Diário da Região

    • -
    • máx min
12/06/2018 - 22h38min

CARTEIRA ASSINADA

Emprego formal no varejo fecha março no negativo

Lojas de vestuário, tecidos e calçados perderam 50 vagas no mês de março

Johnny Torres/Arquivo Ao todo, o estoque é de 28.770 trabalhadores ativos; supermercados são os maiores empregadores
Ao todo, o estoque é de 28.770 trabalhadores ativos; supermercados são os maiores empregadores

O comércio varejista de Rio Preto perdeu 148 vagas formais de trabalho em março. O desempenho é resultado de 1.330 desligamentos e 1.182 admissões. Pesquisa do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio) de Rio Preto, em parceria com a Fecomercio, mostra que em 12 meses o saldo é negativo em 32 vagas, já que foram 14.231 desligamentos e 14.199 admissões. Ao todo, o estoque é de 28.770 trabalhadores ativos no setor e um saldo negativo de 530 vagas no trimestre.

O pior desempenho em março foi obtido pelo setor de lojas de vestuário, tecidos e calçados, que perdeu 50 vagas, o que significa um saldo negativo de 284 empregos no trimestre. Em 12 meses, o setor perdeu 94 vagas e tem estoque de 3.543 funcionários.

Para Orvásio Tancredi Júnior, diretor do Sincomercio de Rio Preto, os números mostram que os contratos temporários do fim do ano, para atender às vendas de Natal, chegaram ao fim, mas também estão relacionados ao momento econômico nacional. "O poder de renda do consumidor diminuiu, as tarifas mensais pesam no orçamento do mês, apesar da pequena oferta de crédito. Com isso, compram menos e se as vendas caem, ocorrem as demissões como forma de enxugar despesas", explicou.

O setor de supermercados aparece em seguida, com a perda de 49 vagas em março, o que representa menos 182 pessoas no ano, mas ainda registra saldo positivo de 14 vagas em 12 meses. Apesar do dado negativo, o setor mantém o posto de maior empregador da cidade, com um estoque total de 6.928 trabalhadores na ativa.

Outro setor que não encerrou bem o mês foi o de autopeças e acessórios, que perdeu 24 vagas em março, contabilizando um saldo negativo de 27 no primeiro trimestre deste ano e de -97 em 12 meses. Ao todo, são 2.965 trabalhadores.

Dos nove setores que compõem a pesquisa, três tiveram resultado positivo em março, mas bem tímido. Farmácias e perfumarias encerram o mês com 12 contratações, mas no ano amargam menos 35 vagas. O setor responde por um total de 2.388 postos de trabalho.

Lojas de materiais de construção foram responsáveis por três vagas no mês, o que representa saldo positivo de 31 postos no ano. Ao todo, o segmento emprega 2.870 pessoas na cidade. As lojas de móveis e decoração fecharam com apenas uma vaga gerada em março e 15 no ano. Trata-se do menor setor do varejo, com um total de 674 pessoas empregadas.

Região

O resultado do emprego com carteira assinada no varejo da região também não foi positivo em março. O saldo é de -460 vagas, fruto de 3.288 desligamentos e 2.828 admissões. No período de 12 meses são 642 contratações e um total de 79.669 trabalhadores formais de estoque.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso