Diário da Região

    • -
    • máx min
13/06/2018 - 23h14min

Coluna do Diário

Principal cotado para vice, Rodrigo fecha com Doria

Cacique do DEM anuncia apoio ao candidato tucano a governador nesta quinta-feira, 14, em São Paulo

Guilherme Baffi O deputado federal Rodrigo Garcia (DEM), que deve ser candidato a vice-governador do Estado
O deputado federal Rodrigo Garcia (DEM), que deve ser candidato a vice-governador do Estado

Demorou um pouco, mas o deputado federal Rodrigo Garcia não fugiu à previsibilidade e anuncia nesta quinta-feira, 14, o apoio do DEM em São Paulo a João Doria, pré-candidato do PSDB ao governo do Estado. Rodrigo chega na condição de principal cotado para ser o vice na chapa - um dos motivos que atrasou a aliança. O caminho para o deputado só começou a se abrir depois que Gilberto Kassab, que já foi mentor político de Rodrigo, abriu mão da vaga para o PSD.

Mas o anúncio de que o democrata será o vice de Doria não será feito nesta quinta para não afugentar novos aliados. Os tucanos ainda tentam atrair o PP, e o seu generoso tempo de TV, e até mesmo o MDB, cujo tempo é ainda maior. No primeiro caso, está numa disputa acirrada com o governador Márcio França (PSB), que vai tentar a reeleição, e também assedia os pepistas. Em relação ao MDB, Doria teria de convencer Paulo Skaf a desistir de ser seu adversário direto na disputa, o que não parece provável, mas também não é impossível.

Na possibilidade remotíssima de perder o cargo de vice nessa negociação de Doria com PP e MDB, Rodrigo ainda poderia ficar com vaga para concorrer ao Senado, um projeto mais arriscado, mas que atende à expectativa do democrata de ascender na carreira política, deixando de ser deputado, função que ocupa há duas décadas.

Frase:

"Estou muito tranquilo com relação a isso (CPI da Emurb). Não há desvio de um centavo. O que se discute é ter utilizado alguns recursos para pagamento de folha (salários)."
Edinho Araújo, prefeito de Rio Preto pelo MDB, sobre desvio do aporte de R$ 350 mil destinados ao desenvolvimento da Área Azul digital para outras despesas da Emurb, como pagamento de salários. Vereadores ameaçam abrir processo de cassação contra ele por causa dessa questão

Na Rede

Reprodução Valdomiro Lopes divulgou vídeo no Facebook
Valdomiro Lopes divulgou vídeo no Facebook

Como se nada...

Em vídeo no Facebook, o ex-prefeito de Rio Preto Valdomiro Lopes (foto) avisa que vai até Franca nesta quinta, 14, liberar convênio de recapeamento ao lado do governador Márcio França (PSB), alvo de ação proposta pelo PSDB acusado de usar a máquina para fazer autopromoção.

Ciclovia na Andaló

O prefeito Edinho Araújo (MDB) deu uma esperança nesta quarta, 13, aos ciclistas que foram ao gabinete pedir que ele construa uma no canteiro central da avenida Alberto Andaló. Concordou em fazer estudo para verificar a viabilidade técnica da intervenção em vez de descartá-la, a priori, com o duvidoso argumento de que o trecho, construído sobre os dutos de um canal, não suportaria a carga de bikes. O grupo foi ao gabinete com os vereadores Renato Pupo (PSD) e Pedro Roberto (PRP), que registraram o encontro nas redes sociais.

Mendigos

Notícia em destaque no site da Câmara de Mirassol informa sobre requerimento da Casa para que a Prefeitura tome providência em relação aos mendigos da Praça da Matriz. Sugere "algum projeto social para evitar ou diminuir os pedidos de esmolas no local". Segundo a nota, as reclamações partem de moradores, que também estariam incomodados com outro hábito dos pedintes, o de fazer "suas necessidades na praça e em proximidade à Igreja".

Premonição

Diante do não da Justiça em obrigar o governo do Estado a construir 3ª faixa em trecho da rodovia Washington Luís na região, o deputado João Paulo Rillo (PSOL) lançava suspeita nesta quarta, 13, de que a obra, quando vier, virá acompanhada de pedágio. Aproveitou para chamar Geraldo Alckmin (PSDB) de mentiroso por ter prometido a obra.

Notas

Divulgação/Câmara de José Bonifácio

Nem sinal

Até o final desta quarta, 13, não havia pista de quem atirou contra a casa do vereador Fábio Pião (MDB), na noite de segunda-feira, 11, em José Bonifácio. A cena dos disparos foi gravada por câmera de segurança. O vídeo mostra dois homens de moto que param em frente ao imóvel. Um deles desce e efetua quatro disparos na garagem. O caso é investigado pelo delegado Marco Antonio de Oliveira.

Meu voto é não

O vereador José Carlos Marinho (PSB) já avisou a colegas que não pretende votar a favor da abertura de comissão processante contra o prefeito Edinho Araújo (MDB) por conta de irregularidades na Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb). "Já disse a eles que voto contra", afirmou Marinho.

Negando sempre

Mesmo com recentes nomeações de apadrinhados de vereadores para cargos em comissão, Edinho afirma que "não vislumbra" mexer em cargos de primeiro escalão. "Neste momento não tem mudança", afirma o prefeito. No meio político, espera-se por uma dança das cadeiras em agosto.

Juiz nega férias e 13º a ex-vereadora

O juiz da Vara Única de Potirendaba, Marco Antônio Costa Neves Buchala, julgou improcedente no início da semana ação proposta por Sílvia Renata Patini Alves, ex-vereadora em Nova Aliança. Ela pediu à Justiça férias e 13º salário do período em que ocupou o cargo, entre 2013 e 2016. O juiz afirmou que o pagamento dos direitos trabalhistas é possível, mas deve respeitar uma série de condições. Ele citou, por exemplo, previsão do pagamento no Orçamento do município e na Lei Orçamentária Anual (LOA), o que não ocorreu. Sílvia pode recorrer da decisão junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). A Justiça analisa outros pedidos semelhantes apresentados na região de Rio Preto.

Curtas

Hamilton Pavam

Ensino superior - Assunto de interesse de Rio Preto e toda região, a instalação de um campus do Instituto Federal de Ensino na cidade é tema de nova audiência pública nesta quinta, 14. O encontro será no 9º andar da Prefeitura, a partir das 18h. Em pauta, a discussão dos cursos que serão oferecidos. Outra reunião será realizada em data ainda a ser definida. O instituto deve entrar em operação em 2019.

Gente que faz - Capitão da Polícia Militar em Rio Preto, Anderson Ferreira Nunes (foto) recebe título de Reconhecimento Público em sessão solene na Câmara de Vereadores nesta sexta, 15, a partir das 20h. O capitão Nunes se destaca como voluntário da campanha "Batalha pela vida", que incentiva a doação de medula óssea. A homenagem parte de um ex-companheiro de profissão, o coronel Jean Charles, que hoje preside do Legislativo.

Chorinho - O vereador Paulo Pauléra (PP) se reuniu com o prefeito Edinho Araújo (MDB) e com o secretário de Desenvolvimento, Jorge Souza, nesta quarta, 13, e conseguiu que os 18 ambulantes que estão no Shopping HB permaneçam no local por pelo menos mais 30 dias. Eles haviam sido notificados para encerrar atividades. Edinho ainda prometeu revitalizar o shopping, segundo o vereador.

Rejeitado - A nova tentativa do vereador Fábio Marcondes (PR) de encerrar de vez o processo no qual é acusado de compra de votos em 2016 foi rejeitada pelo Tribunal Regional Eleitoral. Apesar de conseguir anular da condenação, Marcondes quer evitar que o processo recomece, com nova apuração. Agora, o vereador vai recorrer ao TSE, em Brasília. O mesmo TSE que anulou mandados de busca e apreensão que resultaram na condenação.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso