Diário da Região

    • -
    • máx min
07/07/2018 - 00h30min

NATUREZA EM EVIDÊNCIA

Edição 2018 da Casacor SP destaca sustentabilidade e espaços de compartilhamento

A edição destaca a harmonia com a natureza, a convivência e a confraternização, num estilo de vida rodeado de verde e de memórias afetivas

Divulgação Casa Sustentável Leroy Merlin, projeto de Gabriela Lorufa e Larissa Silva
Casa Sustentável Leroy Merlin, projeto de Gabriela Lorufa e Larissa Silva

A 32ª edição da Casacor São Paulo 2018 pode ser conferida no Jockey Club São Paulo, até o dia 29 de julho. Com o tema 'Casa Viva', neste ano a maior mostra de arquitetura, decoração, design e paisagismo das Américas destaca tendências, sustentabilidade e gastronomia. O evento reúne 81 ambientes em 17 mil m², entre casas, lofts, lounges, salas, banheiros, estúdios e apartamentos. A edição destaca a harmonia com a natureza, a convivência e a confraternização, num estilo de vida rodeado de verde e de memórias afetivas.

Os profissionais que participam da mostra pensaram em projetos que dão ênfase ao contato com a natureza. O objetivo é mostrar um estilo de vida mais harmônico com o verde. Além dos tradicionais projetos de decoração de casas, o evento tem um espaço dedicado ao conceito de co-living, que abrange estúdios, espaços de compartilhamento e coworking.

Entre os destaques desta edição está o projeto Casa Terra, assinado pela designer de interiores Paola Ribeiro. O projeto luxuoso de 160m² é distribuído em cozinha gourmet, living, jantar e terraço com jardim. O objetivo da profissional foi criar um espaço amplo, com muita luz natural, integrado a um atraente jardim. O ambiente foi desenvolvido para ser um anexo da casa, um espaço de convivência para reunir a família, onde os visitantes são recebidos por uma vista verde que remete ao acolhimento e tranquilidade do campo. O paisagismo é assinado por Alex Hanazaki. V&A

Jardim Sustentável

Divulgação Jardim Sustentável, por Daniela Sedo
Jardim Sustentável, por Daniela Sedo

Preservar 100% a vegetação do local e criar um espaço para as crianças usufruírem. Esses são os conceitos que norteiam o projeto da paisagista Daniela Sedo. Em 40m2, ela optou por materiais que não agridem o meio ambiente em sua produção, como o piso drenante que capta água da chuva e ajuda na irrigação inteligente da vegetação. Uma casinha de bambu e móveis adaptados ao tamanho das crianças completam o espaço.

Casa do Relógio

Divulgação Casa do Relógio, por Dado Castello Branco
Casa do Relógio, por Dado Castello Branco

A ideia do arquiteto Dado

Castello Branco foi criar uma

casa contemporânea de madeira

e concreto, inspirada nas townhouses de Amsterdã e Londres. A construção de 283m2 é acolhedora e feita para pessoas que gostam da vida ao ar livre, arte, culinária e vinhos. Os ambientes multifuncionais se valem de aberturas para a natureza e, além de materiais certificados e uma estrutura metálica de rápida execução, o espaço também recebeu uma cobertura verde. Surpreendente, a escada helicoidal desenha o living.

Paisagem do Refúgio Urbano

Divulgação Paisagem do Refúgio Urbano, por Alexandre Furcolin
Paisagem do Refúgio Urbano, por Alexandre Furcolin

No ambiente, que teve como inspiração o escritório do próprio paisagista, Alexandre Furcolin. O projeto do refúgio, criado a quatro mãos com a designer de interiores Marina Linhares, conta com apenas uma parede e utiliza-se do vidro para que o morador possa apreciar o entorno. Para conviver com as árvores que já estavam no local, como pitangueiras e araçás, foram acrescentados marantas, filodendros e calatheas, entre outras espécies. "O grande desafio é imitar a natureza e criar um paisagismo exuberante mas que não seja impositivo", explica.

Templo Coworking

Divulgação Templo Coworking, por Fernando Brandão e Camila Bevilacqua
Templo Coworking, por Fernando Brandão e Camila Bevilacqua

O arquiteto Fernando Brandão conta com a parceria da arquiteta Camila Bevilacqua neste projeto: Templo Coworking. Trata-se de um espaço de convivência de 160m2 para receber os visitantes. Durante toda a mostra funciona como ponto de encontro do evento e oferece estrutura para reuniões, encontros e wi-fi gratuito. Os tons quentes, como o terracota, trazem energia e conforto. Dividido em três ambientes, o Coworking é composto por um living com oito estações de trabalho, uma sala coletiva com uma grande mesa e um lounge integrado com a área externa.

Boutique Residence 218, por Flávia Gerab e Silvana Mattar

Ricardo Bassetti/Divulgação Flavia Gerab
Flavia Gerab

O projeto das arquitetas Flávia Gerab e Silvana Mattar apresenta um novo conceito de morar. “O conceito é justamente de um espaço que traduz o novo jeito de hospedagem voltado aos Long Stay de luxo”, revela Silvana Mattar. O próprio número 218 é uma referência ao endereço do primeiro empreendimento realizado pela dupla neste segmento. O espaço de 80m² é inspirado em um personagem fictício – um investidor de mercado imobiliário, que foca num atendimento específico de qualidade e conforto.

Casa da Árvore Renault

Ricardo Bassetti/Divulgação Casa da Árvore Renault, por Suite Arquitetos
Casa da Árvore Renault, por Suite Arquitetos

A presença majestosa de uma árvore flamboyant no espaço designado ao ambiente do escritório Suite Arquitetos foi determinante para a criação da casa, que inclui jardim nos seus 300m2. "Decidimos levar as referências da natureza para as áreas internas. Por isso, usamos diversos tons terrosos nos revestimentos e nos móveis", conta a arquiteta Daniela Frugiuele, que assina o projeto com Filipe Troncon e Carolina Mauro. Sem barreiras físicas entre a sala de estar e o jardim, a integração com o verde fica ainda mais acentuada.

Casa Terra, por Paola Ribeiro

Denilson Machado/Divulgação Projeto Casa Terra, assinado pela designer de interiores Paola Ribeiro é um dos destaques da mostra
Projeto Casa Terra, assinado pela designer de interiores Paola Ribeiro é um dos destaques da mostra

O projeto Casa Terra é assinado pela designer de interiores Paola Ribeiro. O projeto luxuoso de 160m² é distribuído em cozinha gourmet, living, jantar e terraço com jardim. O objetivo da profissional foi criar um espaço amplo, com muita luz natural, integrado a um atraente jardim. O ambiente foi desenvolvido para ser um anexo da casa, um espaço de convivência para reunir a família, onde os visitantes são recebidos por uma vista verde que remete ao acolhimento e tranquilidade do campo. O paisagismo é assinado por Alex Hanazaki.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso