Diário da Região

    • -
    • máx min
14/06/2018 - 00h30min

SELEÇÃO BRASILEIRA

Brasil usa 'autoespionagem' para analisar erros e virtudes

Jogos e treinos da Seleção são monitorados em tempo real. Softwares também acionados para mapear todos os dados dos jogadores

Lucas Figueiredo/CBF Tite recebe informação dos atletas em tempo real e, a partir daí, passa orientá-los
Tite recebe informação dos atletas em tempo real e, a partir daí, passa orientá-los

Capitão do Brasil no amistoso contra a Áustria, realizado no domingo (10), o zagueiro Miranda recebeu em seu WhatsApp um vídeo do estilo de jogo da Seleção assim que se apresentou na Granja Comary, no fim de maio. A situação se repetiu com os outros 22 jogadores convocados para o Mundial. É assim que funciona parte do trabalho dos cinco analistas de desempenho do Brasil na Copa do Mundo.

Diferentemente dos outros mundiais, a função, que era exercida por um "observador" ou "olheiro" e usada apenas para analisar os adversários, ganhou novo nome, métodos e ferramentas de trabalho. Agora, os jogos e os treinamentos da própria seleção brasileira são monitorados em tempo real. Todos são filmados em vários ângulos, até pelo alto, e as imagens são repassadas por vídeo para Tite e seus auxiliares Cleber Xavier, Sylvinho e Matheus Bachi. Os quatro analisam erros de posicionamento e passes, além de virtudes, que poderiam resultar numa jogada de gol.

Softwares também são usados para mapear todos os dados dos jogadores -desde passes certos e errados até finalizações e posicionamento em campo- nas partidas.

A captação das imagens é feita pelos analistas de desempenho Thomaz Araújo e Fernando Lázaro, coordenador do CPA (Centro de Pesquisa e Análise) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) desde o início de 2017.

Lázaro, filho do ex-lateral direito Zé Maria, já trabalhou com Tite na função no Corinthians entre 2010 e 2016, quando o treinador deixou o clube alvinegro e assumiu a Seleção.

"O Tite conversou comigo sim já, como imagino que tenha feito com quase todos os jogadores. Ele tenta manter um padrão de jogo. Ele me mostrou vídeos e situações, assim como tenho certeza de que também conversou com Fagner e com outros jogadores para todos ficarem cientes do que têm que fazer em campo", disse Danilo.

O lateral do Manchester City assumiu a vaga de titular após o corte de Daniel Alves.

Na Copa do Mundo, Tite terá informações em tempo real sobre o comportamento da Seleção Brasileira dentro de campo. A Fifa aprovou no início do mês a utilização de um radiocomunicador entre membros da comissão técnica e treinadores.

O sistema se chama EPTS (em português, seria Performance Eletrônica e Sistemas de Traqueamento). O equipamento será usado pelas 32 equipes que disputarão o Mundial da Rússia.

A Seleção testou o equipamento nos amistosos contra a Croácia e a Áustria -vitórias por 2 a 0 e 3 a 0, respectivamente.

Fernando Lázaro e Matheus Bachi assistiam ao jogo de um ponto alto dos estádios e repassavam as informações em tempo real para Cleber Xavier e Sylvinho, que ficaram no banco de reservas.

"O jogador precisa dessas informações. A comissão passa e tentamos melhorar, finalizações, passes. Acho superimportante termos esses números. Às vezes são vídeos, outras são conversas individuais. O jogador tem que saber o motivo para fazer as coisas", disse Paulinho, que aprova o trabalho dos analistas.

 

Amigo 'vaza' treino secreto

Um dos amigos do atacante Gabriel Jesus furou a determinação do técnico Tite e publicou em uma rede social vídeos de partes do treino secreto da Seleção Brasileira, realizado na tarde desta quarta-feira, na Rússia.

A atividade era fechada. A imprensa acompanhou apenas 20 minutos e depois teve de se retirar do local, a pedido do técnico, prática comum.

Segundo a assessoria de imprensa da CBF, a presença de familiares e amigos para assistir a treinos está liberada, inclusive nos secretos. Amigo de Gabriel Jesus, Higor Oliveira acompanhou o treino e enquanto filmava, três funcionários de uma empresa de segurança contratada pela Fifa vigiavam o local, para impedir que drones registrassem as atividades da Seleção. Os vídeos, apagados minutos depois, mostravam gols do Gabriel Jesus, um deles de cabeça. (Folhapress)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso