Diário da Região

    • -
    • máx min
10/06/2018 - 00h30min

Rio Preto em Foco

As raízes caipiras da nossa região

Conheça quem são as pessoas que mesmo morando na cidade contribuem para a cultura caipira ganhar vida por meio de eventos, livros, músicas, filmes e jornais

Reprodução: Internet cena do documentário "Fio de Bigode"
cena do documentário "Fio de Bigode"

No mês de junho acontece uma das maiores tradições de toda nossa região e do país: a festa junina. Mas você sabe por que ela acontece?

Segundo o psicólogo rio-pretense Osvaldo Luís Barison, elas acontecem justamente no período de descanso do caboclo, chamado período da vaga, quando ele quase não trabalha e ficava em torno da casa, preparando a horta e fazendo pequenos consertos. É também nesse período que ele comemorava a venda da safra e aproveitava para noivar e casar. Por isso o casamento caipira nas festas juninas.

"O Terço Cantado", que acontece nas margens da Estrada Boiadeira, na propriedade da família Carvalho, já atravessou mais de um século e continua firme e forte. O comando da festa passa de geração por geração.

Há alguns anos, eu e o jornalista José Carlos Pontes fizemos o documentário "Fio de Bigode", contando um pouco dessa história. Além de Barison, convidamos o escritor e professor Romildo Sant'Anna pra falar um pouco sobre a tradição da música caipira na nossa região, afinal ele escreveu uma verdadeira "bíblia" sobre o assunto, o livro "A Moda é Viola - Ensaio do Cantar Caipira", que acabou virando filme do nosso cineasta "caipira" Reinaldo Volpato.

Sim! Ele faz questão de ser chamado assim. É um defensor ferrenho das tradições e do modus operandi do interior do estado de São Paulo. Aliás, os dois fizeram juntos um belo documentário caipira: "Canabraba - Uma necessidade de Expressão". O filme, gravado em 1987, mostra um dia de trabalho de um grupo de boias-frias de Sales Oliveira-SP, destacando os irmãos Toninho e Zequinha.

Solteiros, solitários e ingênuos, eles se expressam através da sua pintura primitivista. A narração do filme é de outro com muita tradição caipira: o jornalista José Hamilton Ribeiro. Autor de mais de 15 livros, entre eles o recente "Música Caipira - As 270 Modas", ele é, há décadas, repórter e editor do programa Globo Rural, da Rede Globo. Também trabalhou em Rio Preto nos anos de 1970, como editor do Jornal Dia e Noite.

Voltando ao "Fio de Bigode", o filme conta também com a participação do artista plástico e caipira declarado, Jocelino Soares. Ele nasceu no sítio e mesmo vivendo há muito tempo na cidade não perde sua característica caipira. Outra participação especial no filme é do médico neurologista Moacir Alves Borges, que chega sempre em seu consultório e nos hospitais com o seu inseparável chapéu. Ele é um dos fundadores do "Centro de Tradição Caipira" de Rio Preto.

Precisa dizer mais? Ah! Antes que me esqueça, a nossa região tem há mais de 15 anos um jornal que é caipira até no nome: "Folha Caipira", capitaneada pelo jornalista Edmilson Zanetti, que atinge inúmeras pequenas cidades da região noroeste do estado. Um luxo. Salve nossos intelectuais caipiras. Bão filme pro cêis.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso