Diário da Região

    • -
    • máx min
14/06/2018 - 00h30min

GASTRONOMIA

Fondue é uma boa pedida para os dias mais frios

O creme de queijo servido com carnes, legumes e pães para beliscar, além das frutas mergulhadas no chocolate, são itens indispensáveis para se aquecer de forma saborosa nos dias mais frios

Guilherme Baffi 12/6/2018 No Restaurante Blue Jasmim, as noites mais frias de junho dão a deixa para preparar e servir o fondue, um dos pratos mais saborosos para consumir a dois
No Restaurante Blue Jasmim, as noites mais frias de junho dão a deixa para preparar e servir o fondue, um dos pratos mais saborosos para consumir a dois

O inverno começa oficialmente no próximo dia 21, mas a temporada de fondues já está aberta. O prato suíço ganhou o paladar dos rio-pretenses, surge com várias adaptações interessantes e enche os bares e restaurantes com clima romântico nas noites frias da estação mais fria do ano. Muitos estabelecimentos de Rio Preto disponibilizam a receita no cardápio, com variações de acompanhamentos para serem mergulhados em cremes salgados e doces.

 No Blue Jasmim, restaurante localizado na Redentora, a receita clássica é servida com queijo derretido e carnes, que divide atenções com as frutas mergulhadas no chocolate. A casa, comandada pela empresária Lais Accorsi, oferece um festival do fondue para duas pessoas, num combo que garante ainda um jarra de vinho. Outros acompanhamentos, como pão, deixam o prato mais saboroso.

Outra opção é o Pouso & Decolagem - Restaurante e Petiscaria, no Jardim Aeroporto. Para aproveitar o friozinho, a casa disponibiliza aos clientes o fondue de filé de carne e frango com molhos diversos, como rosê, tártaro, cheddar e catupiry, e fondue de queijo gouda e estepe com pão italiano e filé grelhado. Ambos pratos são acompanhados por batata sauté.

Danielle Francine Mariano Rugno, proprietária do Pouso e Decolagem, afirma que fondue de chocolate com frutas como morango, banana, manga e kiwi é uma ótima opção de sobremesa. O restaurante também adaptou uma receita para vegetarianos, que será acrescentada no cardápio de inverno de 2019. "Uma cliente vegetariana pediu e a gente a atendeu. O fondue de queijo é servido com pão italiano, batata sauté, tomate cereja e brócolis."

No Barley Brewpub, na Santa Cruz, os comensais podem pegar os garfinhos ou espetos para saborear um menu, que traz fondue de queijo com quatro acompanhamentos, fondue de carnes com filé mignon, frango e lombo, e fondue de chocolate com frutas. Patricia Capatti, proprietária da casa, afirma que a receita é uma das mais pedidas nos dias mais frios e fica até agosto no cardápio. "O fondue combina com frio, amigos, casais, um bom vinho e um chopp artesanal."

A partir do dia 1º de julho começa a temporada de fondues no Khea Thai, no Santa Cruz. O restaurante tailandês comandado pela chef Milene Dellatore ousa nos ingredientes. Uma das opções é o fondue de frutos do mar, composto de mix de camarões, polvo, lula, mariscos e shimeji. Esses ingredientes serão acompanhados com temperos e molho a base de ervas e queijos.

Para os amantes da versão doce da iguaria, o Khea Thai traz o fondue de Nutella com frutas frescas, como morango, banana, uva e maçã. Uma das novidades deste ano da casa é a opção vegetariana. Um fondue a base de queijo, legumes pré-cozidos, que inclui brócolis, abobrinha, batatinha, e carne de soja.

Na loja Cacau Show, do Plaza Avenida Shopping, os clientes também saboreiam a receita suíça doce. A proprietária Leda Nogueira conta que o estabelecimento oferece fondue de chocolate com morango e/ou banana. "Na campanha de inverno, o cliente pode levar o aparelho e o chocolate para casa."

 

Delícias de inverno

Mara Sousa 12/6/2018 Açaí da Praia oferece, no cardápio de inverno, o fondue de chocolate com frutas e guloseimas
Açaí da Praia oferece, no cardápio de inverno, o fondue de chocolate com frutas e guloseimas

Para quem está preocupado com a quantidade de calorias consumidas, o Açaí da Praia, do Centro e Jardim dos Seixas, oferece aos clientes um fondue de queijo, feito com gorgonzola, parmesão e mussarela, acompanhado por um mix de pães e torradas, palmito, palitinhos salgados, mini batatas, mini brócolis e goiaba em cubos. Já o fondue de chocolate é servido com morango, uva, banana, melão, damasco e kiwi, além de guloseimas como bolachas waffle, marshmallow, paletinhos de leite, carolinas e canudinhos.

O proprietário e nutricionista do Açaí da Praia, Rafael Marques, afirma que as receitas são especiais. O fondue de chocolate, por exemplo, é feito com chocolate ao leite, meio amargo, licor e cacau para não ficar enjoativo. Ele explica que o fondue entra no cardápio de inverno e é servido num clima mais intimista. Os restaurantes ganham uma nova trilha sonora especial para receber os clientes nos dias mais frios.

O cardápio de inverno da rede de franquias Uni Açaí conta com quatro opções de fondue. Três delas são tradicionais: fondue de banana (banana e chocolate), fondue de morango (morango e chocolate) e fondue de frutas mix (morango, banana, uva e chocolate). Uma novidade é o fondue de fruta premium que, além de morango, banana, uva e chocolate, conta com uma porção de açaí, vindo do Pará. "O nosso carro-chefe é o açaí. Mas no inverno as pessoas buscam por sobremesas quentes", afirma Hamilton Pereira Correia.

Receita caseira

Fazer o prato suíço em casa é uma dica para quem quer economizar uma grana ou ter uma noite divertida com a família e até romântica com a pessoa amada. Principalmente porque a receita é simples. Basta ter a panela ou aparelho de fondue, e ousar na escolha dos acompanhamentos. Nos supermercados é possível comprar caixinhas de mistura do creme salgado ou doce pronta, para simplificar e baratear o processo.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso