Diário da Região

08/06/2018 - 00h30min

RESTITUIÇÕES

Receita abre consulta a 1º lote do Imposto de Renda

Também estão inclusos lotes residuais de declarações que foram para malha fina

Pierre Duarte/Arquivo Hipólito Martins Filho sugere que dinheiro seja usado para quitar dívidas
Hipólito Martins Filho sugere que dinheiro seja usado para quitar dívidas

A Receita Federal abre consulta ao primeiro lote do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2018 nesta sexta-feira, a partir das 9 horas. Da área de cobertura da Delegacia da Receita Federal de Rio Preto, 72 municípios, serão contemplados 22.475 contribuintes, num total de R$ 33,6 milhões. O crédito em conta será no feito no próximo dia 15.

Também estão incluídos lotes residuais dos anos de 2008 a 2017 de declarações que foram para a malha fina e que foram regularizadas. Ao todo, serão sete lotes de restituições em 2018, disponibilizadas até dezembro. Nesta primeira, a prioridade são os idosos e pessoas com doenças graves ou algum tipo de deficiência física ou mental.

Neste ano, foram entregues 272.488 declarações, superando a previsão das 268.119 esperadas. Isso ocorre por duas razões. A primeira é que não há anos o governo não corrige a tabela do Imposto de Renda e também porque com o ingresso de mais pessoas no mercado de trabalho, mais gente é obrigada a declarar. "O importante é que o contribuinte use a restituição primeiro para pagar dívidas, em especial as com juros mais altos como cheque especial e cartão de crédito. De 10% a 15%, se possível devem ser poupados e também é necessário separa parte para o consumo", afirma o economista Hipólito Martins Filho.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet (https://idg.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso