Diário da Região

    • -
    • máx min
12/06/2018 - 09h45min

VERDADE OU MENTIRA?

Veja quais são as fake news sobre a vacina contra a gripe

O Detetive Diário foi em busca de algumas verdades sobre a vacina. Confira

Johnny Torres 2/5/2018 Vacina está disponível nas unidades de saúde; Campanha segue até dia 15 de junho
Vacina está disponível nas unidades de saúde; Campanha segue até dia 15 de junho

Com o outono quase terminando e o inverno chegando, as baixas temperaturas se aproximam cada vez mais. A gripe é um dos sintomas mais comuns nesta época do ano. Por essa razão é importante que todos estejam atentos aos sintomas e também a vacinação contra a gripe. O prazo para que os grupos prioritários estejam com a vacina em dia termina nesta sexta-feira, 15. Algumas pessoas deixam de se vacinar por ler notícias falsas sobre a vacinação. 

Para sanar qualquer dúvida em relação a vacina, o Detetive Diário foi em busca de especialistas para desvendar quais são essas fake news. 

O Diário teve acesso a informações de duas especialistas, a primeira é a Doutora Ligia Pierrotti, do corpo clínico do Lavoisier Laboratório e Imagem, que esclareceu algumas das questões. Confira: 

É verdade que quem tomar a Vacina da Gripe fica gripado?

FAKE NEWS - “A vacina contra a gripe é uma vacina absolutamente segura. As vacinas contra gripe disponíveis no Brasil são todas com o vírus inativado (de vírus morto) e, portanto, não são capazes de causar doença.”

É verdade que contém mercúrio?

FAKE NEWS - “O uso do timerosal (derivado do mercúrio) é utilizado como conservante em várias vacinas, há décadas, como as vacinas contra a gripe (formulações multidose). Diversos estudos comprovam a segurança de vacinas que utilizam timerosal.”

Outra especialista que respondeu as questões do Diário, foi a médica pediatra, especialista em infectologia Marcya Yamamura. Veja as fake news que a especialista listou:

Tem alguma idade mínima para a vacina?

FAKE NEWS - “Consideramos os grupos de riscos que estão mais suscetíveis à gripe pela influenza e a H1N1 podendo ter complicações e até mesmo levar à morte. Preferencialmente vacinamos sempre bebês, idosos, gestando e pessoas que alguma doença crônica. Todos podem tomar a vacina, mas precisam consultar um médico para saber quais as contraindicações para aqueles que possuem alergias e problemas cardíacos.”

Precisa de alguma dieta ou jejum antes de tomar a vacina?

FAKE NEWS - “Não é preciso dieta ou jejum para tomar a vacina, mas é necessário estar em bom estado de saúde.”

(Colaborou: João Pinheiro)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso