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17/06/2018 - 00h00min

Alimentação saudável

Você sabia que o vinagre faz bem à saúde? Confira as dicas

Ele contribui para o emagrecimento, tem ação antioxidante, previne o diabetes e melhora as articulações e a digestão

Fotos: Pixabay/Divulgação Vinagre de maça
Vinagre de maça

Você se lembra quando sua avó dizia que vinagre era bom pra tudo? Saiba que não era crendice popular não. A ciência tem se esforçado para comprovar que ela estava certa quando o assunto é vinagre de maçã e tem mostrado que beber duas colheres diariamente é uma maneira eficaz de melhorar muitos aspectos da saúde.

No entanto, é preciso saber utilizá-lo para que de fato funcione. O vinagre é, inclusive, um dos mais antigos e úteis remédios que existe. Ele contém uma grande quantidade de enzimas brutas e bactérias do bem que são responsáveis por muitos benefícios para a saúde.

Bebidas à base de vinagre estão ficando bastante populares em diversos lugares do mundo e já existem variadas opções no mercado. O motivo? Seus inúmeros benefícios. Para produzir o vinagre de maçã, a fruta passa por um processo de fermentação por leveduras benéficas e por bactérias chamadas acetobacter. Os açúcares naturais são transformados em álcool e depois ele é convertido em ácido acético, que é responsável por boa parte dos benefícios deste vinagre.

O médico e pesquisador na área de nutrição Patrick Rocha explica que vale a pena incluir o vinagre de maçã na alimentação e dentro de um estilo de vida adequado, o consumo traz uma série de benefícios. "O vinagre é um alimento que pode ser incluído no dia a dia, sem exageros, e se associado a uma alimentação inteligente e estratégica, pode trazer benefícios como controle da saciedade e dos níveis de insulina no sangue, prevenindo contra o desenvolvimento do diabetes tipo 2", afirma.

Para aproveitar os benefícios do vinagre de maçã o ideal é incluir uma a duas colheres na alimentação, seja na salada, ou junto com a água com limão pela manhã, em jejum. No entanto, Rocha enfatiza que não se trata de um alimento milagroso e único, que resulte em emagrecimento, controle de diabetes e saúde plena, mas se trata de um alimento que dentro de uma alimentação inteligente, focada em gorduras naturais e proteínas, têm benefícios comprovados.

Diferentes formas de uso

Muito usado para temperos, amaciar carnes, em conservas ou, até mesmo, substituir o sal nas receitas, o vinagre, independente do tipo, é um produto que se destaca pela baixíssima quantidade de calorias e por acrescentar propriedades antioxidantes aos pratos. A nutricionista Paola Lisboa explica que, embora seja um alimento saudável, as pessoas devem estar atentas ao consumo e escolher as versões mais naturais da iguaria: "Todos os tipo de vinagre podem ser incluídos em caldos, sopas e em molhos ajudando assim a temperar os alimentos com menos sal", explica.

Sua saúde agradece

Aumenta a absorção de minerais - Por ser rico em ácidos como o ácido acético, é responsável por aumentar a absorção de vários minerais. Temperar a comida com vinagre ou beber um tônico de vinagre e água antes das refeições pode ajudar. Folhas verdes escuras são boas fontes de cálcio e o efeito é potencializado se temperadas com o alimento.

Ajuda a perder peso - Estudos mostram que o vinagre aumenta a saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos. Voluntários que consumiram duas colheres de vinagre diariamente por quatro semanas perderam peso. Estudo publicado na revista "Biociência, Biotecnologia e Bioquímica" em 2009 mostra que entre os benefícios do vinagre está a redução de peso, de gordura, do índice de massa corporal e da circunferência da cintura significantemente. Outra pesquisa mostrou que pessoas que consumiram vinagre junto com uma dieta rica em carboidratos consumiram entre 200 e 275 calorias diárias a menos.

Coração saudável e pressão sob controle - Artigo publicado pelo Jornal Ciência da Comida explica que um coração saudável e a prevenção de doenças cardiovasculares estão entre os benefícios do vinagre. O vinagre de maçã possui ácido clorogênico que evita a oxidação do LDL (colesterol ruim) - o que causa aterosclerose, que pode bloquear o fluxo sanguíneo e levar a um ataque cardíaco ou a um enfarte. Um estudo feito com ratos mostrou que o vinagre também baixa a pressão sanguínea e o colesterol.

Controla os níveis de insulina no sangue - O vinagre de maçã ajuda a prevenir o diabetes justamente porque reduz os níveis de glicose e consequentemente os picos de insulina após refeições ricas em carboidratos. O consumo tônico ajuda a manter estabilizados os níveis de açúcar no sangue. Há pesquisas que indicam que o consumo do vinagre em jejum reduz cerca de 4% do açúcar no sangue. A sensibilidade à insulina pode ser melhorada com apenas duas colheres de sopa do vinagre de maçã antes de deitar.

Combate infeções - Por ser uma boa fonte de ácido cético, ao ingerir o vinagre de maçã, diversos micróbios patogênicos podem ter sua ação anulada no organismo humano. Uma pesquisa do National Institute of Health mostrou que bactérias podem morrer após o contato com o vinagre de maçã.

Fim do refluxo ácido - Para aumentar a quantidade de ácido no estômago e evitar este mal estar, consuma vinagre diariamente.

Bom para o cérebro - Pesquisas recentes mostram que entre os benefícios do vinagre, está a melhora das funções cognitivas dos seres humanos. Além disso, as acetobactérias (bactéria do ácido acético) produzem substâncias importantes para a construção dos tecidos do cérebro, mantendo-o jovem e saudável.

Indicação médica

Nos Estados Unidos, o vinagre já virou item indicado por médicos, principalmente para quem tem diabetes. Um estudo feito na Arizona State University e coordenado pela professora Carol Johnston analisou a interferência desse alimento no funcionamento das enzimas sobre os carboidratos. Os pesquisadores descobriram que tomar vinagre de maçã na hora de dormir afeta favoravelmente os níveis de glicose no sangue no momento de acordar. A redução nesses níveis foi de 6%.

As substâncias contidas no vinagre também ajudam a prevenir problemas digestivos, além de melhorar as dores da artrite, câimbras, dor de ouvido e problemas urinários. No livro "O Poder de Cura do Vinagre" (ed. Larousse do Brasil), a especialista em nutrição Cal Orey, descreve outros componentes presentes nesse alimento e suas propriedades.

"O betacaroteno é um poderoso antioxidante e ajuda a neutralizar as moléculas de radicais livres que transformam as células saudáveis em cancerosas. O boro ajuda no fortalecimento dos ossos, o cálcio regulariza a contração muscular, as enzimas cooperam na digestão, além das fibras, que bloqueiam a absorção de gordura, reduzindo o colesterol, o risco de cardiopatia e a pressão alta. Além de conter ferro de uma forma fácil de digerir e absorver", explica no livro.

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