Diário da Região

    • -
    • máx min
24/06/2018 - 00h00min

O ALVO É VOCÊ!

Saiba qual a importância de fazer networking e investir em você

No mercado de trabalho, quem não é visto não é contratado

Pixabay/Divulgação Ative seu networking
Ative seu networking

Não é de hoje que o mercado de trabalho não é mais o mesmo. Muito se fala em proatividade, dinamismo, comprometimento e capacidade para trabalhar em equipe, mas o que será que as empresas estão realmente procurando? E o que é necessário fazer para se destacar nesse universo, extremamente, competitivo? "As pessoas precisam saber que você existe para poder te contratar, caso contrário não será possível. Tem um ditado que diz, se você não é visto, você não é lembrado", alerta Ana Carolina Verdi Braga Ragonha, da Cegente, em Rio Preto.

Segundo Ana Carolina umas das ferramentas mais importantes no mercado de trabalho é o famoso networking. "Se você tem um networking grande e trabalha ele dê uma forma eficaz, você sempre será visto e lembrado. E como fazer para ter networking? Participe de eventos de relacionamento, com pessoas que sejam da sua área, ou da área que você pensa em entrar, não entre em contato com as pessoas somente quando você precisa delas, mas sim, também quando você lembra delas em alguma ocasião", ensina.

Para Daniela do Lago especialista em comportamento do trabalho, de São Paulo, saber a dose certa de como e o quanto precisar ser visto é simples. "Um bom profissional tem que buscar prestígio e não fama. Quem tem prestígio, perpétua. A fama só por si só não agrega nada", frisa ela que continua: "Nunca vi uma boa aliança prejudicar alguém. Quem conhece quem, conhece quem. Você tem que estabelecer a sua rede de networking desde cedo. Vai lá e conheça pessoas, lugares e se interesse de verdade. Não julgue ninguém pelo cargo, poder financeiro ou classe social. O mundo gira. Então, estabeleça sempre boas e sinceras conexões", diz.

Invista em você

Para as especialistas é fundamental, como profissional, nunca parar de estudar. "Investir em nós mesmos é uma forma de nos capacitarmos e evoluirmos, não sinto que seja algo para se mostrar, lógico que quanto mais você se desenvolve, mas você aparece, isso é um ciclo", pontua Ana Carolina que continua: "Para investirmos em nós mesmos, nem sempre precisamos gastar dinheiro, hoje existem vários cursos/palestras que são gratuitos, muito conteúdo na internet, então, não temos desculpas para não nos capacitarmos, o que temos é preguiça", enfatiza.

Segundo Daniela o que faz um profissional ser contratado mais rapidamente do que o outro é a forma como você se prepara. "Se prepare academicamente, jamais pare de estudar, é primordial para você, para o seu portfólio. Conheço profissionais que alegam não gostar da empresa e por isso acreditam que não precisam fazer nada. Claro, que ao se preparar seu conhecimento vai contribuir para a empresa, mas lembre-se você está fazendo isso para você", destaca ela que continua: "Eu sempre digo que todo profissional deve investir em si mesmo. Se você não tem coragem de investir em você, porque a empresa teria?", questiona.

No mundo virtual

Pixabay/Divulgação virtual
virtual

Hoje as redes sociais e o Linkedin se transformaram em uma ótima ferramente para encontrar profissionais. "O Linkedin, é uma rede social profissional, que você pode colocar muitas informações sobre as suas competências, os seus projetos desenvolvidos. A pessoa que olhar, consegue fazer um resumo do seu lado profissional, isso é importante", diz Ana Carolina.

Em relação as redes sociais Daniela é enfática ao dizer precisamos ter cuidado com o que se posta. "Nem tudo que eu gosto, devo postar. Os selecionadores, além do seu lado profissional, querem saber a sua opinião e quais são seus interesses", explica ela que continua: "Não chegamos a um equilíbrio quando o assunto é rede social e mesmo que você poste fora do horário de trabalho vai interferir sim. Isso é justo? Não. Mas quem disse que a vida é justa. Então até chegarmos a um equilíbrio todo cuidado é pouco", orienta.

Comece pelo começo

Quer mudar profissionalmente, mas não sabe como? Segundo os profissionais o primeiro passo é manter o currículo atualizado. Depois é se questionar o que você realmente quer. "Se o objetivo for só um aumento, saiba quem nem todo aumento compensa. Toda mudança requer autoconhecimento. O que você quer para você? Que tipo de empresa é boa e adequada para você? Entenda seus valores e os valores da empresa que vai combinar com seus pontos fortes. Depois disso, acione suas redes de contatos verifique se alguém pode te ajudar com contatos, apenas com contatos, não jogue o currículo do colo de terceiro e espere que ele faça o milagre. O sonho é seu, a busca é sua. Procurar trabalho, dá trabalho", garante Daniela.

Para Ana Carolina o primeiro passo é participar de tudo que puder relacionado a sua área, se expor para as pessoas te notarem, deixar suas redes sociais atualizadas e focadas para a sua área de interesse. "Entrar em contato com todo o seu networking deixando claro a sua vontade em se movimentar profissionalmente. E por último lembrar o seguinte, se capacite, invista no seu conhecimento, não deixe isso nas mãos da empresa que você está hoje, ela não é responsável por isso, a responsabilidade é sua do seu conhecimento", ensina.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso