Diário da Região

    • -
    • máx min
10/06/2018 - 00h00min

SUPERANDO OBSTÁCULOS

Pais descobrem no esporte que diagnóstico não é destino

Conheça a história do Esquadrão Azul Brasil, fundado em 2014

Johnny Torres Conexão: pai e filho se transformam em um só enquanto correm
Conexão: pai e filho se transformam em um só enquanto correm

Prestes a completar 13 anos (22/6), Gabriel Donegar Birolim, o menino de sorriso fácil, é figura carimbada nas provas de corrida de rua de Rio Preto. Além de transmitir alegria, ele e o pai José Antonio Trindade Donegar, despertam curiosidade. "Gabriel nasceu prematuro, 6 meses, com paralisia cerebral. Os diagnósticos não eram os melhores, mas há 8 anos, depois de participar, de brincadeira, dos últimos 100 metros de uma corrida, ele ergueu os braços, sorriu e comemorou. Aquilo mexeu tanto comigo, que dali em diante começamos a correr", relembra Donegar.

De lá pra cá eles mexeram com a emoção e o coração de muita gente. Além de incentivar outras tantas a começarem a praticar uma atividade física. "Fundamos o Esquadrão Azul Brasil, em 2014. É um grupo formando por pais, mães ou qualquer responsável que se prontifique a correr com pessoas que tenham algum tipo de deficiência. Hoje temos integrantes espalhados pelo Brasil", diz.

Corro pelo Gabriel

Donegar conta que nunca participou de uma prova sem o Gabriel. "A corrida em si não significa nada pra mim, mas significa para o meu filho. É o sorriso dele, a alegria dele em participar de cada prova, que me faz continuar. Já participamos de inúmeras provas, que vão desde 5km a meia maratona, passando por revezamento de triatlon", frisa ele que continua: "Não consigo me imaginar correndo sozinho. Hoje, meu objetivo é continuar correndo pelo Gabriel e pela inclusão e a acessibilidade. Diagnóstico não é destino. Não podemos fechar nossos filhos dentro de casa e não fazer nada. Eles têm tanto direito quanto qualquer outra criança. Temos que lhes dar oportunidades. Quero que mais pais vivam o que eu vivo com o Gabriel", diz.

Corrente do bem

Johnny Torres Khalil treina ao lado da mãe
Khalil treina ao lado da mãe

Há 6 anos, Khalil Simpson Hepal, 19 anos, portador de Síndrome de Down, começou a correr e se apaixonou. "O Khalil se descobriu na corrida. Ele admira o Donegar e o Gabriel", conta Kathyn Simpson Hepal, mãe de Khalil.

Segundo Kathyn a corrida para Khalil é coisa séria. "Ele se prepara, treina, faz fortalecimento com acompanhamento. A alegria dele ao cruzar a linha de chegada é tanta que contagia a todos a sua volta", frisa ela que continua: "Khalil, desde pequeno foi muito estimulado e se descobrir na corrida foi mais uma conquista dele. Eu incentivo e vibro. Acredito que esse seja o segredo do Esquadrão Azul Brasil, incentivar e acredita no potencial de todos", declara.

O educador físico Igor Lorenzzato conheceu a história de Gabriel e se envolveu tanto que faz trabalho voluntário para o grupo Esquadrão Azul. "Acredito que lugar de criança especial é na rua, junto e misturado", diz.

Lorenzzato garante que não existe uma criança especial que não se enquadre em alguma modalidade esportiva. "Os pais precisam saber disso e incentivar e estimular seus filhos desde pequenos. Aprendo todo os dias com essas crianças. Em alguns casos as pernas delas são os triciclos e só", pontua.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso