Diário da Região

    • -
    • máx min
14/06/2018 - 00h30min

O PAÍS DA COPA

Conheça as principais cidades onde a bola vai rolar

Reportagem especial convida o leitor para um "passeio" pelas principais cidades da Rússia, com suas riquezas culturais

Fotos: Reprodução

Reportagem especial convida o leitor para um “passeio” pelas principais cidades da Rússia, com suas riquezas culturais.

(Por Ozair Júnior e Victor Stok)

A Praça Vermelha

Fotos: Reprodução

Conhecida pelos desfiles militares durante a era da União Soviética. Pode ser considerada como a praça central de Moscou. O nome surgiu porque a palavra russa (lê-se krasnaya) significa tanto vermelho como bonito, conotação dada no início. Na mesma praça existe a Necrópole da Muralha do Kremlin, um cemitério onde foram enterradas personalidades soviéticas como o cosmonauta Iuri Gagárin, o mítico marechal Ivan Konev, a comunista alemã Clara Zetkin, o escritor Máximo Gorki e líderes políticos como Stálin, Brejnev e outros. O corpo de Vladimir Lênin é preservado em seu mausoléu.

Konstantin Chernenko, presidente soviético que morreu em 1985, foi a última pessoa a ser enterrada no local.

Kremlin

Em Moscou, o Kremlin - fortaleza dentro de uma cidade, nas margens do rio Moskva - serve como a residência oficial do Presidente da Federação Russa. A mais conhecida das cidadelas russas inclui cinco palácios, quatro catedrais e uma muralha com torres. Tem a Catedral de São Basílio e a Praça Vermelha a leste e o Jardim de Alexandre a oeste.

 

Teatro Bolshoi

O prédio principal do teatro, reconstruído e renovado diversas vezes em sua história, é um importante ponto turístico de Moscou. Em 28 de outubro de 2011, o Bolshoi foi reaberto depois de uma extensa renovação de seis anos. O edifício do teatro foi inaugurado em 1825.

Lago Baikal

Com 636 km de comprimento e 80 km de largura, é o maior lago de água doce da Ásia, o maior em volume de água do mundo, com cerca de 25 milhões de anos. O mais profundo da Terra com 1.680 metros de profundidade. Desaguam nele cerca de 300 rios, formando um habitat rico em biodiversidade, com cerca de 1.085 espécies de plantas e 1.550 espécies e variedades de animais.

As praias de Sochi

Durante a Copa do Mundo, Sochi será a primeira casa da Seleção Brasileira. Possui um conjunto de praias que atrai diversos turistas pelo preço e infraestrutura. Com um comprimento total de 146 quilômetros, possui resorts, cerca de 130 praias.

Matrioska, o brinquedo e suvenir artesanal

Pequena boneca russa feita de madeira, a matrioska é caracterizada por reunir uma série de bonecas de tamanhos variados, colocadas umas dentro das outras. Simbolizam maternidade, fertilidade, amor e amizade. O fato de uma boneca cilíndrica sair de dentro de outra maior representa o ato do parto, quando a mãe dá à luz sua filha e, consequentemente, a filha dá à luz outra criança, e assim sucessivamente. Presentear com uma matrioska é um sinal de grande afeto e desejo de vida longa e feliz. Suas feições e características são detalhadas por pintura manual.

Cartilha de bons modos aos Brasileiros

Terceiro país que mais comprou ingressos para os jogos da Copa da Rússia, o Brasil tratou de alertar seus torcedores por meio de guia dando dicas das leis do país, costumes, idioma, moeda, documentação e transporte.

A "cartilha" foi elaborada pela embaixada brasileira em Moscou, com 138 páginas, trazendo informações sobre condutas proibidas nos estádios, frases úteis em russo, serviços bancários e contatos para emergências.

Com relação a dicas de segurança, o guia alerta que há registro de tentativas de furtos de carteiras em aglomerações e em espaços fechados, como museus. Recomenda-se manter bolsos vazios e mochilas e bolsas na frente do corpo.

Não fazer atos obscenos, consumo exagerado de bebidas alcoólicas, dirigir acima da velocidade e alcoolizado. Um dos pontos curiosos está na recomendação à comunidade LGBT evitar demonstrações homoafetivas em ambientes públicos, que podem ser consideradas "propaganda de relações sexuais não tradicionais feita a menores" e enquadradas em lei (de junho de 2016) que prevê multa e deportação."

Também pede para evitar manifestação sobre temas políticos, ideológicos, sociais e de orientação sexual.

Figuras históricas na política Russa

Lênin (1870 - 1924)

Comunista revolucionário e teórico marxista, foi o primeiro Chefe de Estado da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), da qual foi um dos fundadores.

Josef Stalin (1878 - 1953)

Líder máximo da União Soviética, foi responsável por expulsar os alemães do território soviético e pela derrota alemã na Segunda Guerra Mundial.

Mikhail Gorbachev (1931)

Último líder da União Soviética, entre 1985 e 1991. Conduziu o país na Guerra Fria com os EUA. Implantou a Glasnot, reforma política, e a Perestroika, mudança na economia.

Boris Iéltsin (1931 – 2007)

Primeiro presidente da Rússia após colapso econômico da União Soviética. Transformou a economia socialista russa em uma economia de mercado, com privatizações e liberalização econômica.

Vladimir Putin (1952)

Atual presidente da Rússia, foi reeleito em 2018 para mais seis anos de mandado. Governou o país de 1999 até 2008. Só ficou de fora entre 2008 e 2012. O modelo de Putin governar o país ganhou o apelido de “Putinismo”, com as manobras feitas na administração.

Detalhes sobre a Rússia

Localização:

Na parte oriental da Europa e norte da Ásia, tem fronteiras com 14 países

Área em quilômetros quadrados: 17.075.400

População: 143 milhões de habilidades

Capital: Moscou com cerca de 12 milhões de habitantes

Idiomas: A língua oficial é o russo, mas os povos do país falam também suas línguas de origem. Moram mais de 100 povos e grupos étnicos no país, na maioria ucranianos e tártaros, bem como armênios, azerbaijanos, cazaques, judeus e alemães

Moeda corrente: rublo, hoje cotado em aproximadamente 0,06 centavos de real

Divisão administrativa: A Federação Russa é composta de 85 unidades federativas. A partir de 2000, o território passou a ser dividido em 7 circunscrições federais ou okrug, encabeçadas por representantes nomeados pelo Presidente. Monitoram para que a constituição seja cumprida pelas autoridades regionais e que as leis locais não a contradigam

Clima: De subtropical na costa do mar Negro até continental na Sibéria meridional e árctico no Norte Extremo. A maior parte do país fica na zona do clima moderado. No período da Copa, o país estará vivendo seu verão, que vai até agosto, com temperaturas que devem atingir o máximo de 25 graus.

Fuso horário: Por sua grande dimensão, a Rússia tem 11 fusos horários. As sedes da Copa estão em quatro deles. Caliningrado (ao Oeste) está cinco horas na frente do Brasil. Moscou, São Petersburgo, Níjni Novgorod, Kazan, Saransk, Rostov, Sochi e Volgogrado, estão seis horas à frente. Samara está antecipada mais uma hora com relação ao horário de Moscou, e Iecaterimburgo, duas

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso