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24/06/2018 - 00h00min

ATIVIDADE FÍSICA

Confira dicas para acabar com a flacidez dos braços

Deixar os braços firmes e torneados exige foco e disciplina, mas o resultado compensa

Mara Souza A fisioterapeuta Mirela Assad, da TR3 Assessoria Esportiva, acompanha de perto os treinos da aluna Beatriz Pelisser Aliende
A fisioterapeuta Mirela Assad, da TR3 Assessoria Esportiva, acompanha de perto os treinos da aluna Beatriz Pelisser Aliende

Enquanto o sonho de muitas mulheres é poder dar aquele famoso "tchauzinho" sem o músculo balançar, muitos homens sonham em conquistar músculos torneados e definidos, mas quando o assunto é membro superior, os resultados não são imediatos. "Parece difícil eliminar essa flacidez, mas se você apostar nos exercícios corretos e ter dedicação e frequência nos treinos, é possível conquistar o tão sonhado braço definido", garante o educador físico Vinicius Dias, da Smart Fit.

Para a fisioterapeuta Mirela Assad, da TR3 Assessoria Esportiva, temos que dar a mesma importância para o treinamento de membros superiores como damos para o restante do corpo. "Hoje em nossas aulas de pilates trabalhamos o corpo como um todo para que não haja compensações em movimentos rotineiros ou em práticas específicas como por exemplo o tênis", explica.

Segundo o educador físico Claudio Alan Barrios de Oliveira, de Rio Preto, por serem músculos poucos utilizados no dia-a-dia os membros superiores exigem um pouco mais de dedicação para que fiquem tonificados. "Nada muito complicado, além dos exercícios localizados, os isométricos podem auxiliar na tonificação", garante o personal trainer que continua: "Mulheres têm menos massa muscular que os homens e se tais músculos não forem trabalhados a perda de massa é ainda maior e não ocorre a tonificação", diz.

Além disso a quantidade de testosterona é menor nas mulheres. "Assim elas exercitando membros superiores não ficarão com aparência mais masculinizadas. Então, a tonificação vem através da intensidade dos treinos", pontua Barrios.

Não é só treino

Há que diga que só quem treina pesado vê resultado. Segundo os especialistas essa afirmação não pode ser considerada totalmente verdadeira. "Tudo depende do objetivo de cada um. O resultado está muito mais ligado a assiduidade, regularidade e alimentação na prática do exercício do que no tipo de treino em específico", informa Mirela.

Segundo Oliveira dar adeus a flacidez dos braços não depende apenas de pegar pesos e sim de uma alimentação balanceada e orientação de um profissional, incluindo treinos aeróbicos na ajuda para queimar calorias. "Nenhuma gordura no corpo se queima localizada", alerta.

Para o educador físico Alexandre de Paula Campos Pereira, a atividade física deve ser um hábito de vida e não uma ponte para atingir um objetivo. "É preciso manutenção, dedicação e comprometimento. Você pode treinar 30 minutos ou 1 hora, tudo depende do empenho no treino para ver resultados, aliado sempre com a alimentação. Só o treino não faz milagre", frisa ele que continua: "Os principais músculos a serem trabalhados, quando falamos em membros superiores, são: peito, ombro, trapézio, costas, bíceps, tríceps e abdômen. Qualquer atividade física que exige movimento com os membros superiores dão resultados, ou seja, ganho de massa muscular. Vale lembrar se você treinar bem e não se alimentar corretamente, dificilmente você alcançará seus objetivos", diz.

 

Consciência corporal

Mara Sousa Foco e dedicação: Bia Aliende não faz corpo mole na hora de treinar. Além de sentir prazer, ela sabe o quanto regularidade e alimentação saudável dão resultados
Foco e dedicação: Bia Aliende não faz corpo mole na hora de treinar. Além de sentir prazer, ela sabe o quanto regularidade e alimentação saudável dão resultados

Quando o assunto é atividade física, foco, determinação e prazer a empresária Beatriz Pelisser Aliende, 43 anos, é um exemplo a ser seguido. "Faço atividade física desde os 7 anos e acredito que para o ser humano praticar exercício físico é primordial. Além de ajudar na performance no dia-a-dia, melhora o sono, reequilibra o emocional, gera mais disposição para trabalhar e até as ideias surgem melhor depois de um treino", garante Bia, que tem prazer em se exercitar. "Não vivo sem. Na minha vida além de ser primordial é fundamental para uma longevidade plena e feliz", declara.

 

Na musculação

*Rosca com halteres: exercício com foco no fortalecimento do bíceps braquial.

Como realizar: em pé, manter os braços estendidos ao longo do corpo segurando 1 haltere em cada mão. Procurando manter os cotovelos parados ao lado do tronco, basta realizar a flexão do cotovelo, aproximando os halteres dos ombros.

*Tríceps Francês: exercício com foco no fortalecimento do tríceps braquial.

Como realizar: em pé, estender os braços ao alto, segurando um haltere com as duas mãos. Flexionar os cotovelos levando o haltere atrás da cabeça. Esse exercício pode ser feito de forma unilateral, ou seja, realizando um braço de cada vez. Se você está iniciando os treinos agora, escolha por fazer os dois braços ao mesmo tempo, pois garante maior estabilidade das articulações. Após os 45 dias pode seguir para a variação unilateral.

*Tríceps banco: exercício com foco no fortalecimento do tríceps braquial, porém a musculatura dos ombros também é exigida.

Como realizar: de costas para um banco, apoiar a palma das mãos sobre o banco e esticar as pernas à frente, mantendo os dois pés levemente separados lateralmente. Flexionar os cotovelos de modo que o quadril vá em direção ao chão. Quando descer, procurar manter a coluna reta, descendo próxima ao banco.

(Fonte: Vinicius Dias, educador físico da Smart Fit)

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