Diário da Região

07/06/2018 - 23h31min

Artigo

Não reclame. Vote

Eles, os políticos, apostam que nós não temos discernimento! Que somos um rebanho de vacas

As eleições se aproximam. E sem novidades, manchetes de politicagem continuam a destacar negativamente nossa classe Política. Políticos, com "pê" minúsculo, permanecem fazendo conchavos intramuros para continuar no poder, legislando e executando, ano após ano, em causa própria; engavetando processos administrativos e denúncias escandalosas. Corporativismo maquiavélico, dando de ombros para a opinião pública.

As negociatas dos eleitos para cuidar do nosso País, Estado e Cidade nos deixam sentindo um odor de ralo que vai intrinsicamente nos incomodando.

Como podem manter privilégios nos cargos, como ter direito de aposentarem-se após dois mandatos (com valores muito maiores do que 90% da população brasileira recebem por trabalho de anos a fio), enquanto aposentados e salário mínimo minguam frente à escalada inflacionária? E ainda terem o tal foro privilegiado, que mesmo com as adequações divulgadas continua a proteger a casta em detrimento do povo. Lei, dura lex, serve na maioria das vezes a quem não tem o galardão de "representar" a Nação?

Bons dias aqueles do histórico mês de junho de 2013, onde, sem combinar nada, fomos às ruas e mostramos que ainda temos sangue mais quente do que as baratas. Hora, então, de agirmos planejados, preparando-nos para nas próximas eleições avaliar melhor os candidatos, relembrando o passado de cada um. Senão, muitos destes que colaboram para o odor político rasteiro voltarão, ou melhor, continuarão, onde nunca deveriam ter estado.

Mas para fazermos diferente dependerá de controlarmos a nossa emoção e estimular mais a razão. Porque se esse mau cheiro nos contaminar por completo, podemos ficar resignados e achar que todos são da mesma laia. E aí, inconscientemente, ou sem senso crítico, acreditaremos que tanto faz como fez votar em José, João ou Maria. E é nisso que estes políticos tacanhos apostam: que nós não temos memória nem discernimento! Que somos um rebanho de vacas ordeiras, prontas para o cabresto e incapazes de saber a força que temos individual e coletivamente!

Agir emocionalmente e sem foco atravanca o desenvolvimento pessoal. A consequência se reflete na sociedade, aonde os direitos dos cidadãos não são estrategicamente defendidos e os políticos malfeitores pintam e bordam. Por isso, canalizar nossa insatisfação com ações pontuadas, e votos conscientes, evitará que atiremos nossa revolta a esmo.

Porque atirarmos para tudo quanto é lado, mas sem mirar o que realmente nos incomoda, fará com que acertemos as consequências, não a causa. Tiros sem mira fazem estragos incalculáveis: políticos corruptos são reeleitos; direitos de cidadãos são tripudiados a mancheias; e clamores por uma sociedade mais justa e igualitária não saem dos fóruns de discussão. Sem planejamento e foco no que realmente interessa os tiros de reclamação que dermos serão de festim.

A besta-política, o político safado, continuará a permear nossa sociedade. E de nada adiantarão as manifestações. Elas passarão como passaram as de junho de 2013... Ou o protesto dos caminhoneiros, que empolgou alguns, repugnou outros, mas será apenas agulha no palheiro se a revisão tributária não acontecer como um todo. E o Brasil continuará sendo só o país do futuro.

Carlos Alex Fett, Consultor empresarial (email - ca.fett@hotmail.com); Rio Preto.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso