Diário da Região

    • -
    • máx min
15/06/2018 - 00h30min

CLÁSSICO IBÉRICO

Craque português em campo contra Espanha

Turbulência espanhola, com demissão do técnico, vira estimulante para Portugal. Ídolo do Real Madrid, Cristiano Ronaldo vai jogar contra companheiros, como Sergio Ramos

Divulgação/Federação Portuguesa Cristiano Ronaldo vai enfrentar o país onde joga e é ídolo
Cristiano Ronaldo vai enfrentar o país onde joga e é ídolo

Quando o pênalti cobrado por Fàbregas entrou no gol, as câmeras focalizaram Cristiano Ronaldo. Não foi difícil fazer a leitura labial do atacante. "Injustiça", ele disse, balançando a cabeça.

A Espanha avançava para a final da Eurocopa de 2012 às custas de um seus mais fiéis fregueses: Portugal. Em oito partidas válidas por eliminatórias ou torneios oficiais na história do confronto, os portugueses só ganharam uma vez (na Euro de 2004).

Nesta sexta, 15, os vizinhos da península Ibérica fazem o primeiro clássico da Copa do Mundo, às 15h, em Sochi. Cristiano Ronaldo, 33, tem possivelmente sua última chance de conquistar o único título relevante que lhe falta. Considerada a freguesia de sua seleção para o adversário, o caos que se transformou a seleção espanhola caiu do céu.

Dois dias antes da partida, a Real Federação Espanhola demitiu o técnico Julen Lopetegui por ter acertado contrato, sem avisar os dirigentes, para ser técnico do Real Madrid após a Copa. O diretor de seleções Fernando Hierro foi escolhido para substituí-lo. O caso tumultuou o ambiente da equipe, que é considerada uma das favoritas ao título. Portugal é uma das possíveis zebras, apesar de ter um atacante cinco vezes melhor do mundo.

Mas foi assim em 2016 e ninguém se importou. Mesmo com seu astro saindo machucado na final, Portugal foi campeã europeia ao derrotar a anfitriã França. "Seria loucura querer mudar qualquer coisa agora. Não tem porque fazer isso. O time é maduro, sabe o que fazer. Vamos manter o que vinha sendo feito", disse Hierro, que se esforça ao máximo para passar imagem de continuidade.

Foi uma mudança de maré porque, até o início da semana, era Portugal que aparentava nervosismo. Cristiano Ronaldo, na verdade. Duas vezes, em treinos da seleção em Kratovo, ele pediu para as pessoas que assistiam fazerem menos barulho. Em uma delas, a atividade era aberta a torcedores, especialmente crianças.

Portugal ainda convive com a pressão de vencer em sua partida de estreia, o que não costuma acontecer. Desde 2002, quando voltou a disputar regularmente o torneio, só em 2006 (contra Angola) ganhou a primeira partida. Há quatro anos, no Brasil, levou 4 a 0 da Alemanha. "Temos um enorme adversário, mas queremos acabar com a história de não vencer o primeiro jogo", diz o técnico Fernando Santos.

Em duas campanhas de títulos da era de ouro da Espanha (de 2008 a 2012), a seleção passou por Portugal. Além da Eurocopa de 2012, venceu o time por 1 a 0 nas oitavas da Copa do Mundo de 2010. Após a goleada por 6 a 1 em amistoso com a Argentina, em março deste ano, a equipe que era dirigida por Lopetegui passou a ser uma das mais cotadas para levantar a taça. Até o tumulto de quarta-feira.

"Temos de virar a página nisso porque [a saída de Lopetegui] não foi nada agradável", resumiu o zagueiro e capitão espanhol Sergio Ramos. O ex-técnico foi apresentado nesta quinta ao Real Madrid. Chorou e desabafou. "Ontem (quarta-feira), foi o dia mais triste da minha vida desde a morte da minha mãe, mas hoje é o dia mais feliz da minha vida", afirmou.

 

Ficha técnica

Portugal

Rui Patricio; Cedric, Pepe, Fonte, Raphael Guerreiro; João Moutinho, William Carvalho, João Mário, Bernardo Silva; Gonçalo Guedes, Cristiano Ronaldo. Técnico: Fernando Santos.

Espanha

De Gea; Odriozola, Sergio Ramos, Piqué, Alba; Busquets, Thiago Alcântara, Iniesta, Isco, David Silva; Diego Costa. Técnico: Fernando Hierro.

Árbitro: Gianluca Rocchi (ITA). Local: estádio Olímpico Fisht, em Sochi, na Rússia, às 15h desta sexta-feira, 15, com transmissão ao vivo pelos canais Globo, Sportv e Fox Sports.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso