Diário da Região

    • -
    • máx min
01/07/2018 - 00h30min

Rio Preto em Foco

Os Presidentes da República entre nós

Primeira visita a Rio Preto ocorreu em 1938, quando vieram o presidente Getúlio Vargas e o Interventor Federal no estado Adhemar de Barros; prefeito Cenobelino de Barros Serra ofereceu um almoço de gala

Arquivo Público Municipal Presidente Getúlio Vargas e comitiva estiveram em Rio Preto em 1938: houve carreata e almoço requintado; foi um dos maiores acontecimentos da história da cidade
Presidente Getúlio Vargas e comitiva estiveram em Rio Preto em 1938: houve carreata e almoço requintado; foi um dos maiores acontecimentos da história da cidade

Em 21/07/1938, Rio Preto recebia pela primeira vez a visita de um Presidente da República, Getúlio Vargas e do Interventor Federal no estado Adhemar de Barros. O avião, com as respectivas comitivas, pousou precisamente às 9h30, no "Campinho", como era chamado o único campo de pouso na cidade, localizado onde é hoje o Senai, Apae e Casa de Cultura.

Em seguida, desceram em carreata pela rua Bernardino até o casarão do Dr. Nazareth, na rua Voluntários de São Paulo, entre a rua Tiradentes e a rua Siqueira Campos, onde é hoje a agência do Banco do Brasil, ao lado do Edifício Ipesp.

Após a série de discursos foram até o Términus Hotel, na rua Prudente de Moraes, de frente para a Praça Dom José Marcondes, onde o Prefeito Cenobelino de Barros Serra ofereceu um almoço de gala para toda comitiva. Foi um dos maiores acontecimentos de toda nossa história.

Em 07/1960, o deputado federal Maurício Goulart levou o presidente Juscelino Kubitschek e o vice João Goulart a cidade de Fronteira (MG). Mas não estenderam a visita até a nossa cidade. Rio Preto só veria um presidente da república em 12/1962, quando recebeu a comitiva do Presidente João Goulart, também a convite do deputado federal Maurício Goulart. O Presidente (acompanhado do Governador do Estado Carvalho Pinto) veio fazer propaganda do plebiscito, que aconteceria em 06 de janeiro de 1963, para escolher o regime parlamentarista ou presidencialista.

A comitiva ainda visitou várias cidades da região, como Catanduva, Jales e Araçatuba, entre outras. O assessor de imprensa da presidência, Teófilo de Vasconcellos, conhecia Silvio Calabrezzi, da Cometa Filmes e sugeriu ao presidente que o contratasse para filmar a sua passagem pela região. Bingo. Convite feito, convite aceito. Calabrezzi nunca recebeu tanto dinheiro e prestígio na sua vida.

Os seus filmes foram parar em salas de cinema, por todo país. Os cinejornais estavam em moda naquela época e abriam as sessões de cinema. A Cometa Filmes, enfim, alçava altos voos. Mas sua alegria durou pouco. No ano seguinte, em 1963, Lotf João Bassitt ganha a eleição e torna-se prefeito da cidade, para o período de 1964 a 1968. Ele foi o único que dispensou os serviços e não pagou um só tostão para a produtora.

Com o prestígio adquirido, Calabrezzi foi obrigado a percorrer várias cidades da região. Foram quase quatro anos de geladeira. O "jejum" só terminou com a chegada do Prefeito Adail Vettorazzo, em 1969. Aí ele nadou de braçada. Foi justamente no período, de 1969 a 1972, que ele produziu seu maior volume de documentários. Infelizmente, em 1975, a produtora encerrava suas atividades. Uma pena.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso