Diário da Região

    • -
    • máx min
11/06/2018 - 22h45min

FIM À DEPENDÊNCIA

Programa Antitabagismo abre inscrições para tratamento

Seis unidades básicas de saúde de Rio Preto têm o tratamento: Estoril, Jardim Americano, Rio Preto I, Santo Antônio, Solo Sagrado e Vila Toninho

Mara Sousa 30/5/2018 Ex-fumante, Marisbene diz que apoio para se livrar do tabagismo é fundamental
Ex-fumante, Marisbene diz que apoio para se livrar do tabagismo é fundamental

Os interessados em parar de fumar já podem procurar uma das seis unidades básicas de saúde (UBS) de Rio Preto que contam com o Programa Antitabagismo para se inscreverem. Somente no ano passado, 407 pessoas procuraram essa ajuda que está disponível no Estoril, Jardim Americano, Rio Preto I, Santo Antônio, Solo Sagrado e Vila Toninho. O grupo já começou no Solo Sagrado e terá início nesta quarta-feira, 13, no Estoril. Os outros postos também oferecerão a terapia de forma totalmente gratuita.

O tratamento tem sigilo firmado por contrato e é feito durante quatro meses em que acontecem dez encontros. É voltado para todas pessoas, inclusive adolescentes, e a terapia é feita em grupo de cerca de 20 pessoas. Os pacientes param de fumar já no primeiro dia com o auxílio de remédios fornecidos pelo Ministério da Saúde - o indivíduo interrompe a medicação quando conclui o ciclo. 

A terapia em grupo facilita o processo. "Para as pessoas verem que todo mundo que está parando de fumar está tendo as mesmas dificuldades. Está vendo que não está conseguindo, mas que o outro consegue, então vai se sentir mais motivado por conta disso, não vai desistir", explica a psicóloga responsável Maria Isabel Cerva. A profissional esclarece que o tratamento trabalha a dependência química, a psicológica e os hábitos e prevê a ocorrência de recaídas que serão tratadas durante os quatro meses.

Marisbene Aparecida Garcia, auxiliar administrativa de 58 anos, fumava desde os 13 anos, mas em 2017 resolveu procurar o grupo. "Já vinha me preparando para deixar o cigarro, mas não me via sem ele. Eu já sabia do programa e procurei o postinho porque em primeiro lugar acho que você tem que ser humilde para admitir que não pode fazer alguma coisa sozinho."

Apoio

A equipe da rede de saúde municipal é multiprofissional e conta com médico, psicólogo e enfermeiro ou farmacêutico. Segundo Maria Isabel, a taxa de sucesso fica entre 50% a 60%.

 

O serviço

Quem pode participar dos grupos

Qualquer pessoa que estiver interessada em parar de fumar, inclusive adolescentes

Como fazer a inscrição

Basta procurar uma das seis unidades básicas de saúde onde os grupos se reúnem e se inscrever

Onde estão os grupos

Nas unidades básicas de saúde Estoril, Jardim Americano, Rio Preto 1, Santo Antonio, Solo Sagrado e Vila Toninho. Mais informações pelo telefone (17) 3216-9758

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso