Diário da Região

07/06/2018 - 15h15min

RIO PRETO

Alunos participam da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Mais de 200 estudantes do ensino fundamental e médio de Rio Preto e região participam de desafios com robôs

Divulgação/Unorp Olimpíada Brasileira de Robótica 2017
Olimpíada Brasileira de Robótica 2017

Rio Preto será sede da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), um dos principais eventos de tecnologia do País. A fase regional acontece neste sábado, 9, no Centro Universitário do Norte Paulista (Unorp). Alunos de escolas públicas e privadas serão desafiados a desenvolver um robô capaz de solucionar problemas práticos.

A OBR possui modalidades práticas e teóricas em todo o Brasil. Na fase regional, os participantes realizam apenas competições práticas (com robôs). De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UNORP, Paulo Fantinato, “estes dispositivos desenvolvidos pelas equipes devem seguir um percurso enfrentando obstáculos e dificuldades para atingir uma meta pré-determinada pela competição”, explica.

Serão três provas para cada robô, que, ao completar as atividades, soma pontos conforme as regras definidas.

A classificação é feita com base no ranking de pontuação, da maior para a menor. Seguem para a etapa estadual um número pré-estabelecido pelos organizadores. Os vencedores estaduais avançam para a etapa nacional. E os ganhadores da etapa nacional participam da competição internacional.

Gratuita e sem fins lucrativos, a Olimpíada Brasileira de Robótica é destinada a estudantes de qualquer escola pública ou particular do ensino fundamental, médio ou técnico. Este ano, a etapa regional possui 51 equipes inscritas com mais de 200 competidores. “É um evento que coloca Rio Preto na rota da tecnologia, onde crianças e jovens podem ter acesso a tecnologias do futuro, e a UNORP, comprometida com o desenvolvimento dos futuros profissionais, incentiva e oferece cursos onde esses jovens poderão obter sua formação como engenheiros de áreas tecnológicas, cientistas e analistas de sistemas”, completa Paulo Fantinato.

Serviço

Local: Rua Ipiranga, 3460, Jd. Alto Rio Preto – São José do Rio Preto/SP

Horário: Das 9h às 12h e das 14h às 17h

Entrada gratuita

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso