem espessa.

(Por Bruna Murta, nutricionista da rede Mundo Verde)

Dica: Guarde em saco plástico sob refrigeração por no máximo oito dias ou por três a quatro meses no congelador.

Cupcake de cacau com biomassa de banana verde

Divulgação Cupcake de biomassa de banana verde
Cupcake de biomassa de banana verde

Ingredientes

  • 120ml de óleo de coco
  • 500g de biomassa descongelada
  • 10 ovos caipiras
  • 100g de castanha-do-Pará
  • 150g de agave
  • 120 de coco fresco ralado
  • 120g de cacau orgânico em pó
  • 200g de chocolate amargo 70 a 85% de cacau

Modo de preparo

Bata em liquidificador os ovos inteiros com azeite por três a cinco minutos, passe na peneira; em seguida bata novamente com os sólidos; agregue as castanhas delicadamente. Unte as formas de cupcake, adicione metade da massa, adicione uma fatia do chocolate e cubra com o restante da massa. Asse em forno preaquecido 180ºC por 30 minutos.

(Por Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa)

Torta vegana de palmito, grão-de-bico e biomassa de banana verde

Divulgação Torta vegana de palmito, grão-de-bico e biomassa de banana verde
Torta vegana de palmito, grão-de-bico e biomassa de banana verde

Ingredientes

Para a massa

  • 2 xícaras de grão-de-bico cozido
  • 2 colheres (sopa) de óleo vegetal
  • 1 colher (chá) de sal

Para o recheio

  • 2 vidros de palmito em conserva
  • xícara de azeitonas picadas
  • 1 cebola grande picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres (sopa) de óleo de milho
  • 3 colheres de biomassa de banana verde
  • 3 colheres de extrato de tomate
  • Sal e pimenta a gosto
  • Tomate cereja para decorar

Modo de preparo

Em um processador, bata os ingredientes da massa até formar uma pasta grossa e homogênea. Se necessário, acrescente um pouco de água (1/4 de xícara). Unte uma forma de fundo removível de aproximadamente 25cm e forre o fundo e a lateral. Leve ao forno pré-aquecido a 20°C por dez minutos. Em uma panela, refogue a cebola no óleo até ficar translúcida e acrescente o alho. Adicione o palmito picado e as azeitonas, misture bem e agregue o extrato de tomate. Deixe cozinhar um pouco e adicione a biomassa. Mexa bem até atingir um recheio cremoso. Se necessário, coloque mais biomassa. Acerte o sal e a pimenta e desligue. Transfira o recheio para a massa já assada. Espalhe bem e finalize com tomatinhos laminados. Leve ao forno a 200° por cerca de 20 minutos.

Fonte: Chef Desiree Maistro

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso