Diário da Região

    • -
    • máx min
12/06/2018 - 00h30min

CADÊ A EMPOLGAÇÃO?

A três dias da Copa, rio-pretenses ainda não estão empolgados

Em enquete do Diário no Facebook, 75% dos torcedores da região disseram que não estão empolgados com a Copa do Mundo, mesmo a apenas três dias da competição

Reprodução No Instagram, nível de empolgação do torcedor está mediano
No Instagram, nível de empolgação do torcedor está mediano

Os ânimos do torcedor rio-pretense para a Copa do Mundo na Rússia estão em baixa e, mesmo com a proximidade do evento, ainda não tomou conta das ruas. Em enquete realizada no Facebook do Diário, apenas 25% dos participantes demonstraram estar empolgados com o evento, que começa já nesta quinta, 14.

A enquete desta segunda-feira inicia a série Copa da Galera, que será publicada diariamente no caderno especial do Diário, sempre com a opinião dos internautas em relação à competição.

Diversos comentários na pesquisa colocaram a situação política do país como o principal motivo para o desânimo com os jogos. "Estou preocupado com o país", postou Marcos Paulo Ferris.

No Facebook, dos 300 votos contabilizados até o início da noite desta segunda-feira, 11, a menos de três dias para o evento, 225 apontavam para "nem um pouco animado" e apenas 75 votos de torcedores animados "rumo ao Hexa". No Instagram a disputa foi mais acirrada e os rio-pretenses se dividiram na animação.

Curiosamente, nenhum dos comentários apontou para o fatídico 7 a 1 contra a Alemanha, na Copa de 2014, no Brasil, como justificativa para não embalar a torcida neste ano. O foco ficou mesmo no viés político.

Outro comentário dizia que "pra mim nenhuma importância tem, enquanto muitos perdem tempo assistindo isso, Brasil está cada vez mais se afundando na corrupção, ladroeira, falta de hospitais, medicamentos. Brasileiro deveria é prestar atenção nisso, não em Copa", opinou Ediusa Leandro Rocha.

Segundo o sociólogo Matheus Rodrigues Villatoro, a menor euforia do brasileiro em relação à Copa está mais ligada a questões econômicas do que políticas. "Quando se tem problemas econômicos, como o aumento diário dos combustíveis, do gás de cozinha, elevadíssimas taxas de desemprego e as pessoas com menos poder de compra, a indignação popular se volta para o poder público, tendo como ponto de escape a questão da corrupção. Quando se associa a crise econômica juntamente com a indignação política isso reflete na euforia em relação a Copa", explicou o sociólogo.

"Se o Brasil estivesse passando por um momento econômico estável, com emprego, e o poder de compra elevado, talvez a euforia para a Copa seria maior e a indignação política estaria em um segundo plano. O desânimo é muito mais pela questão econômica do que pela crise política", opinou o sociólogo.

Matheus cita as Copas de 70 e 94, em que o Brasil foi tri e tetracampeão, respectivamente, como exemplos de empolgação do torcedor. "Durante a Copa de 70, apesar de estar em um regime militar, o Brasil viveu o Milagre Econômico. Em 94, com o plano real, a inflação foi quase reduzida a 0%", finalizou.

(Colaborou Victor Stok)

Copa da galera

Pergunta feita no Facebook do Diário:

Você está empolgado com a Copa?

  • 25% dos torcedores responderam que sim.
  • 75% disseram que não

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso