SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUINTA-FEIRA, 20 DE JANEIRO DE 2022
Literatura

Unesp debate os atributos políticos da criação literária

Evento de estudos literários do Ibilce, que começa nesta quarta-feira, 6, tem convidados da Alemanha e da Itália

Harlen Félix
Publicado em 06/06/2018 às 00:30Atualizado em 08/07/2021 às 07:47
Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira é o escritor convidado para a conferência de encerramento (Divulgação)

Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira é o escritor convidado para a conferência de encerramento (Divulgação)

Uma reflexão sobre a criação literária não apenas como fruto de um trabalho estético, mas também de interesse político, a partir das relações das obras com seus contextos históricos e sociais. Esta é a proposta do V Congresso Internacional do Programa de Pós-Graduação em Letras e o XIX Seminário de Estudos Literários, que terão início nesta quarta-feira, 6, no campus da Unesp em Rio Preto.

Principal encontro de pesquisa do programa da Pós-Graduação em Letras do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), o congresso tem como tema este ano "Escritas literárias: reflexão estética, política e tradução". Partindo da dialética entre forma literária e conteúdo histórico-social, pretende-se refletir sobre as literaturas em língua portuguesa e estrangeira, abrindo espaço para o debate sobre a tradução de obras do português para outros idiomas e vice-versa, bem como o seu processo de adaptação para outras culturas e linguagens.

Os convidados internacionais desta edição são os o professores Berthold Zilly, da Freïe Universität Berlin e Universität Bremen, da Alemanha, e Giorgio de Marchis, da Universidade de Roma III, na Itália. Além deles, o evento também recebe os professores Benedito Antunes, da Unesp de Assis, Juliana Santini, da Unesp de Araraquara, Francine Ricieri, da Unifesp, Antonio Augusto Nery, da UFPR, e Henrique Marques Samyn, da UERJ. Todas as atividades são abertas à comunidade. 

A conferência de encerramento do evento será feita pelo escritor paulista Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira, considerado um dos grandes nomes de literatura contemporânea no País. Sua produção literária envolve a poesia (Peixe e Míngua - Nankin Editorial), romance (As Visitas Que Hoje Estamos - Editora Iluminuras) e literatura infantil (O Amor Pega Feito Bocejo - Companhia das Letrinhas), além de artigos para jornais e revistas.

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por