Diário da Região

05/06/2018 - 00h30min

MULTAS

Ranking mostra que pontualidade é ponto fraco no transporte público

Foram emitidas 543 notificações à Riopretrans entre 2016 e 2017 por ônibus atrasados ou adiantados. Número representa 40% das 1.353 infrações cometidas no período

Guilherme Baffi 4/6/2018 Scarlete de Oliveira Silva embarca em ponto da avenida Vetorasso: ela reclamou na Ouvidoria de um motorista que não parou no ponto
Scarlete de Oliveira Silva embarca em ponto da avenida Vetorasso: ela reclamou na Ouvidoria de um motorista que não parou no ponto

Atrasar ou adiantar, não atender sinal para parar, alterar ponto de parada, transitar com faróis quebrados ou estacionar fora do local de embarque no Terminal. Essas são as principais infrações cometidas pelo consórcio Riopretrans, formado pelas empresas Santa Luzia e Itamarati e responsável pelo transporte público de Rio Preto.

De janeiro de 2016 a dezembro de 2017, foram 1.353 irregularidades, média de quase duas por dia. As cinco principais infrações somadas foram responsáveis por 1.063 notificações. Atrasar ou adiantar, sozinha, corresponde a 40% do total.

As notificações de infração são emitidas por fiscais de postura da Secretaria de Trânsito e Transporte e viram multas, que são classificadas em cinco grupos, cada um com um valor. As leves são de R$ 43,68, a média custa R$ 87,39, a pesada é R$ 218,53, a grave é R$ 655,63 e a gravíssima R$ 3.642,54.

Das cinco infrações mais frequentes, três são classificadas como pesadas: atrasar ou adiantar, alterar ponto de parada e faróis deficiente. Já a infração em que o operador não atende sinal de parada é média. Parar fora dos pontos de embarque e desembarque é infração leve. Após a notificação, o consórcio pode recorrer.

Avó e neta, Maria de Lourdes Oliveira, 84 anos, e Scarlete de Oliveira Silva, 18, usam o transporte coletivo. Moradoras do Cecap, elas reclamam da lotação e de alguns motoristas que passam pelo ponto de ônibus e não param. A jovem, inclusive, fez uma reclamação na Ouvidoria. "Era um sábado, por volta das 20 horas, deu para ver que tinha umas três pessoas no ônibus. Mas o motorista passou reto. Eu anotei a linha e reclamei. Acho importante denunciar para ver se não acontece mais."

Terezinha Pessoa, 48 anos, mora no Jardim Mugnaini e afirma que a linha atrasa com frequência. "Às vezes chego no Terminal e os dois ônibus passaram. Aí não tem jeito, atraso para chegar no serviço", disse a doméstica, que a cada 15 dias trabalha também aos sábados. "De final de semana são menos horários, minha patroa imprimiu para mim as rodadas para não ficar muito tempo esperando na hora de ir embora, facilitou muito."

Morador da Vila Toninho, o estudante Ricardo Assis, 19 anos, elogia o serviço de transporte público, mas chama a atenção para a limpeza dos veículos. "Só acho que deveriam ser mais limpos. Quem usa também deveria colaborar, mas tem dias que estão bem sujos. Eu evito roupas claras, porque saio de casa cedinho e só volto depois das 23 horas. Não quero ir para a aula sujo, mas às vezes acontece", afirma.

Como denunciar

O usuário que tiver queixas do transporte público pode ligar para a Ouvidoria pelo telefone 0800-778-2345 das 8h às 17h ou enviar e-mail para onibus@riopreto.sp.gov.br para que a Prefeitura verifique a reclamação e tome as providências cabíveis.

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